Questão de travagem...

DTrack

New member
Depois de uns bons meses sem postar nada por estes lados surgiu-me uma situação no meu automovel que gostava de saber se será, à partida, normal.

Passando à situação: noto que por vezes quando faço uma travagem mais a fundo (sem "queimar" pneu) sinto a traseira do carro mais solta, ou seja o carro faz um movimento lateral tipo uma sacudidela de traseira, apesar de não ser nada extremamente notorio é uma situação que me deixa por vezes apreensivo. O carro em questão apesar de ter travões de disco nas 4 rodas não tem ABS ([8b]).

Será então isto normal? :confused:

Cumps

Mas poderão existir outras causas para esta situação? Parece-me que os amortecedores traseiros não se encontram em grande estada de degradação e ainda mantêm a sua eficácia..:confused:

O mais certo é serem os travoes. Os de trais devem estar muito afinados, ou seja, a força de travagem exercida nas rodas de tras é muita, o que faz com que ao travares a fundo acontece-te isso.

Travões.

O sistema de distribuição de travagem está desequilibrado.
Deve ser uma das bombas nas couves.

Deves ir ver isso o quanto antes.

Se necessitares de fazer uma travagem de emergência (a fundo) a uma
velocidade jeitosa (em AE, por exemplo), podes entrar em pião. E o mais
certo é mesmo entrarem em pião, e só não terás um acidente se tiveres
muita sorte.

Mas poderão existir outras causas para esta situação? Parece-me que os amortecedores traseiros não se encontram em grande estada de degradação e ainda mantêm a sua eficácia..:confused:
Não sei como é que avaliaste a eficácia desses amortecedores,mas se não foi através de equipamento especifico,esquece.

A situação não é muito notória, mas pelo que vou vendo aqui tenho de tratar da situação o quanto antes de modo a que isto não piore e não me ponha em situações bem sérias. :(

Vou ver se vou descartando causas...mas a haver desiquilibrios no sistema de travagem na IPO não seriam detectados?

Quanto aos amortecedores realmente não foi feito qualquer teste especifico..:confused:..Obrigado pelas opiniões..[;)]

Andei com uma carrinha Renault 12 cujos amortecedores já só estavam lá para vista,mas como nas inspecções o equilibro entre eles estava igual,ou seja , estavam todos maus,mas como eles essa parte não avaliam,o carro passava aprovado com destinção.
Prá frente Portugal,mui nobre pátria.[:)][:)][:)][:)]

contam com quase 180000km, os da frente foram recentemente trocados os traseiros optei por não trocar mas aparentemente posso "estar" a pagar as favas..[s)]

Penso que está aqui a explicação pois ao efectuares a substituição a diferença de eficácia entre os amortecedores traseiros e os dianteiros passou certamente a ser bastante grande e o carro ficou desequilibrado.

Possivelmente o que sentes agora já acontecia antes mas como os amortecedores da frente estavam mais fracos absorviam essa sensação. Neste momento, com eficácia plena, a frente fica mais firme e a estabilidade da traseira ressente-se disso.

Penso que deverias começar pela substituição dos amortecedores traseiros e verificar em simultâneo os travões.

Travões.

O sistema de distribuição de travagem está desequilibrado.
Deve ser uma das bombas nas couves.

Deves ir ver isso o quanto antes.

Se necessitares de fazer uma travagem de emergência (a fundo) a uma
velocidade jeitosa (em AE, por exemplo), podes entrar em pião. E o mais
certo é mesmo entrarem em pião, e só não terás um acidente se tiveres
muita sorte.

estou mais virado para esta

Em primeiro lugar obrigado a todos pelas opiniões [;)]

Ainda não procurei as causas para este problema mas encontrei um ponto chave que provavelmente terá alguma importância, ou seja, acabei por me aperceber que isto não acontece aquando de travagem em linha recta, acabando por se fazer sentir em situações que exigam travagem e viragem do volante para um dos lados. Como o carro não tenho ABS pensei que talvez estivesse aí o problema (curva+travagem), mas sinceramente não acredito muito nesta situação :confused::confused:
O que é certo é que em linha recta não tenho qualquer tipo de problema o que me leva também a considerar a hipotese de serem os amortecedores traseiros os culpados [8b] Não sei qual o teste a ser realizado para verificar o estado dos amortecedores..:confused:

Cumps

Pessoal,

Aqui há dias fui obrigado a fazer uma travagem de emergência quando circulava a ~90 Km/h.

O meu carro não tem ABS pelo que a derrapagem ainda foi relativamente grande até parar.

A questão (talvez um pouco parva[:D]) é:

-Desde esse dia que, em andamento, sinto uma ligeira trepidação do carro, presumo que bindo das rodas da frente.
Esta sensação varia com a velocidade, ou seja, quanto maior a velociade mais sinto e ouço espécie de um "tuc, tuc, tuc".

Será possível que os pneus tenham ficado "quadrados"[:D]:sh)?

Os Pneus têm cerca de 20 - 25.000 Km.[;)]

Pessoal,

Aqui há dias fui obrigado a fazer uma travagem de emergência quando circulava a ~90 Km/h.

O meu carro não tem ABS pelo que a derrapagem ainda foi relativamente grande até parar.

A questão (talvez um pouco parva[:D]) é:

-Desde esse dia que, em andamento, sinto uma ligeira trepidação do carro, presumo que bindo das rodas da frente.
Esta sensação varia com a velocidade, ou seja, quanto maior a velociade mais sinto e ouço espécie de um "tuc, tuc, tuc".

Será possível que os pneus tenham ficado "quadrados"[:D]:sh)?

Os Pneus têm cerca de 20 - 25.000 Km.[;)]

Quadrados não diria, mas é possível que tenham ficado irremediavelmente danificados.

Quadrados não diria, mas é possível que tenham ficado irremediavelmente danificados.

Ainda não experimentei grandes velocidades, mas a cerca de 100 Km/h quase que não sinto nada.

A mais de 100 Km/h ainda não andei.

Sente-se e ouve-se mais por volta dos 40 - 80 Km/h.

[;)]

Epá é chato pq os pneus ainda têm muito piso.:(

Back