Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
citação:Originalmente colocada por C3_soul
Permitam me um pequeno off topico mas acabei de ter um sensação de deja vu com este tópico [:0][:0]![]()
citação:Originalmente colocada por Zizo
Não encontrei nada na pesquisa.
Eu perguntei isto porque na Bélgica a Radio Contact apresenta o nome da música, interprete e o ano.
Será que as rádios portuguesas não conseguem fazer isso?
Pelo que sei, tambem serve para sintonizar a mesma estação mas noutra zona.
Vou dar um exemplo:
Estás em lisboa a antena 3 é vamos supor a 99.1, mas chegas a setubal e lá a antena 3 é 102.3, o RDS muda automáticamente para a frequência 102.3 (setubal) porque esta é a mais forte
![]()
Não encontrei nada na pesquisa.
Eu perguntei isto porque na Bélgica a Radio Contact apresenta o nome da música, interprete e o ano.
Será que as rádios portuguesas não conseguem fazer isso?
citação:Originalmente colocada por SilverArrow
Vou dar um exemplo:
Estás em lisboa a antena 3 é vamos supor a 99.1, mas chegas a setubal e lá a antena 3 é 102.3, o RDS muda automáticamente para a frequência 102.3 (setubal) porque esta é a mais forte
![]()
Sempre houvi dizer isto, mas acho que é mito...
citação:Originalmente colocada por SilverArrow
Vou dar um exemplo:
![]()
Sempre houvi dizer isto, mas acho que é mito...
nem maiscitação:Originalmente colocada por fmsantos
O Radio Data System, ou RDS é um sistema de transmissão de dados digitais usando emissores de radiodifusão em FM. O RDS permite visualizar várias informações sobre a estação de rádio sintonizada, como o nome da rádio, tipo de programação,etc. O RDS está largamente difundido na Europa, mas tem menos sucesso nos Estados Unidos da América.
O RDS usa uma subportadora de 57 KHz para transmitir dados à velocidade de 1187,5 bits por segundo. Os 57 KHz são a terceira harmónica do piloto de FM estéreo, por isso, não causam interferências ou intermodulação com os canais de som. A transmissão de RDS está sujeita a uma correcção de erros para garantir a sua correcta descodificação pelo receptor de rádio.
citação:Originalmente colocada por ClioII
Podes tb, no auto-rádio, activar uma função de trânsito. Assim, se uma emissora começa a difundir informações de tráfego, pode aumentar o volume do rádio ou, se estiveres a ouvir CD, o CD é automaticamente calado e passas a ouvir a informação de trânsito.
Podes tb, no auto-rádio, activar uma função de trânsito. Assim, se uma emissora começa a difundir informações de tráfego, pode aumentar o volume do rádio ou, se estiveres a ouvir CD, o CD é automaticamente calado e passas a ouvir a informação de trânsito.
TP. Está sempre activado![]()
citação:Originalmente colocada por Francisco22
TP. Está sempre activado![]()
POr falar nisso..
No meu cordoba nao consigo activar o Tp..
Carrego e nao apareço nada! Ja mudei de estaçao para ver se e por isso e nada.. Era suposto aparecer TP no visor..
Alguem me pode ajudar?
As noticias do transito sao sempre uteis...
citação:Originalmente colocada por Jeandré
A função do RDS que permite escolher a estação em função do tipo de música ou conteúdo que passa está a funcionar em Portugal.
Dei conta disso porque reparei que o auto-rádio do BMW do meu pai, quando se muda de estação de rádio, informa qual o conteúdo ou tipo de programa que ela passa, geralmente aparece quando se sintoniza a TSF a informação News, na Antena 3 Rock Music, noutras tipo RFM aparece Pop e por aí fora... Depois dá para ele fazer um scan das rádios em função do tipo de conteúdo.
O RDS ainda permite detectar automaticamente informações de trânsito (o iTraffic) e notícias (iNews), mudando automaticamente do CD para a rádio nesses programas, ou aumentando o volume, como já disseram.
Depois permite ainda a função AF (auto-frequency) ou Região, que em função da zona vai escolhendo automaticamente a frequência que tem melhor sinal para a estação que estamos a ouvir.
E depois ainda há a sincronização da hora, o facto de poder passar mensagens como o nome da música, etc. mas que em Portugal ou não está implementado ou funciona mal.
Muito útil o RDS, especialmente no carro e no telemóvel (o rádio do meu Sony Ericsson tem RDS, útil caso se viaje num comboio, por exemplo).
Cumprimentos