Podes calcular pelas TDS.
Desculpa mas..o que é isso? As curvas do diagrama T-S?
Esse valor não será tabelado?
Pronto então esquece as TDS.
antes de mais ter o livro do Shapiro é aconselhável , tens exercícios resolvidos explicados passo por passo.
A entropia do ar está tabelada tal como varias propriedades, vais ás tabelas que deves ter e tiras os valores, mas sinceramente só vais usar a entropia neste caso para fazeres o desenho não vais usar para mais nada. No caso dos ciclos de rankin é que ela te vai dar jeito.
E já agora para desenhares o diagrama não precisas de saber o valor da entropia nos pontos, tens é que conhecer o ciclo que estás a estudar porque o desenho é sempre o mesmo.
http://www.google.pt/url?sa=t&sourc...Zz7C8VLQs7C6VGuwg&sig2=xvgyTzS58AnRXIzZ9WzihQ
Se tiveres uma calculadora texas até arranjas as tabelas para por na calculadora o que te simplifica a vida.
Isso não será tabelado?
A esta hora é a única coisa que me ocorre mas pode ser que amanhã enquanto estudo isso me dê uma luz []
EDIT: estive a dar uma vista de olhos rápida num formulário que penso que terá sido feito pelo Dias de Castro e no ciclo Joules-Bryton não vi lá nenhuma maneira de calcular directamente a entropia pela pressão e temperatura. Deve ser mesmo pelas tabelas.
Mas essas eu tenho! E daí tiro o h..Mas e o s?O problema é o s...
Nessa tabela não vês nada a variar em função da pressão...e eu tenho uma pressão e temperatura definidas.
Acho que precisas apenas do T para tirar o s.
Eu venho aqui prestar a minha solidariedade! (apenas apoio moral, pois jurava que se via isso nas tabelas de termo) [][
]
Tenho exame dentro de 10horas. [8b][8b] Tu sempre tens mais umas 19horas que eu...não desesperes...nahhhhh []
Penso que não..senão não fazia sentido teres diferentes pressões...
Tu falaste nas Tds e o "caminho" é capaz de ser esse mas eu não estou a conseguir..se conseguires ir por aí avisa please.
Para o ar é mesmo ires apenas ás tabelas e tirares a partir da temperatura, não te sei dizer agora porque é que é assim mas é assim. No ciclo de vapor é que já vais precisar da pressão.