Rachadores de lenha

jotadani

New member
Boas, pessoal. Visto ter à minha disposição lenha de sobro à discrição, e como andar a rachar 3 ou 4 toneladas por ano com cunhas e marreta já agonia, lembre-me de comprar um rachador eléctrico de lenha. Visto o dinheiro não abundar, vi uns que rondavam os 250 euros com 7 toneladas de força em sítios tipo Bricomarche. a minha dúvida é se 7 toneladas de força serão suficientes para rachar esses troncos de sobro, ou se terei de comprar algo mais potente? Se alguém entender da poda, por favor opine.
Cumprimentos.

Não sou grande entendido na matéria, mas tenho um familiar com um desses baratos, e a conclusão é que serve para coisas pequenas, sem grandes nós ou lenhas duras. No fundo, para utilização doméstica.

Eu talvez sugerisse algo um pouco melhor, mas aguardemos por outras opiniões...

Não sou grande entendido na matéria, mas tenho um familiar com um desses baratos, e a conclusão é que serve para coisas pequenas, sem grandes nós ou lenhas duras. No fundo, para utilização doméstica.

Eu talvez sugerisse algo um pouco melhor, mas aguardemos por outras opiniões...

Também acho o mesmo.
Esses mais baratos talvez façam o trabalho, mas com muito esforço. Talvez um tronco mais grosso e ele se veja a rasca para fazer o serviço.

Pois... eu também acredito que sim. O problema aqui é que é um desses ou nenhum, e um gajo tá sempre à espera que venha uma voz dos céus que diga:"compra que vai dar para rachar toros de sobro" lol [:)]

Esses rachadores são bons é para rachar palitos, para se rachar madeira grossa e com nós é bem preciso algo mais potente.

Conforme referido, esses pequenos servem mas para madeira mais pequena.

O melhor seria mesmo arranjar um hidráulico. Há quem os faça e o preço andará nos 300€ (ou qualquer coisa mais).

Mas esses hidráulicos, aguentam e bem.

Tentar falar com sítios que vendam lenha rachada, que os mesmo poderão ter conhecimentos de quem os produza, ou pode ser, que os mesmos os produzam.

Last edited:
Há rachadores de lenha hidráulicos monofásicos de 5 e 6 toneladas que dão bem para lenha de 40-50cm de diâmetro, ou mesmo um pouco mais se estiver seca, e são duráveis, mas custam por volta dos 400 a 500 euros.
Um rachador monofásico de 7 toneladas já devia dar para lenha de 50-60cm mas por 250 euros temo bem que seja pouco durável. Posso estar completamente enganado mas esses rachadores "domésticos" não estão feitos para rachar 4 toneladas de lenha todos os anos. Isso ao fim das primeiras 2 toneladas já deve começar a ganhar folgas e empenos.

o meu tio tinha um hidraulico trifásico com pedal e tudo trifásico

mas feito por ele! mas só tinha um pequeno defeito era um pouco lento mas devia de fazer +- umas 15t de força ou mais!

Rachar lenha à marreta e cunha? Que paciência.

Na minha opinião, quem não for um vendedor de lenha que têm que passar dias inteiros a rachar a mesma, o melhor é mesmo um bom machado. Se for bom e estiver afiado é fácil rachar qualquer tipo de madeira e diâmetro, desde que ainda esteja verde. Para alem de ser um óptimo exercício.

Porque n compras um motoserra electrico? Eu customava cortar lenha com um e desenrasca.

A lenha já está toda cortada com motoserra. O problema são os cepos de grande diâmetro que têm de ser abertos em 3 ou 4 cavacas.
Bem, acho que vou pôr a marreta e as cunhas a jeito...Vão ser umas belas duas semanas de férias![:D]

Se for só para esta vez, porque não tentas alugar um, ou comprar o serviço? Se calhar arranjas alguém que vá racha-la, e pagas apenas o serviço, se calhar pagas menos que o preço da máquina, e ficas com a certeza que fica feito, e sem muitas preocupações.

Aproveito o tópico para ver se alguém tem ideia do que se possa passar com um rachador que me deram, já porque não estava em condições.

O rachador é igual a este de 5 ton: Matrix LS-5-520

Está "novo". Duvido que alguma vez tenha chegado a rachar algum pau, a analisar pela tinta. Mesmo com um tronco de 5 cm, mal encosta e pára logo. Não tem força nenhuma.

Vi o nível do óleo e estava baixo. Tive que meter cerca de 1l, mas ficou igual.

Alguém faz ideia do que possa ser?

Last edited:
Não consigo ver foto! vé se esta purgado! pode ter oleo mas com ar a mistura, e isso tira a potencia toda. Também pode ter um defeito na segurança.(se esta existir)

Tem um "sangrador de ar" mas já tentei com ele aberto e fechado e nada [s)]

Será que o problema se deve a ter estado com pouco óleo? Não há sinais de ter perdido óleo e quando disse que lhe meti 1 litro, possivelmente ainda foi mais.

Segurança ainda não entendi se existe. Tem um botão vermelho para ligar e um botão que diz "reset", mas que carreguei e me pareceu que não faz nada. Depois tem o manípulo para acionar o macaco.
O botão vermelho não se segura. Ou seja, para trabalhar preciso de 1 mão no botão e outra no manípulo. Não me parece bem, mas acho que é mesmo assim.

O raio do site alemão nem um manual de instruções tem [8b][8b] Já os contactei, pode ser que respondam [:p]

Já tentei tirar o ar. Cheguei mesmo a tirar o parafuso de todo. Pareceu-me que ouvi ar a sair mas está igual.

Não tem mesmo força nenhuma.
O único afinador que tem até estava lacrado e parece-me ser para a velocidade.

Estou habituado a trabalhar com rachadores e outros macacos mas ligados a um tractor. Este está a fazer-me confusão porque o motor trabalha bem, mas o macaco não dá força nenhuma.

Se o site não responder, parece-me que vou começar a desmontar aquilo [:p]
El último caso, aproveito 1 macaco e 1 motor [:p]

É verdade a maioria dos rachadores tem de trabalhar com o parafuso desenroscado.

Aproveito o tópico para ver se alguém tem ideia do que se possa passar com um rachador que me deram, já porque não estava em condições.

O rachador é igual a este de 5 ton: Matrix LS-5-520

Está "novo". Duvido que alguma vez tenha chegado a rachar algum pau, a analisar pela tinta. Mesmo com um tronco de 5 cm, mal encosta e pára logo. Não tem força nenhuma.

Vi o nível do óleo e estava baixo. Tive que meter cerca de 1l, mas ficou igual.

Alguém faz ideia do que possa ser?

Ou tens ar no sistema, ou o embolo do hidráulico pode estar roto. Ou então, a bomba esta a rodar ao contrario, mas isso duvido muito.
Tens manómetro para montar a saída da bomba, para ver se faz pressão?

Back