Quercus e associações ambientalistas... Úteis? O que pensam?

Ora bem..

IRAR - Instituto Regular de Águas e Resíduos

Centro Empresarial Torres de Lisboa
Rua Tomás da Fonseca, Torre G - 8º
1600-209 LISBOA

Telefone: +351 210 052 200
Fax: +351 210 052 259
Email: irar.geral@irar.pt
Vídeo-Conferência: +351 210 072 908

Horário de funcionamento: 9 - 18 horas

É autoridade responsável pela fiscalização do funcionamento das Águas de XXX e recebem reclamações.

Podes também contactar directamente as Águas de XXX, a Câmara Municipal, mais concretamente a secção de saúde pública e/ou urbanismo.

Como se trata da rede em baixa, geralmente é obra da responsabilidade da Câmara, pelo que essa é a entidade a contactar. Se me disseres o concelho digo-te quem é responsável por isso.

Só há uma coisa que não percebi no teu post, o que é que se passa com o colector..

Ele está ligado à rede? Só transborda com chuva? E transborda por onde? Pelas tampas? É mesmo ***** que sai de lá?

Ora bem..

IRAR - Instituto Regular de Águas e Resíduos

Centro Empresarial Torres de Lisboa
Rua Tomás da Fonseca, Torre G - 8º
1600-209 LISBOA

Telefone: +351 210 052 200
Fax: +351 210 052 259
Email: irar.geral@irar.pt
Vídeo-Conferência: +351 210 072 908

Horário de funcionamento: 9 - 18 horas

É autoridade responsável pela fiscalização do funcionamento das Águas de XXX e recebem reclamações.

Podes também contactar directamente as Águas de XXX, a Câmara Municipal, mais concretamente a secção de saúde pública e/ou urbanismo.

Como se trata da rede em baixa, geralmente é obra da responsabilidade da Câmara, pelo que essa é a entidade a contactar. Se me disseres o concelho digo-te quem é responsável por isso.

Só há uma coisa que não percebi no teu post, o que é que se passa com o colector..

Ele está ligado à rede? Só transborda com chuva? E transborda por onde? Pelas tampas? É mesmo ***** que sai de lá?

Basicamente e pelo que percebo, funciona assim: Todas as casas e os 2 prédios têm saneamento e deduzo portanto que estejam ligados à rede de esgotos. Como se trata de duas ruas paralelas com inclinação, ao fundo da rua existe tipo uma "casota" onde estão ligadas os resíduos provenientes das duas ruas e que daí deveriam ser encaminhados para as estações de tratamento.

Só que em 10 anos a urbanização foi-se compondo e nos últimos Invernos era frequente essa tal "casota" transbordar, escorrendo para uma mata. Este ano pelos vistos resolveram o problema da melhor forma, desviaram as águas por essa rua abandonada. Sim essa casota tem uma plataforma de betão de 3m2 mais ou menos que tem umas tampas e é por lá que sai. Acho que tem a ver com o sub-dimensionamento desse colector.

Muito resumidamente é isto que se passa. [;)]

Muito obrigado pelas respostas, pelo menos de quem tentou ajudar. Irei tentar os diferentes contacto indicados.

36crazyfists

Eu vou-me dar ao trabalho de repetir pela 10000x que não pedi que resolvessem nada. Como vês pelo email nem sequer referi o local nem pormenores em concreto. Só pedi um contacto, pedi que me indicassem uma entidade a quem recorrer. :sh)

Última edição:
Infelizmente a minha opinião sobre esta gente não pode ser aqui expressa, sob pena de poder bater o record de reports deste fórum.

O que digo que muitos, ao abrigo do ambientalismo, não fazem mais que terrorismo ambiental, criticando tudo e todos, sem a mínima noção de responsabilidade nem serem responsabilizados pelos danos que provocam.
Alguns não passam mesmo de organizações de desordem publica ao serviço de alguns partidos políticos, que todos sabemos quais são.

Para mim, este tipo de fundamentalismo só serve para promoção e combate politico de alguns dos seus dirigentes, assim como para provarem a eles proprios que são gente e que tem poder e autoridade perante todos aqueles que são os alvos dos partidos politicos a que pertencem.

[:vm)][:vm)][:vm)][:vm)][:vm)][:vm)]

36crazyfists

Eu vou-me dar ao trabalho de repetir pela 10000x que não pedi que resolvessem nada. Como vês pelo email nem sequer referi o local nem pormenores em concreto. Só pedi um contacto, pedi que me indicassem uma entidade a quem recorrer. :sh)

Desculpa lá, a partir de um ponto li a correr. Sorry.[;)]

mais vale enviares um mail para o nos por cá que de certeza serão mais céleres[:p]

Yah. Também acho.

SIC Online

Também podes contactar o GEOTA:
GEOTA - Grupo de -Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente

Sobre estas ONG:

1. Normalmente as pessoas que nelas trabalham estão em regime de voluntariado.
2. Não têm "peso" para resolver esse tipo de casos. O plano de acção
situa-se mais em influenciarem o plano legislativo, campanhas de
sensibilização, etc.

Eu escrevia ao "Nós por Cá" da SIC.

Infelizmente a minha opinião sobre esta gente não pode ser aqui expressa, sob pena de poder bater o record de reports deste fórum.

O que digo que muitos, ao abrigo do ambientalismo, não fazem mais que terrorismo ambiental, criticando tudo e todos, sem a mínima noção de responsabilidade nem serem responsabilizados pelos danos que provocam.
Alguns não passam mesmo de organizações de desordem publica ao serviço de alguns partidos políticos, que todos sabemos quais são.

Para mim, este tipo de fundamentalismo só serve para promoção e combate politico de alguns dos seus dirigentes, assim como para provarem a eles proprios que são gente e que tem poder e autoridade perante todos aqueles que são os alvos dos partidos politicos a que pertencem.

[:vm)][:vm)][:vm)][:vm)][:vm)][:vm)]

Não podia estar mais em desacordo contigo.

É uma realidade que é necessário preservar o ambiente. Dizer que estas organizações não passam de desordem pública só demonstra o desconhecimento do trabalho que elas fazem.

A visão de estarem ao serviço de alguns partidos políticos é também ridícula. Mas antes alguns partidos terem ao seu serviço organizações ambientalistas que empresas de construção civil.

É uma realidade que é necessário preservar o ambiente. Dizer que estas organizações não passam de desordem pública só demonstra o desconhecimento do trabalho que elas fazem.

A visão de estarem ao serviço de alguns partidos políticos é também ridícula. Mas antes alguns partidos terem ao seu serviço organizações ambientalistas que empresas de construção civil.

Reafirmo aquilo que disse!

A preservação do ambiente deve ser um objectivo comum, com concessões de todas as partes e feito com bom senso civil e com responsabilidade e nunca feito de forma fundamentalista, como se fossem uns talibans do ambiente.
A palavra de ordem dos pressupostos ambientalistas é "Ou é como nós queremos ou nada feito".
Quem não está connosco está contra nós [8b]

Reafirmo aquilo que disse!

A preservação do ambiente deve ser um objectivo comum, com concessões de todas as partes e feito com bom senso civil e com responsabilidade e nunca feito de forma fundamentalista, como se fossem uns talibans do ambiente.
A palavra de ordem dos pressupostos ambientalistas é "Ou é como nós queremos ou nada feito".
Quem não está connosco está contra nós [8b]

É isso mesmo. Depois desta pequena situação a minha paciência para essas pessoas esgotou-se de vez. Vale o que vale, ou seja: nada, mas o crédito que dou a essa gente é zero. E reafirmo: Ficava muito aborrecido se soubesse que o dinheiro dos contribuintes é também aplicado nas acções deles, seja essa quantia muita ou pouca.

Quando me lembro do outro que insistiu (e conseguiu) em parar um túnel em plena construção. Era melhor ter ficado a obra embargada a causar problemas de transito? Esse túnel foi assim tão mau? Eu não sou de Lisboa mas ouço dizer que depois de feito se revelou muito útil. E quais as motivações do sujeito que parou a obra? Ambientais? lol Motivações políticas apenas.

É isso mesmo. Depois desta pequena situação a minha paciência para essas pessoas esgotou-se de vez. Vale o que vale, ou seja: nada, mas o crédito que dou a essa gente é zero. E reafirmo: Ficava muito aborrecido se soubesse que o dinheiro dos contribuintes é também aplicado nas acções deles, seja essa quantia muita ou pouca.

Quando me lembro do outro que insistiu (e conseguiu) em parar um túnel em plena construção. Era melhor ter ficado a obra embargada a causar problemas de transito? Esse túnel foi assim tão mau? Eu não sou de Lisboa mas ouço dizer que depois de feito se revelou muito útil. E quais as motivações do sujeito que parou a obra? Ambientais? lol Motivações políticas apenas.

Se fores a ver, só se houve falar deles em grandes projectos e quando mete Estado ou grandes empresas, especialmente se tiverem impacto mediático.
Agora o resto, é só chatices, as pessoas que resolvam [8b]

Eu não quero pensar que tenham outros objectivos senão supostamente defenderem o ambiente de uma forma voluntária :sh)

A visão de estarem ao serviço de alguns partidos políticos é também ridícula. (...)

apr:)

Não podia estar mais de acordo.

Eu não compreendo como se pode sequer dar tempo de antena a ambientalistas, que nada percebem do assunto quando podem recorrer a quem verdadeiramente sabe ou tenta saber o que se passa...

É inadmissível que sempre que há um tema "polémico" em relação a qualquer assunto relativo ao ambiente, as televisões e os jornais recorram a individuo da quercos, geota, green peace, etc.... que não tem representatividade nenhuma a nível cientifico, em vez de recorrerem aos quadros da ordem dos biólogos, aos investigadores das universidades que trabalham em ecologia, ao ministerio do ambiente, agricultura....

e depois ainda confundem ecologista com ambientalista....

Um ecologista é um biólogo especializado na quantificação, distribuição, demografia de organismos, interacções troficas e espaciais...

A opinião de um ecologista é sempre substanciada por estudos, factos, provas e demonstrações de forma cientifica e rigorosa....

um ambientalista é um amador, sem formação na área, tal como a maioria dos activistas da greenpeace, Quercus etc, tem um pensamento, radical, insubstancializado, desordeiro, e retrogrado, sempre contra todo e qualquer progresso,sem qualquer base cientifica que os suporte!!!

Portanto, para mim, essas associações só servem para dar alguma formação cívica em escolas, tem o valor de incentivarem e incutirem alguns comportamentos sociais correctos, tais como ensinar a evitar desperdícios, fazer separação de resíduos, e de fazer reciclagem , e chamar a atenção dos potenciais danos que individualmente podemos fazer sobre o nosso meio.

Como órgãos consultivos (que felizmente não o são oficialmente) são uma nódoa, tendenciosos, radicais, favorecem sempre a inacção, suportam actividades terroristas e criminosas de terceiros, e genericamente sem qualquer fundamento ou qualificações para demonstrar o que apregoam em temas mais técnicos.

Se fores a ver, só se houve falar deles em grandes projectos e quando mete Estado ou grandes empresas, especialmente se tiverem impacto mediático.
Agora o resto, é só chatices, as pessoas que resolvam [8b]

Eu não quero pensar que tenham outros objectivos senão supostamente defenderem o ambiente de uma forma voluntária :sh)

Talvez devido à falta de meios, se concentrem nas coisas que têm mais impacto, não sei... É só uma hipótese.

Não generalizem e não vejam com tão maus olhos estas e outras associações. Não se esqueçam que em determinadas situações, se não forem os "malucos dos ambientalistas" a tomarem medidas, fazem-se as maiores tropelias, ou porque os estudos são comprados ou devido a burocracias ou por outra treta qualquer. O mundo não é perfeito e, infelizmente, às vezes temos de ser radicais se queremos que as coisas se façam ou não se façam, conforme o caso.

Talvez devido à falta de meios, se concentrem nas coisas que têm mais impacto, não sei... É só uma hipótese.

Não generalizem e não vejam com tão maus olhos estas e outras associações. Não se esqueçam que em determinadas situações, se não forem os "malucos dos ambientalistas" a tomarem medidas, fazem-se as maiores tropelias, ou porque os estudos são comprados ou devido a burocracias ou por outra treta qualquer. O mundo não é perfeito e, infelizmente, às vezes temos de ser radicais se queremos que as coisas se façam ou não se façam, conforme o caso.

Um professor meu disse-me uma vez:

"As associações ambientalistas têm sempre uma posição muito radical.. trata-se de exigir tudo para conseguir um pouco."

Relativamente às associções ambientalistas. Há às boas e as más. Tanto temos a Verde Eufémia como GEOTA e QUERCUS ou LPN.

Tentem perceber que projectos é que eles desenvolvem e verão que não é só andar na TV a dizer bem ou mal.

Epá, eu já vi uma determinada gasolineira fazer despejos de hidrocarbonetos para um determinado rio e a sair impune.... Isto passou-se á cerca de 4 anos, um pouco antes das legislativas.
Deste caso foi dado conhecimento ao tribunal, entregue amostras de água, fotografias, etc...
Quem fosse ao local e observasse diria que era impossível não se tratar daquela gasolineira pois não havia mais nenhuma na zona. Eu próprio nunca tive dúvida alguma disso.

Conclusão: ARQUIVAMENTO.

Desde então que eu não acredito que sejam julgados e condenados os autores de crimes ambientais pois também para mim esta justiça caiu em descrédito...

Para haver bom ambiente tem de haver justiça, e sem ela, e sem medidas de coação e punições severas a quem comete certas barbaridades isto vai andar assim ao "Deus dará..."

Epá, eu já vi uma determinada gasolineira fazer despejos de hidrocarbonetos para um determinado rio e a sair impune.... Isto passou-se á cerca de 4 anos, um pouco antes das legislativas.
Deste caso foi dado conhecimento ao tribunal, entregue amostras de água, fotografias, etc...
Quem fosse ao local e observasse diria que era impossível não se tratar daquela gasolineira pois não havia mais nenhuma na zona. Eu próprio nunca tive dúvida alguma disso.

Conclusão: ARQUIVAMENTO.

Desde então que eu não acredito que sejam julgados e condenados os autores de crimes ambientais pois também para mim esta justiça caiu em descrédito...

Para haver bom ambiente tem de haver justiça, e sem ela, e sem medidas de coação e punições severas a quem comete certas barbaridades isto vai andar assim ao "Deus dará..."

Para haver bom ambiente, uma boa economia, uma sociedade estável e minimamente contente...O problema é que não há essa justiça, ou aparece lá quando calha. E assim vamos...agora falta saber até quando...

(...)
Eu sempre olhei de lado estas associações ambientalistas que em bom nome do ambiente aparecem na Tv, protestam, param obras por causa de "um mosquito", atrasam desenvolvimento e levantam problemas a quem quer andar para a frente. (...)
Se calhar ás vezes têm de se arranjar caminhos alternativos ao desenvolvimento, e não ir sempre a direito pisando tudo e todos... [;)]

Se calhar estas instituições não "atrasam o desenvolvimento", só porque gostam de implicar... [;)]

Por ex, se calhar não efectuar experiências em seres humanos também atrasa o desenvolvimento, mas se calhar é melhor que assim seja... [;)]

Se calhar ás vezes têm de se arranjar caminhos alternativos ao desenvolvimento, e não ir sempre a direito pisando tudo e todos... [;)]

Se calhar estas instituições não "atrasam o desenvolvimento", só porque gostam de implicar... [;)]

Por ex, se calhar não efectuar experiências em seres humanos também atrasa o desenvolvimento, mas se calhar é melhor que assim seja... [;)]

É isso mesmo. Há os que procuram o equilíbrio e há os que vão pelo caminho fácil.

Ora bem, mais de um ano depois do post que abriu o tópico devo relatar que ainda não obtive resposta.

E nem de propósito no dia de ano novo vejo uma crónica na revista que acompanha o Jornal de Noticias fabulosa. Aqui fica a transcrição:

DISSE: "TARADINHOS DO AMBIENTE"?

Dizem estudos recentes que, quanto mais tarde uma pessoa se deita, mais inteligente é – e, como há já uns anos eu andava desconfiado disso (mais uma prova de como sou inteligente), nem sempre estava acordado à hora do Bom Dia Portugal. Entretanto, porém, dei-me conta dessa pequena pérola da bem-aventurança e da técnica televisiva que se chama Minuto Verde, rubrica dividida entre Francisco Ferreira e uma série de raparigas da Quercus (para mim uma autêntica religião, mais até do que uma associação ambientalista) – e agora dou diariamente por mim em frente ao ecrã, a pasmar, ainda as filas na Ponte não começaram.

Minuto Verde é tão bom, tão bom, mas tão bom, que devia ser pelo menos uma Hora Verde. A minha esperança é que, mais cedo ou mais tarde, os nossos programadores percebam o potencial do eng. Ferreira e das suas Ferreirettes e lhes proporcionem uma gala de domingo à noite. Afinal de contas, gastamos tanto dinheiro em humoristas profissionais, em actores e em guionistas, em câmaras, em equipas de produção e em figurantes, e o humor está todo ali, num homem que fala para uma câmara só, sem guião nem nada. Stand-up comedy pura e dura, é o que é. E da boa, sem essas fórmulas de carregar-pela-boca que o Ricardo Araújo Pereira e o Nilton e o Bruno Nogueira foram roubar aos americanos e que, bem vistas as coisas, não interpretam o sentir nacional.

Em Minuto Verde, damo-nos conta de coisas tão importantes como a necessidade de levar no braço uma cestinha para trazer os ovos da mercearia, de forma a ensinar ao mundo que isso das caixinhas de papelão é no Djibouti e mais nada. Em Minuto Verde aprendemos que um português, para ser verdadeiro, come polvo na consoada, em vez de ir comprar bacalhau aos noruegueses, esses exploradores de petróleo. Quem alguma vez viu Minuto Verde de certeza não passou o Natal a dar presentes aos amigos todos, antes organizando lá em casa um “Amigo Secreto”, para acabar de vez com o consumismo. Se você quer mesmo ser um homem Minuto Verde, já se deixou há muito tempo dessa mania de tomar banho todos os dias – e, aliás, sabe também que não deve puxar o autoclismo de todas as vezes que vai ao WC, puxando-o apenas quando faz um “número 2” e deixando sem problemas os seus sucessivos “números 1” ali a marinar durante o dia.

Tem nojo? Então é porque é um capitalista. O homem do futuro não tem nojo do xixi nem do cocó. O xixi e o cocó são coisas naturais – tão naturais como o suor e o vómito, a saliva e os perdigotos, a voz e o próprio gesto de caminhar. O xixi e o cocó são apenas matéria orgânica – e, aliás, até deviam ser tratados de outra maneira. Segundo aprendi em Minuto Verde, por exemplo, podíamos perfeitamente dar outro tratamento ao cocó dos cavalos que andam ali nos Jerónimos a passear turistas. Bastava os cavalinhos usarem uma fralda grande que lhes apanhasse o cocó: ficavam as ruas limpas e ainda se podia aproveitar o cocó para a produção de energia. De resto, uma das minhas Ferreirettes predilectas até vai mais longe: tem no quintal uns quantos milhões de minhocas que lhe comem o xixi, o cocó e outras matérias perecíveis. De vez em quando entram-lhe duas dúzias delas pela casa adentro, mas paciência: as minhocas são elas próprias naturais.

Nunca se maquilharam, nunca se perfumaram e talvez até nunca tenham mudado de cuecas, as Ferreirettes. E, no entanto, não ficam por aí, as informações de Minuto Verde sobre a sua higiene íntima. Num episódio recente, fiquei a saber, por exemplo, que, em vez de pensos higiénicos, e sempre que se dão conta da chegada daquele incómodo período do mês (apesar de tudo natural, absolutamente natural), elas põem nas suas, digamos, partes um conezinho de silicone que vai aparando o, digamos, sangue ao longo do dia – e que, finda a jornada, pode ser lavado para utilizar de novo no dia seguinte. Eu não sei, mas a ideia com que fico é que até deve dar um certo aconchego. Se José Sócrates anda agora a chamar a esta gente “taradinhos do ambiente”, só pode ser perigoso. Quando vier o cometa, sempre quero ver se o senhor Primeiro lhe apanha a cauda. É o apanhas.

CRÓNICA ("Muito Bons Somos Nós")
NS', 1 de Janeiro de 2011

[:cool:][:cool:] [:D]

Eu rio-me mas isto não tem piada nenhuma. É que pior que saber que são os contribuintes que financiam essa coisa a que chamaram "Minuto Verde", é o problema que relatei ainda não ter sido totalmente resolvido.

E eu insisto na pergunta:

Para que serve esta gente e esta associação? :confused:

Voltar
Superior