Ralenti alto e instavel! Xantia 2.0

PauloFVF

New member
Hoje fui dar uma volta com o xantia e aproveitei para (em segurança) puxar um pouco por ele, a ver os problemas etc, para depois quando por na oficina explicar ao mecanico!

O ralenti está muito alto (1500/1700rpm) .......e quando puxo por ele um pouco, depois o ralenti em vez de ficar constante nas 1500/1700RPM fica instavel......subido até aos 2000Rpm e depois descendo para os 1500RPM!

isto pode ser o que?

já tenho umas ideias.....mas digam-me o que pensam!

[;)]

(sensor de ralenti?!)

Última edição:
Hoje fui dar uma volta com o xantia e aproveitei para (em segurança) puxar um pouco por ele, a ver os problemas etc, para depois quando por na oficina explicar ao mecanico!

O ralenti está muito alto (1500/1700rpm) .......e quando puxo por ele um pouco, depois o ralenti em vez de ficar constante nas 1500/1700RPM fica instavel......subido até aos 2000Rpm e depois descendo para os 1500RPM!

isto pode ser o que?

[;)]

(sensor de ralenti?!)

Esse motor é um RFX (XU10J2C/Z) certo???

Esquece o actuador de ralenti, isso gasta é uma válvula de controlo de ar de ralenti.., que condiciona a abertura da borboleta e deixar passar o ar necessário para fazer o regime de mínimo.

ah é? e então.......será essa valvula que está "avariada"? ....nao fecha o que deveria fechar??

que achas disso?(€€)

tenho que ver se as reparações valem a pena!:confused:

ah é? e então.......será essa valvula que está "avariada"? ....nao fecha o que deveria fechar??

que achas disso?(€€)

tenho que ver se as reparações valem a pena!:confused:

Esse motor não tem afinações, deverá estar essa válvula avariada. O ideal era descobrir um motor desses na sucata... porque essas peças são sempre caras na origem. Mas como sempre recomendo-te a ir à oficina primeiro para fazerem o diagnóstico e pedir um orçamento. Por vezes um tubo ou uma ficha provocam falhas e não necessáriamente uma peça avariada. Nada como mandar verificar o que se passa, o carro já tem uns anos e podem ter sucatado alguma coisa.

Esse motor não tem afinações, deverá estar essa válvula avariada. O ideal era descobrir um motor desses na sucata... porque essas peças são sempre caras na origem. Mas como sempre recomendo-te a ir à oficina primeiro para fazerem o diagnóstico e pedir um orçamento. Por vezes um tubo ou uma ficha provocam falhas e não necessáriamente uma peça avariada. Nada como mandar verificar o que se passa, o carro já tem uns anos e podem ter sucatado alguma coisa.

:sh) já tou a ver o que vai sair daqui.......

(ai as saudades do primera [:p] )

ainda por cima este motor 2.0i de 8v nao é muito comum ......pa encontrar peças na sucata pra isto vai ser bonito vai!

Mas isso é assim tão caro na origem? .....:sh) que degredo....

obrigado pelas respostas[;)]

Desmonta a válvula de ralenti e limpa por dentro com spray lubrificante. Aproveita e limpa também a borboleta de admissão.

Pois, eu conheço isso nos polos .....mas não sei proceder a essa limpeza!!!e penso que deve ser mais grave que isso, pois normalmente a sujidade só por si faz um ralenti inconstante......mas neste caso o ralenti não só é inconstante como também está sempre acelerado, e puxando pelo motor um pouco o ralenti ganha uma verdadeira vida própria [:D] :sh) !!

Não sejas mandrião. Pega nuns trapos limpos, papel de cozinha, WD-40, desmonta o corpo da borboleta e a válvula referida pelo Telmauto que faz o bypass à borboleta, limpas isso tudo até parecer novo e voltas a pôr tudo no sítio. Pode ser que melhore...

O consumo anda normal ou alto? Penso que o sensor de temperatura do líquido faria aumentar o consumo ao dar permanentemente informação de temperatura baixa.

Não sejas mandrião. Pega nuns trapos limpos, papel de cozinha, WD-40, desmonta o corpo da borboleta e a válvula referida pelo Telmauto que faz o bypass à borboleta, limpas isso tudo até parecer novo e voltas a pôr tudo no sítio. Pode ser que melhore...

O consumo anda normal ou alto? Penso que o sensor de temperatura do líquido faria aumentar o consumo ao dar permanentemente informação de temperatura baixa.

mas é que eu não tenho conhecimentos práticos suficientes para fazer isso confiante!

há 2 semanas desmontei o carburador da mota para limpar, e depois já me faltavam peças [:D] (mas lá consegui)

e falta-me espaço iluminado! a minha garagem tem um défice de iluminação, e não me vou por no meio da columbano a mexer no xantia![:D]

mas obrigadão pela força![;)]

isto pode ser o que?

[;)]

(sensor de ralenti?!)
valvula de relantim avariada ou sensor sujo!

Voltar
Superior