Quero agradecer a todos os motociclistas...

citação:Originalmente colocada por SOneca-II

citação:Originalmente colocada por Baiones

Mais uma vez pergunto: se não fizésse sentido mudar de faixa, porque raio eles realçariam isso antes de tudo o resto?!?</u>

Pq nas grandes cidades as pessoas andam malukas para cumprir horários.

Mtas das pessoas compram mota apenas pelo gosto, pelo gozo. Em LX é pq é mais rápido. N deixa de ser um motivo no entanto.

Falo por mim e pelas pessoas que vejo andar de mota em Aveiro. De carro perdiam mais 1 ou 2 minutos e faziam exactamente o mesmo e n chegava a casa encharcado (o impermeavel) e molhava a casa toda como ontem :-).

Se mesmo assim, qdo tenho 10 carritos à minha frente se ultrapasso, ultrapasso. Mas existem alturas em que tou sem pachorar e deixo-me ir calmamente pq ganho alguns segundos apenas.

Chego a pensar que as pessoas em certas cidades não vivem, sobrevivem...

RR

A tua resposta fala de preferências pessoais que em nada posso questionar.

É a tua vida e só tu sabes o que é melhor para ti. ;)

Não tem é nada a ver com o quote que fizéste.

A minha frase prende-se com o CE. ;)

(...)

Mais uma vez pergunto: se não fizésse sentido mudar de faixa, porque raio eles realçariam isso antes de tudo o resto?!?</u>

citação:Artigo 38.º

Realização da manobra

1 - O condutor de veículo não deve iniciar a ultrapassagem sem se certificar de que a pode realizar sem perigo de colidir com veículo que transite no mesmo sentido ou em sentido contrário.

Não. Eles realçam o trafego em ambos os sentidos.

Your point was ... ?

Regards,

citação:Originalmente colocada por Japh

(...)

Realização da manobra

1 - O condutor de veículo não deve iniciar a ultrapassagem sem se certificar de que a pode realizar sem perigo de colidir com veículo que transite no mesmo sentido ou em sentido contrário.

Your point was ... ?

Regards,

Ambos os sentidos inclui ter cuidado antes de iniciar a ultrapassagem, de modo a verificar que não vem nenhum veiculo a circular em sentido contrario, e ter também cuidado com o veiculo que já circula no mesmo sentido que você.

Entrámos em loop... :D

Mtas das pessoas compram mota apenas pelo gosto, pelo gozo. Em LX é pq é mais rápido. N deixa de ser um motivo no entanto.

Falo por mim e pelas pessoas que vejo andar de mota em Aveiro. De carro perdiam mais 1 ou 2 minutos e faziam exactamente o mesmo e n chegava a casa encharcado (o impermeavel) e molhava a casa toda como ontem :-).

Se mesmo assim, qdo tenho 10 carritos à minha frente se ultrapasso, ultrapasso. Mas existem alturas em que tou sem pachorar e deixo-me ir calmamente pq ganho alguns segundos apenas.

RR

Os carros tb não são suposto fazer mta coisa e todos os dias as fazemos repetidamente, se formos para o país ao lado assumimos outra postura.

N é por aí.

Como ja referi noutros topicos axo mais perigo o bailar dos taxis do que das motas em LX.

RR

Se tem de ter cuidado com o veiculo que pode circular em sentido contrário, quer dizer que ha a possibilidade de ao fazer a ultrapassagem, de vir um veiculo em sentido contrário.

Se ha possibilidade de vir um veiculo em sentido contrario, então temos obrigatoriamente que mudar de faixa para ultrapassar.

Se não mudássemos de faixa, não teríamos a possibilidade de apanhar um veiculo a circular em sentido contrário ao nosso, isto porquê:

Porque o CE assume situações em que todos vão a cumprir o próprio CE.

Caso numa ultrapassagem, tivéssemos a possibilidade de apanhar um veiculo que circulava em sentido contrário, e não saíssemos da nossa faixa, é porque esse outro veiculo circulava na nossa faixa, portanto, de frente para nós. ( na mesma faixa portanto. )

Esta explicação parece uma pescadinha de rabo na boca!! :D

RR

Os carros tb não são suposto fazer mta coisa e todos os dias as fazemos repetidamente, se formos para o país ao lado assumimos outra postura.

N é por aí.

Como ja referi noutros topicos axo mais perigo o bailar dos taxis do que das motas em LX.

RR

Quer dizer, eu faço uma pergunta especifica relativa ás ultrapassagens , sobre uma expressão gramatical no CE.

Tu respondes com a tua opinião pessoal sobre o porquê de andar de mota e vantagens da mesma.

Tem tudo a ver...

Então já que estamos nos "Ses":

Imaginemos em vez de ultrapassagem de mota a carro num única faxia, outros veículos: ultrapassagem de carro a camião numa única faixa.

Mudaria alguma coisa? ;)

I rest my case.

E desta vez não me podem acusar de não responder.

E a resposta até foi usando o próprio Código da Estrada.

I Object!

Hold on a minute counselor!
:D

Nesse caso, em que tu dizes que por ter a chamada de atenção para os veículos em contrário OBRIGa a mudar de faixa... e no caso de ruas de sentido único? Ou mesmo em AE's, olhas para a faixa do sentido oposto?

Ambos os sentidos inclui ter cuidado antes de iniciar a ultrapassagem, de modo a verificar que não vem nenhum veiculo a circular em sentido contrario, e ter também cuidado com o veiculo que já circula no mesmo sentido que você.

Não.

Não é "verificar que não vem nenhum veículo a circular em sentido contrário".

É "certificar de que a pode realizar [a ultrapassagem] sem perigo de colidir com veículo que transite no mesmo sentido ou em sentido contrário".

Se reparar bem, este artigo até deixa em aberto a possibilidade de - pasme-se - iniciar uma ultrapassagem com trânsito a vir em sentido contrário, desde que se certifique que não o perigo de colidir com esse tráfego.

Ora ... se tenho tráfego a circular no mesmo sentido que eu e trafego a circular em sentido contrário, não vejo muitas hipóteses de efectuar a ultrapassagem sem de certa forma 'partilhar' uma das faixas com um deles.

Voltamos ao mesmo: NADA proibe que 2 viaturas estejam a partilhar a mesma faixa para efeitos de ultrapassagem.

E eu não estou em loop. O caro Baiones é que me parece que está num beco sem saída e não o admite.

Regards,

Méne,

Sem querer argumentar se tens razão ou não, tu és uma daquelas pessoas que não é capaz de sair do próprio lugar e tentar ver o mundo do outro lado.

Keres que te digam que é ilegal? Que seja, prendam-me se quiserem, pq antes de eu ir preso por isso uma elevada percentagem de encartado automobilistas vai preso pq ou não sabe conduzir, ou não tem visão, ou não sabe sequer usar piscas.

Prendam-me.

Sou um assassino sobre duas rodas :-) ( falta é fogo a sair da roda de trás LOL )

Para a próxima qdo quiseres argumentar tenta entender o outro lado em questão em vez de te limitares ao teu estado de espírito prévio que te impede de tentar analisar o que quer que seja que saia do seu raio de acção.

RR

Méne,

Sem querer argumentar se tens razão ou não, tu és uma daquelas pessoas que não é capaz de sair do próprio lugar e tentar ver o mundo do outro lado.

Keres que te digam que é ilegal? Que seja, prendam-me se quiserem, pq antes de eu ir preso por isso uma elevada percentagem de encartado automobilistas vai preso pq ou não sabe conduzir, ou não tem visão, ou não sabe sequer usar piscas.

Prendam-me.

Sou um assassino sobre duas rodas :-) ( falta é fogo a sair da roda de trás LOL )

Para a próxima qdo quiseres argumentar tenta entender o outro lado em questão em vez de te limitares ao teu estado de espírito prévio que te impede de tentar analisar o que quer que seja que saia do seu raio de acção.

RR

Eu acho que há uma religião em que a Mota é o Satã e os Motociclistas diabos! [}:)][}:)][}:)]

citação:Originalmente colocada por PDCouto

Imaginemos em vez de ultrapassagem de mota a carro num única faxia, outros veículos: ultrapassagem de carro a camião numa única faixa.

Mudaria alguma coisa? ;)

Onde pensas tu que fui buscar a ideia da bicicleta ou do tractor na pergunta que fiz ?

Perguntemos aos automobilistas da zona de Aveiro se ficam atrás das bicicletas que circulam do lado direito da faixa quando tem uma linha contínua:
A resposta é "claro que não ! Tenho espaço entre a bicicleta e a contínua para fazer a ultrapassagem, não tenho ?"

Agora vejam as coisas ao contrário: fila parada, linha contínua, carros encostados 'a direita da faixa: A bicicleta (ou moto...) tb tem espaço para o fazer, não tem ?

É uma questão de "anticorpos", so' ...

Regards,

citação:Originalmente colocada por PDCouto

Mudaria alguma coisa? ;)

Onde pensas tu que fui buscar a ideia da bicicleta ou do tractor na pergunta que fiz ?

Perguntemos aos automobilistas da zona de Aveiro se ficam atrás das bicicletas que circulam do lado direito da faixa quando tem uma linha contínua:
A resposta é "claro que não ! Tenho espaço entre a bicicleta e a contínua para fazer a ultrapassagem, não tenho ?"

Agora vejam as coisas ao contrário: fila parada, linha contínua, carros encostados 'a direita da faixa: A bicicleta (ou moto...) tb tem espaço para o fazer, não tem ?

É uma questão de "anticorpos", so' ...

Regards,

Eu percebi, mas sabes que retirando as "duas rodas" da equação talvez surga uma nova luz na matéria! ;)

Aliás, este tópico foi criado tendo como base esses mesmos anti-corpos. :)

Caro Baiones,

Com todo o respeito...

Eu continuo a não encontrar nada válido nas suas explicações para provar o contrário. Eu gostaria muito que conseguisse provar que eu estou errado (nunca se sabe, pois "herrar é umano") e aí admitirei que o Baiones está certo... mas tal ainda não aconteceu!

Não o estou a criticar para o deitar abaixo, mas vejo que continua a não entender a 100% que não é como diz.

A interpretação de uma lei tem de ser feita com muita cautela. Quanto mais objectiva e menos omissa for a lei, menor é o nº de fazer interpretações diferentes da mesma. Apartir daí, é tudo um inventar de interpretações que fogem completamente à lei. Espero que me tenha feito entender... [xx(]

O que está o caro Baiones a fazer é intrepretar a lei de forma incorrecta, presumindo aquilo que é claro que não proíbe (se a lei não obriga, logo não proíbe, permite o que a lei diz).

Eu concordo inteiramente com o Japh, fazendo desnecessárias as minhas intervenções.

Realização da manobra

citação:Se eles realçam que tem de ter em atenção que não pode colidir com o veiculo que circula no sentido contrario, claro que estão a assumir que vai mudar de faixa quando inicia a ultrapassagem!!!

Eles realçam mais por uma questão de perigo. A forma mais perigosa será quando é usado o sentido contrário (sentido é diferente de faixa). Corre-se o risco de ter um acidente gravíssimo por chocar frontalmente com outro carro que circule em sentido contrário. É que essa é a hipótese pior/mais perigosa (é bem mais perigoso do que ultrapassar noutra faixa do mesmo sentido ou na mesma faixa). Também realça os restantes perigos caso não seja usado o sentido contrário (mais uma vez, o sentido é diferente de faixa).

Não quer dizer que assumam que é obrigatório mudar de faixa (ainda pior... não tem nexo nenhum o que disseste porque mudar de faixa não significa mudar de sentido) ou de sentido. Nesta frase a lei não diz, nem dá a entender, nem assume que vai mudar de faixa para ultrapassar. Só se for no caso de usar o sentido contrário, mas como também prevê o mesmo sentido, não pode assumir necessáriamente que tem de mudar de faixa em qualquer ultrapassagem! O Baiones é que entende com a sua própria interpretação e acaba por pensar que a lei assume e que não permite a ultrapassagem na mesma faixa! A lei diz "sem perigo de colidir com veículo que transite no mesmo sentido ou em sentido contrário.</u>". Portanto, a lei coloca as duas hipóteses e não assume mais nada, apenas que não deve fazê-lo se não houver segurança!!!

A lei se fosse com o objectivo de proíbir a ultrapassagem na mesma faixa, teria um texto diferente no artigo 36º. Em vez de: "1 - A ultrapassagem deve efectuar-se pela esquerda" seria: "1 - A ultrapassagem deve efectuar-se pela faixa</u> esquerda". Todos os outros artigos podiam ficar na mesma, pois o artigo 36º "matava" logo todas as dúvidas à nascença (se é que ainda há como está na realidade?!?!?!)!

Lamento muito o caro Baiones não só não entender o que dizemos, como também não conseguir interpretar da melhor forma o Código da Estrada, acabando por interpretá-lo da forma que mais lhe parece!

Até digo uma coisa... no fundo acaba por ser melhor ele ficar com a dele porque assim é da forma que ele não arrisca ultrapassar na mesma faixa, logo, como todas as ultrapassagens têm o seu grau de perigo, não põe nem ele nem ninguém em risco. Acaba por ser uma vantagem! [:p] :D

(...)

Realização da manobra

Your point was ... ?

Regards,

Mais uma vez a interpretação está incorrecta. Mesmo sentido ou</u> sentido contrário é diferente de Mesmo sentido e</u> sentido contrário!!!

Ou uma coisa, ou outra!!!

(...)

Se reparar bem, este artigo até deixa em aberto a possibilidade de - pasme-se - iniciar uma ultrapassagem com trânsito a vir em sentido contrário, desde que se certifique que não o perigo de colidir com esse tráfego.</u>

(...)

Mas para não haver possibilidade de colir com esse trafego em sentido contrario, não se sai da mesma faixa.

Se não se sai da mesma faixa, porque raio eles no CE dizem para ter cuidado com o transito que circula em sentido contrário?!?!?

Afinal de contas, segundo o código para você</u>, para ultrapassar não tem obrigatóriamente de sair da sua faixa.

Se não sai da sua faixa, nunca na vida pode apanhar um veiculo a circular em sentido contrario!!!

Se nunca na vida vai apanhar um veiculo a circular em sentido contrario, porque raio eles no CE dizem que tem de se ter cuidado com o transito que circula em sentido contrario?!?

Então afinal como é?!?!?

O tipo que escreveu a lei sobre as ultrapassagens é parvo e não sabia o que dizia?!?

Isto agora começa a ser anedótico! :D

Site do MotoClubeVirtual, gabinete juridico, alguém que seja sócio que meta a pergunta e obtêm a resposta juridica sobre o assunto

RR
A menos que haja duas leis distintas para a ultrapassagem, não estou a ver grandes hipóteses de fugir...

Nos USA até acredito que vingásse, mas lá os fumadores processam as tabaqueiras e ganham...

(...)

Se reparar bem, este artigo até deixa em aberto a possibilidade de - pasme-se - iniciar uma ultrapassagem com trânsito a vir em sentido contrário, desde que se certifique que não o perigo de colidir com esse tráfego.</u>

(...)

Mas para não haver possibilidade de colir com esse trafego em sentido contrario, não se sai da mesma faixa.

Se não se sai da mesma faixa, porque raio eles no CE dizem para ter cuidado com o transito que circula em sentido contrário?!?!? Sentido contrário e não só, é possível usar tanto o sentido contrário como o mesmo sentido! Qual foi a parte que ainda</u> não entendeu caro Baiones???

Afinal de contas, segundo o código para você</u>, para ultrapassar não tem obrigatóriamente de sair da sua faixa.

Se não sai da sua faixa, nunca na vida pode apanhar um veiculo a circular em sentido contrario!!! Se for possível assim (que infelizmente raras são as vezes que é possível e que nos obriga a usar o sentido contrário), mas diga lá qual é o problema se é legal e se ainda se ganha em segurança??? O caro Baiones, mesmo que tenha espaço mais do que suficiente e seguro na mesma faixa, prefere arriscar sempre passando para o sentido contrário só porque acha que é obrigado a usar o sentido contrário???

Se nunca na vida vai apanhar um veiculo a circular em sentido contrario, porque raio eles no CE dizem que tem de se ter cuidado com o transito que circula em sentido contrario?!? Já disse em cima, mas acrescento que eles referem também que tem que ter cuidado com os do mesmo sentido. Dá as duas hipóteses! Caso se use o sentido contrário tem que ter cuidado com todos (do mesmo sentido e do sentido contrário). Se usar o mesmo sentido precisa mais de se preocupar com os do mesmo sentido. A lei fala nas duas hipóteses. Mas há dúvidas ainda???

Então afinal como é?!?!? Devolvo a pergunta.

O tipo que escreveu a lei sobre as ultrapassagens é parvo e não sabia o que dizia?!? ... ou o Baiones é único que não sabe ou não consegue interpretar o que o tipo quis dizer na lei?!?!?!

Isto agora começa a ser anedótico! :D

Voltar
Superior