Questão e ajuda

Fonc

New member
Boa tarde.

Estou com o dilema e estou a tentar decidir o que fazer com o meu carro. Neste momento tem cerca de 145 mil km, já levou um turbo reparado, motor 1300 diesel, uma peça na embraiagem e já teve um problema de direção assistida (que pelos vistos me disseram ser normal).

Neste momento o meu carro está com um comsumo de óleo muito elevado, levou cerca de dois litros em cerca de 2000km.

Um mecânico aqui da zona, de confiança, diz que pode analisar e ver, o que poderá ficar com um arranjo de entre os 100 e 2000 euros.

Por outro lado estão a oferecer-me 6000€ pelo carro na troca de outro.

Opiniões? Obrigado

Apesar de ja teres gasto algum dinheiro no carro e isso irá continuar a acontecer na minha modesta opinião o melhor a fazeres é mesmo trocares de carro.
Mas faz uma boa escolha, se tiveres duvidas a malta esta aqui para ajudar [;)]
Mas que boa ajuda que deste [:D]

Em relação ao problema, eu diria que vem tudo do turbo. É a razão mais comum para excessos de consumo de óleo (duvido que já seja vedantes ou segmentos, mas poderá ser.) Daí o teu mecânico também te dar uma estimativa de preços tão vaga.
E seja como for, não é muito normal já ter levado um turbo com essa quilometragem. Há imensos motores iguais com bem mais de 200 mil com o turbo original.
Além do consumo de óleo excessivo não há outros sintomas?

Eu tentaria ver qual é o problema que tem e aí é que decidiria o que lhe fazer. Uma coisa é teres um carro com 10~11 anos e saberes o que tens, outra coisa é meteres-te noutra aventura que poderá ser tão ou mais dispendiosa.
Se é para o venderes para o trocar por um carro de valor similar, mais vale estar quieto. Se for para comprar algo mais recente e mais caro, aí o caso muda de figura.

Última edição:
Que eu tenha detectado, não. No entanto o Mecânico deu uma volta com ele e diz que ele não anda a puxar bem.
Tem filtro de partículas?
Notas algum fumo azul/branco ao conduzir?

Assim de cabeça só me vem o turbo e segmentos/vedantes das válvulas à mente. Mas o teu mecânico saberá melhor que alguém aqui.

No caso estão a oferecer esse valor para comprar um Ford festa novo
Se é para comprar novo e vires que a despesa de reparação é cara, avança para o Fiesta. Era o que eu faria.

Tem filtro de partículas?
Notas algum fumo azul/branco ao conduzir?

Assim de cabeça só me vem o turbo e segmentos/vedantes das válvulas à mente. Mas o teu mecânico saberá melhor que alguém aqui.

Se é para comprar novo e vires que a despesa de reparação é cara, avança para o Fiesta. Era o que eu faria.

Sim, tem filtro de partículas e deita fumo branco, desde que o comprei. Sempre fiz tudo direito por causa disso, mas mesmo assim. Estou a pensar no assunto seriamente

Fumo branco é quase sempre turbo.
Um turbo recondicionado para esse motor não será muito caro, tens é de ter atenção à garantia que te dão, caso seja realmente isso e decidas avançar para a reparação.

Fumo branco é quase sempre turbo.
Um turbo recondicionado para esse motor não será muito caro, tens é de ter atenção à garantia que te dão, caso seja realmente isso e decidas avançar para a reparação.

Fumo branco pode também ser gasóleo mal comprimido.

O ideal era perceber porque foi trocado o turbo, qual o problema do anterior e como morreu?

Quem vai a conduzir pode ter dificuldade até de perceber quão negro é o fumo do escape que sai do seu carro...

Entre fumos brancos e azuis a dificuldade torna-se ainda maior!

https://costeffective.com.au/2017/03/05/diesel-smoke-tells-you-a-story/

Isso tem de ser bem analizado por quem perceba do assunto... pode ser tudo! Ou apenas uns injectores para substituir...

Mas 1 litro de óleo a cada 1.000 km (tens mesmo a certeza destes valores?) isso é um fogareiro andante... se for do turbo ou vedantes do turbo... isso já nem é um motor... a minha churrasqueira faz menos fumo que isso e nem gasta óleo... é só carvão!

Não sei de onde és... há um gajo competente em motores diesel em frente ao IKEA de Alfragide, por exemplo!

Voltar
Superior