Rádio - DAB - informação texto e logotipo

elbmurcs220

New member
Boas

Esta funcionalidade dos rádios mais recentes, de mostrar o logotipo da estação de rádio, nome da música, etc, depende da tecnologia DAB? Ou mesmo por FM essa informação é transmitida?

Depende dos sistemas de entretenimento, mas os logotipos costumam ser mostrados na maioria das estações. As informações da música e outras que queiram passar já chegam pelo sinal normal há muitos anos.

Em relação ao DAB, pensei que houvesse algumas rádios que funcionassem de forma digital, mas nunca vi o símbolo da emissão digital activo.

Depende dos sistemas de entretenimento, mas os logotipos costumam ser mostrados na maioria das estações. As informações da música e outras que queiram passar já chegam pelo sinal normal há muitos anos.

Em relação ao DAB, pensei que houvesse algumas rádios que funcionassem de forma digital, mas nunca vi o símbolo da emissão digital activo.

Já houve emissores DAB da RDP em Portugal, mas foi um fracasso, ninguém aderiu.

No meu carro em FM não aparece o logotipo e usa imagem genéricas, supostamente só em DAB.

Não será o radio que descarrega os logos de outra fonte que não FM?

Eu num Porsche de 2020 penso que já vi DAB em Portugal, até tinha a foto do álbum com a música que estava a passar. Foi na zona norte de Portugal.

Mas no meu golf 8 nunca consegui meter a passar DAB, não me aparece qualquer emissora compatível.

O sinal DAB foi desligado em Portugal em 2011.
O que se vê agora são as rádios on-line possível ouvir por dados móveis. Seja em carros com ligação a net, ou o telemóvel ligado ao carro por Android Auto.

Isto é FM. Numa das últimas actualizações na marca ficou este logo agarrado a Comercial.
58a7f3edf3a29a4415b40ec13268f490.jpg

Última edição:
O que se vê agora são as rádios on-line possível ouvir por dados móveis. Seja em carros com ligação a net, ou o telemóvel ligado ao carro por Android Auto.

Isto é FM. Numa das últimas actualizações na marca ficou este logo agarrado a Comercial.
Tenho o mesmo logo no meu

Não sei que sinal é usado, mas mesmo sem net, os logos das radios, nomes de programas e músicas aparecem sempre.

Por isso esse sinal, seja qual for, ainda será usado.

Oi? E qual é a ideia? Se podes ouvir radio por ondas de Radio...

Voltar
Superior