Raspberry Pi, um computador por cerca de 30€

Nuno156

New member
Já saiu o Raspberry Pi.

Raspberry Pi - Wikipedia, the free encyclopedia

The Raspberry Pi is a single-board computer developed in the UK by the Raspberry Pi Foundation. The foundation plans to release two versions, priced at US$25 and $35 (~GB£16 and ~£22). The Foundation started accepting orders for the $35 model on 29 February 2012.[4] The Raspberry Pi is intended to stimulate the teaching of basic computer science in schools.
(...)

300px-Raspberry_Pi_Beta_Board.jpg

Na mesma onda:

Arduino - Wikipedia, the free encyclopedia

300px-Arduino316.jpg

Projectos ARDUINO:

Vamos ver que tipo de projectos irão sair do RASPBERRY PI...
[:cool:]

Ui eu já trabalhei com um semelhante há mais de 10 anos, Com o famoso Atmel.
A grande diferença é que com 30€ se calhar só comprava a caixa onde ele vinha.

Diz antes a evolução na integração de circuitos e na redução dos custos de produção deste tipo de sistemas.

Onde arranjavas um SoC ARM11 por esse preço?

Naaaaaa...
Isto é como os medicamentos. A maior fatia dos custos estão nas patentes,
e não nos componentes.

Naaaaaa...
Isto é como os medicamentos. A maior fatia dos custos estão nas patentes,
e não nos componentes.

Nem por isso, patentes dos cores da ARM andam na casa dos 5 cêntimos de média por peça, dentro da gama toda da ARM(ARM7/11,Cortex XX...).

Já licenças, são pagas por autorização de uso da arquitectura ARM e incluem um bolo total e não por peça fabricada/vendida.

No entanto a média dos custos de patentes e licenciamento para a arquitectura ARM é de 8 cêntimos por peça. Existem factores que podem influenciar este valor, por exemplo caso os cores sejam encomendados directamente ao fabricante de bolachas de silício(TSMC) ou a um wholesale core producer como por exemplo a Samsung.

Raspberry Pi! Alguém tem?

Raspberry Pi! Alguém tem?

Viva.

Alguém já comprou um Raspberry Pi, o célebre computador de 25 dólares, do tamanho de um cartão de crédito?

300px-RaspberryPi.jpg

Já chegou o meu há dias. Estou a pensar em arranjar um écrã TFT barato e transformá-lo numa moldura digital, ou então nisto: [kiss]

Raspberry_Pi_MAME.jpg

Alguém com um por aqui?

Já ando há bastante tempo a pensar em adquirir uma brincadeira dessas, mas ainda não tive o feedback de ninguém... [s)] Depois diz-nos como corre a aventura, eheh, estás a servir de cobaia [:D][:p]

Obrigado! [;)]

Já ando há bastante tempo a pensar em adquirir uma brincadeira dessas, mas ainda não tive o feedback de ninguém... [s)] Depois diz-nos como corre a aventura, eheh, estás a servir de cobaia [:D][:p]

Obrigado! [;)]

Até agora, não fiz muito. Comprei o de 512MB, mais uma caixinha transparente, e um carregador Sony-Ericsson para alimentação (é uma ficha USB mini B).

Já tinha um SD card de 16GB, meti-lhe um Wheezy Raspbian, e já está a bombar. Vem com Python 2.7 e 3.2, portanto vai dar para fazer umas coisinhas interessantes.

Eu comprei o meu há uns meses mas, por falta de tempo, ainda só instalei uma distro debian e o arranquei uma vez... Secalhar se me lembrasse de algum projecto interessante e desafiante talvez arranjasse um pouco mais de tempo.:sh)

Seria porreiro transformar este tópico num "diário de bordo dos raspberry pi" [kiss], era mais um assunto que estaria coberto no AHO...

Cumps,
Gonçalo

Back