Recibos verdes e Estágio profissional!

DarthVader1933

New member
Bom dia,

Tenho algumas duvidas em relação a questões laborais.

Estou em vias de iniciar um Part-time em que irei receber a recibos verdes, mas no final do ano irei estagiar no final do curso.

A minha duvida é a seguinte:

Se agora trabalhar a recibos verdes no Part-time, poderei ser prejudicado no futuro no Estágio profissional?

Ou seja, serei afetado por ter trabalhado a recibos verdes?

Obrigado a todos o que responderem[;)]

Penso que não poderás concorrer a estágio profissional pelo IEFP se ainda mantiveres os recibos verdes![;)]

São situações diferentes! Agora és um jovem à procura do primeiro emprego, depois passa a desempregado que melhorou as sua qualificações! Informa-te no site do IEFP ou desloca-te a uma delegação do mesmo![;)]

Tens de fechar a actividade, e pedir uma declaração (nas Finanças) como a mesma foi fechada na data X.

Basta isso.

E de resto posso-me candidatar sem prejuízo para mim, pelo facto de ja ter trabalhado a recibos verdes?

Depende.

Se os recibos passados, tiverem relação com a actividade a desenvolver em estágio, só podes ter actividade aberta e/ou passar recibos por 12 meses, a partir daí, terá de ser visto caso a caso.

Se não tiverem relação, não terás problemas.

Vou receber ainda hoje nova documentação sobre alterações a estágios profissionais, quando a tiver coloco aqui as principais alterações.

Last edited:
Depende.

Se os recibos passados, tiverem relação com a actividade a desenvolver em estágio, só podes ter actividade aberta e/ou passar recibos por 12 meses, a partir daí, terá de ser visto caso a caso.

Vou receber ainda hoje nova documentação sobre alterações a estágios profissionais, quando a tiver coloco aqui as principais alterações.

Muito obrigado.

Fico a espera[;)]

Depende.

Agradeço também essa informação porque estou a concluir a licenciatura e as ofertas que tenho tido são todas para estágio ou pelo menos das primeiras perguntas que têm feito é se posso fazer estágio.

Ainda não recebi as actualizações, logo que as tenha, partilho.

De qualquer forma, coloco aqui os requisitos antigos, que eram válidos até há poucas semanas, mas presumo que os actuais não tenham grandes mudanças.

1 - Jovens com idade até aos 35 anos, inclusive, à procura de 1º emprego ou de novo emprego e com formação de nível superior;

2 - Entende-se por formação de nível superior a posse de diploma de ensino superior completo (bacharelato, licenciatura, mestrado ou doutoramento);

3 - Considera-se jovem desempregado à procura de 1º emprego aquele que se encontra numa das seguintes situações:

- esteja inscrito no IEFP nesta condição;
- não tenha registos de remunerações na segurança social;
- não tenha exercido uma ou mais actividades profissionais (por conta de outrem ou como trabalhador independente) por um período de tempo, no seu conjunto de 12 meses.

4 - Considera-se desempregado à procura de novo emprego aquele que tenha adquirido uma formação qualificante que lhe permita o acesso a nível de qualificação distinto (nível de qualificação superior ao que detinha, como por exemplo, deter uma licenciatura e ter realizado um mestrado. As PG não são consideradas) e não tenha tido ocupação profissional, nessa área, por período superior a 12 meses;

5 - Em casos de pessoas que já tenham frequentado um estágio profissional financiado por fundos públicos, só podem frequentar um 2º estágio caso tenham adquirido entretanto um novo nível de qualificação ( nível de qualificação superior ao que detinha á data de realização do último estágio).

Documentos necessários:

BI;
NIF;
Nº Segurança Social;
NIB;
Certificado de Habilitações;
Comprovativo da inscrição no Centro de Emprego como desempregado;
Declaração de histórico de contribuições para a Seg. Social;
Declaração emitida pelo Serviço de Finanças de inexistência de actividade profissional por conta de própria.

E já agora aproveito para alertar que durante o período de estágio os estagiários não podem exercer qualquer tipo de actividade profissional, por conta própria ou por conta de outrem.

Last edited:
BrunoD, houve muitas actualizações. a informação que colocaste já não é válida. Sobretudo, verifica-se diminuição das Bolsas de Estágio e introdução dos descontos (Taxa Social Única). Além disso verificou-se alteralões nos níveis de Qualificação

A Portaria que sustenta estas alterações é a Portaria 92-2011 de 28/02. Cá está ela: http://dre.pt/pdf1sdip/2011/02/04100/0121701221.pdf

Lá está a explicar as Bolsas e Comparticipações. Só para perceberem o IAS é de 419,22 e é com base nesta Indice que as Bolsas de Estágio são calculadas.

Em síntese:

Os Estágios Profissionais têem a duração de 9 meses e têem como destinatários:

- Jovens até 30 anos (inclusive) que tenham formação de Nível IV (12º via ensino); Nível V (Cursos CET) e Nívais 6; 7 e 8 (Licenciatura; Mestrado e Doutoramento). Não há limites para descontos anteriores (por conta própria ou conta de outrém e inclusive, podem fazer estágio e trabalhar ao mesmo tempo, desde que o horário não colida com o praticado no estágio.

- Jovens com mais de 30 anos, desde que tenham concluído há menos de 3 anos uma qualificação de nível 2; 3; 4;5;6;7 ou 8 e não tenham descontos há menos de 12 meses, desde a entrada da candidatura

As candidaturas são efectuadas pelas empresas em: http:\\IEFP - NETEMPREGO - Página principal

BrunoD, houve muitas actualizações. a informação que colocaste já não é válida. Sobretudo, verifica-se diminuição das Bolsas de Estágio e introdução dos descontos (Taxa Social Única). Além disso verificou-se alteralões nos níveis de Qualificação

A Portaria que sustenta estas alterações é a Portaria 92-2011 de 28/02. Cá está ela: http://dre.pt/pdf1sdip/2011/02/04100/0121701221.pdf

Lá está a explicar as Bolsas e Comparticipações. Só para perceberem o IAS é de 419,22 e é com base nesta Indice que as Bolsas de Estágio são calculadas.

Em síntese:

Os Estágios Profissionais têem a duração de 9 meses e têem como destinatários:

- Jovens até 30 anos (inclusive) que tenham formação de Nível IV (12º via ensino); Nível V (Cursos CET) e Nívais 6; 7 e 8 (Licenciatura; Mestrado e Doutoramento). Não há limites para descontos anteriores (por conta própria ou conta de outrém e inclusive, podem fazer estágio e trabalhar ao mesmo tempo, desde que o horário não colida com o praticado no estágio.

- Jovens com mais de 30 anos, desde que tenham concluído há menos de 3 anos uma qualificação de nível 2; 3; 4;5;6;7 ou 8 e não tenham descontos há menos de 12 meses, desde a entrada da candidatura

As candidaturas são efectuadas pelas empresas em: http:\\IEFP - NETEMPREGO - Página principal

Tens de ler o que escrevi acima. Eu disse que eram os requisitos antigos.

Quando receber a informação do IEPF (que deverá ser semelhante a essa que colocaste) logo a coloco aqui.

Os estágios com duração de 12 meses já terminaram em Agosto de 2010, e desde Setembro de 2010 que só têm a duração de 9 meses.

As alterações mais recentes são a idade máxima, 30 anos em vez de 35, e a introdução dos descontos.

Tens de ler o que escrevi acima. Eu disse que eram os requisitos antigos.

Quando receber a informação do IEPF (que deverá ser semelhante a essa que colocaste) logo a coloco aqui.

Os estágios com duração de 12 meses já terminaram em Agosto de 2010, e desde Setembro de 2010 que só têm a duração de 9 meses.

As alterações mais recentes são a idade máxima, 30 anos em vez de 35, e a introdução dos descontos.

chil-out BrunoD [:blush:], eu li o que escreveste, apenas sublinhei que a legislação foi alterada as regras de acesso também foram alteradas, tendo colocado uma síntese das mesmas. Não estou a diminuir o teu contributo, ok? [;)]

chil-out BrunoD [:blush:], eu li o que escreveste, apenas sublinhei que a legislação foi alterada as regras de acesso também foram alteradas, tendo colocado uma síntese das mesmas. Não estou a diminuir o teu contributo, ok? [;)]

Eu estou calmo. :)

Convinha saber qual é o programa de estágio (InovJovem, IEFP, PEPAC, PEPAL, etc) para saber qual o enquadramento legal do estágio.
Aqui podem encontrar legislação sobre os diversos programas de estágio: Portal da Juventude - Legislação na área da Juventude

Tal como SamPer33 referiu, a portaria 92/2011 introduziu várias alterações na atribuição de apoios aos estágios profissionais ao abrigo do IEFP.

Podem consultar o regulamento do programa aqui: Regulamento

Boa tarde,
tenho umas dúvidas idênticas ao que já foi falado, é o seguinte, vou começar um estágio profissional pelo iefp em dezembro na área da publicidade e entretanto estou com um projecto de uma marca de roupa e
o objectivo é iniciar actividade em nome individual (acho que este nome já não existe, mas é o equivalente).

Sabem dizer-me se é possível visto começar o estágio em dezembro, iniciar actividade nas finanças estando a estagiar ao mesmo tempo?

Boa tarde,
tenho umas dúvidas idênticas ao que já foi falado, é o seguinte, vou começar um estágio profissional pelo iefp em dezembro na área da publicidade e entretanto estou com um projecto de uma marca de roupa e
o objectivo é iniciar actividade em nome individual (acho que este nome já não existe, mas é o equivalente).

Sabem dizer-me se é possível visto começar o estágio em dezembro, iniciar actividade nas finanças estando a estagiar ao mesmo tempo?

up, alguem sabe responder a esta questão?

up, alguem sabe responder a esta questão?

Eu penso que sim. Há uns tempos tive na mesma situação. O que pode acontecer é seres chamado pelo IEFP para uma entrevista onde tens de mostrar que tens tempo disponível e compatibilidade para fazeres as duas coisas.
No entanto, é sempre melhor questionares junto do IEFP, porque pode ter alterado alguma legislação, mas penso ser possível :)

Boa tarde,

Desenterro este tópico parw perguntar se alguém sabe se é possível realizar estágio do IEFP e ter actividade aberta ao mesmo tempo (realizo trabalhos de promoção de marcas esporadicamente). Se alguém puder ajudar agradeço, obrigado.

Back