Radiadores de gasóleo - ponto de congelamento?

Artur Costa, nos novos CR's o arrefecimento dá-se no filtro, durante o retorno.
Pelo menos nos casos especificos dos novos CR's de alta pressão Delphi.

Arrefecer o gasoleo antes da combustão, não tem qualquer lógica, até porque em algumas situações ele é aquecido para facilitar a combustão(em países com temperaturas negativas), pois, o gasoleo tradicional tem enorme dificuldade em entrar em combustão, no caso de motores com "baixa" taxa de compressão.
Actualmente para minimizar este problema, os motores vêm equipados com velas cerâmicas e os CR's fazem uma pre injecção de aquecimento.
Por outro lado, o diesel com alto teor em cetano também facilita a combustão e, é recomendado para os CR's modernos.

3com: Todos eles vao ao filtro so que depois passam por um IC.

Eu n percebo pq é preciso velas hj em dia e se pensares bem tb vais perceber q n.
O gasoleo xega ao rail a 20graus , é comprimido para 1700bars e qd sai po motor ja ta suficientemente quente para a combustao. O mesmo acontece cm os Pumpe Duse.
Agora , cmo sabes , o gasoleo n é todo injectado e dps de comprimido atinge temperaturas mta altas e tem de voltar ao filtro e deposito.
Se n existir no meio nd para arrefercer e por exemplo tiveres o deposito na reserva e fores nas 4500rpm cm 40graus la fora derrepente tens o gasoleo no deposito a mais de 100graus(facilmente) e estas a puxar um liquido dilatado e quente que ainda vai ser comprimido e aumentar a temperatura e qd entrar no motor quente ainda vai piorar a mistura e aumentar as EGTs.

Cumps

citação:Originalmente colocada por Artur Costa

3com: Todos eles vao ao filtro so que depois passam por um IC.

Eu n percebo pq é preciso velas hj em dia e se pensares bem tb vais perceber q n.
O gasoleo xega ao rail a 20graus , é comprimido para 1700bars e qd sai po motor ja ta suficientemente quente para a combustao. O mesmo acontece cm os Pumpe Duse.
Agora , cmo sabes , o gasoleo n é todo injectado e dps de comprimido atinge temperaturas mta altas e tem de voltar ao filtro e deposito.
Se n existir no meio nd para arrefercer e por exemplo tiveres o deposito na reserva e fores nas 4500rpm cm 40graus la fora derrepente tens o gasoleo no deposito a mais de 100graus(facilmente) e estas a puxar um liquido dilatado e quente que ainda vai ser comprimido e aumentar a temperatura e qd entrar no motor quente ainda vai piorar a mistura e aumentar as EGTs.

Cumps
O gasoleo chega quente à camara mas o ar não.... e, mesmo enquanto mistura, não fica quente o suficiente para permitir combustões "on the edge", maximizando a potência máxima.
Ainda para mais quando a taxa de compressão efectiva é cada vez mais baixa... < 16:1.

Mas o retorno dá-se no common rail ou na bomba injectora ? [:0]
Sinceramente, desconheço sistemas que façam o retorno depois do combustivel estar a alta pressão, isto é, depois de atingir o rail.

O gasoleo de retorno é arrefecido pelo gasoleo frio, vindo do tanque.
Por isso é que os novos filtros são os trambolhos.

O rail n faz retorno dps de comprimir?
Entao o gasoleo akece por milagre so pode ...

Cumps

Uma coisa é o rail comum a todos os injectores, outra é a bomba....
O CR faz retorno onde, na bomba ou na régua/esfera ?

Ora bem, o Artur Costa já explicou tudo:)

A intenção é mesmo arrefecer o gasóleo que sai no retorno, isto é, o execesso de gasóleo que é comprimido e depois não utilizado no ciclo de injecção.
Quem tiver o vag-com com facilidade faz um log à temperatura do combustível e detecta facilmente temperaturas de mais de 100º, bem mais...ora como o gasóleo do retorno é levado ao filtro, o gasóleo que está no filtro é aquecido e o ciclo repete-se...novo ciclo de injecção, mais aquecimento...e quanto mais temperatura, mais altas ficam as EGT's (exaust gas temperature), logo mais quentefica o turbo que pode levar a um desgaste prematuro do mesmo...ou até mesmo a que as pás do mesmo agarrem...

Isto passa-se quer com os motores CR, quer com os PD... e todos eles já trazem de fábrica um radiador (ou melhor, um difusor de calor), situado por debaixo do carro, que em dias bem quentinhos e que se solicite um pouco mais o motor não chega para arrefecer o suficiente... quem quiser pode verificar isto com facilidade...em carros a gasóleo mais antigos, se forem abrir o depósito de combustível no verão, ele não tem muita pressão acumulada ao retirar o tampão...agora num destes mais modernos tem e não é pouca, pressão essa que é gerada pelo calor a que o diesel circula nas tubagens....

A instalação no retorno do motor, imediatamente antes do filtro, ou na admissão, logo após o filtro, já terá a ver com o nível de preparação que se tem e a necessidade de arrefecimento que se verifica.
O radiador que o Artur Costa mostra dos BMW, se não estou em erro está montado no retorno, e istalado no parachoques frontal.

E já agora Artur Costa, tens a referência desse radiador, bem como o preço dele?
Agradecia, pois é uma hipótese válida para o que eu pretendia ;)

3Com: É obvio k tava a falar do Rail comum... n tens outro rail nos CRs... e bomba so tens no deposito. No meu caso (TDI110) é k tem uma bomba injectora.

LB: A referencia n tenho aqui... posso te dar mas é facil de arranjar , vais a BMW e pedes o IC de gasoleo de um 320d ou 530d e fica te por 67€ + IVA , depois so o tens de instalar e adaptar.

Eu so tenho o IC a 2as semanas e ainda n tive tempo de fazer um log... esta montado no retorno e a apanhar ar junto ao IC de ar por isso deve ter um funcionamento mto eficiente.
A unica desvantagem que vi é que o gasoleo cmo tb n aquece tao depressa o motor parece me akecer uma pouco mais devagar ,principalmente qd entro em AE onde a temp do oleo n sobe tao depressa (provavelmente pela temperatura de combustao mais baixa).
De qq forma tenho soluçao para isso pois a grelha de origem é tapada e basta mudar de grelha (a da foto foi modificada pa passar ar).

Ja vi casos de estar montado na admissao mas so se deve usar isso qd ja se tem um no retorno (pelo menos a meu ver é o correcto).

Cumps

Artur Costa, thanks :)

A ideia é aplicar um num motor TDi PD, de forma que no verão as temperaturas não subam em demasia, de forma que as EGT's não subam para valores perigosos para o turbo...

Outra coisinha, para quem quiser saber... se as temperaturas das EGT's subirem acima de certa temperatura, a centralina corta injecção de combustível, de forma a que estas não danifiquem os componentes do motor e do turbo....a aplicação de um radiador destes vai evitar isso, pelo menos em parte, pois como já foi explicado, as EGT's vão ficar mais controladas;)

LB: So uma correcçao , a ECU n sabe as EGTs , ela simplesmente calcula com a temperatura do gasoleo mais a temperatura do ar da admissao(depois de comprimido).Se tiveres a injectar ar a 70graus e gasoleo a 100 a ECU ja sabe que vai ter EGTs altas e tira um pouco de gasoleo.
Nos PDs o mapa vai tirando conforme as temps de gasoleo nem liga as temps de admissao... pq sera? ;)

Cumps

citação:Originalmente colocada por LB

Ora bem, o Artur Costa já explicou tudo:)

A intenção é mesmo arrefecer o gasóleo que sai no retorno, isto é, o execesso de gasóleo que é comprimido e depois não utilizado no ciclo de injecção.
Quem tiver o vag-com com facilidade faz um log à temperatura do combustível e detecta facilmente temperaturas de mais de 100º, bem mais...ora como o gasóleo do retorno é levado ao filtro, o gasóleo que está no filtro é aquecido e o ciclo repete-se...novo ciclo de injecção, mais aquecimento...e quanto mais temperatura, mais altas ficam as EGT's (exaust gas temperature), logo mais quentefica o turbo que pode levar a um desgaste prematuro do mesmo...ou até mesmo a que as pás do mesmo agarrem...

Isto passa-se quer com os motores CR, quer com os PD... e todos eles já trazem de fábrica um radiador (ou melhor, um difusor de calor), situado por debaixo do carro, que em dias bem quentinhos e que se solicite um pouco mais o motor não chega para arrefecer o suficiente... quem quiser pode verificar isto com facilidade...em carros a gasóleo mais antigos, se forem abrir o depósito de combustível no verão, ele não tem muita pressão acumulada ao retirar o tampão...agora num destes mais modernos tem e não é pouca, pressão essa que é gerada pelo calor a que o diesel circula nas tubagens....

A instalação no retorno do motor, imediatamente antes do filtro, ou na admissão, logo após o filtro, já terá a ver com o nível de preparação que se tem e a necessidade de arrefecimento que se verifica.
O radiador que o Artur Costa mostra dos BMW, se não estou em erro está montado no retorno, e istalado no parachoques frontal.

E já agora Artur Costa, tens a referência desse radiador, bem como o preço dele?
Agradecia, pois é uma hipótese válida para o que eu pretendia ;)
O mesmo não se passa nos CR's...
Pois, os CR's modernos ao contrário do que já se afirmou por aqui, não fazem retorno na rampa, fazem no injector e na bomba.
O da bomba é obvio, é o excedente de combustivel que não foi comprimido e, apenas foi utilizado para arrefecer a propria bomba. (o débito é constante para manter a bomba a baixas temperaturas)
Esse retorno vai novamente para o tanque de combustivel, que, dada a enorme massa de combustivel contida nele, o gasoleo quente é uma gota no oceano.
O retorno dos injectores, geralmente vai ao filtro, que está preparado para permutar o calor. ( pelo menos no caso dos Delphi )

Provavelmente esse sistema Bosch que a BMW utiliza não faz retorno ao tanque, daí o radiador para dissipar o calor.

PS: aqui está o exemplo da DElphi:
http://ppd.delphi.com/pdf/ppd/pwrtrn/dsl_multec_dcr.pdf

3Com: É obvio k tava a falar do Rail comum... n tens outro rail nos CRs... e bomba so tens no deposito. No meu caso (TDI110) é k tem uma bomba injectora.

Artur, nos novos CR's não tens retorno no rail....

Quanto à questão do aquecimento do gasoleo, é do retorno da bomba, que utiliza o gasoleo para permutar o calor.( mas lá está, estamos a falar de CR's modernos ou da primeira geração? )

Como te disse anteriormente, excluindo os CR's de primeira geração e o Bosch/Fiat, não conheço nenhum com retorno no rail.

Tenho um ibiza TDI de 100cv de 2002 e foi das primeiras coisas que perguntei na marca, na altura deram tambem a justificação do sistema trabalhar com presões de injecção muito altas, pode chegar a 2000 BAR, logo consequentemente maior aquecimento do gasóleo.

Já agora ainda não foi referido que o ponto de inflamação do gasóleo é de 66ºC, logo em caso de acidente se o gasóleo estiver a uma temperatura >= a 66ºC este pode inflamar por uma faisca e provocar uma explosão.

A titulo de curiosidade sabem qual é o ponto de inflamação da gasolina ...;)

Ora bem, durante o fim de semana surgiu uma outra dúvida....qual o ponto de congelamento do gasóleo, ao ponto de poder obstruir o radiador?

A dúvida coloca-se, pois ao colocar de manhã o carro a trabalhar, se este ficar a dormir na rua e com temperaturas ambientes abaixo de 0º, será que poderá solidificar ou alterar a sua densidade ao ponto de obstruir o radiador e por consequência o sistema de injecção?

Contribuições agradecem-se :)

citação:Originalmente colocada por LB

Ora bem, durante o fim de semana surgiu uma outra dúvida....qual o ponto de congelamento do gasóleo, ao ponto de poder obstruir o radiador?

A dúvida coloca-se, pois ao colocar de manhã o carro a trabalhar, se este ficar a dormir na rua e com temperaturas ambientes abaixo de 0º, será que poderá solidificar ou alterar a sua densidade ao ponto de obstruir o radiador e por consequência o sistema de injecção?

Contribuições agradecem-se :)

Não sei qual é o ponto de congelamento... mas em países "frios" geralmente misturam gasolina ao gasoleo para evitar esse congelamento... penso eu de que...

Voltar
Superior