Recorte da net - Os americanos e as caixas manuais

AntonioRibeiro

New member
É sabido que nos EUA mais de 90% dos carros têm caixa automática. Aquela caixa tradicional, dura e com pouca precisão baseada na conversão do binário.

Alguns americanos têm vindo a mostrar interesse pela condução de carros com caixa manual. Um desastre[8b] Quem já tem carta (tirada num automático) há muito tempo, não consegue conduzir com uma manual, a não ser que tenha lições para tal.

O contrário já não se passa. Quem aprendeu e sempre conduziu manual, pode, facilmente, adaptar-se a uma automática. Curiosamente, em Portugal e, provavelmente na Europa, tem crescido o interesse pela aquisição de um carro com caixa automática, pelos mais diversos motivos. É o meu caso. Saí de muitos anos a conduzir manual para me adaptar em alguns minutos à automática. Mas não é uma automática que se compare às americanas. Trata-se da DSG, uma caixa extremamente precisa, eficiente e suave.

Algumas poucas escolas portuguesas de condução fazem bandeira dos seus carros automáticos de instrução. A não ser para quem tenha alguma dificuldade ou deficiência, qual é o fim, quando muito mais de 90% dos carros, cá, têm caixa manual? Pelo que agora escrevi, não há razão para ensinar com caixa automática a alguém no pleno uso das suas faculdades. Se, mais tarde, alguém optar por uma automática facilmente se adapta.

Com as caixas automáticas que equipam a maioria dos carros nos EUA, acredito que conduzir BEM com uma manual se possa ter mais conforto e precisão.

Se não tiverem umas boas lições, os americanos podem ser um perigo a conduzir com caixa manual. Não tinham nada a perder se aprendessem a conduzir com caixa manual, mas, possivelmente, devido ao mercado automóvel deles não compensará.

Dos muitos vídeos que há na net acerca do assunto, escolhi dois:

EVOX lets learn to drive stick!!! - YouTube

Woman Trying To Drive A Standard BMW 6 Speed - YouTube

Last edited:
Por essa percentagem de pessoas que não sabe usar caixa manual ser tão elevada, sempre ouvi dizer que o melhor sistema anti carjacking no EUA, era simplesmente ter um carro manual [:D]

theft.jpg

lembro-me ha uns tempos ter lido uma noticia, de uma americana, que alugou um carro na Hungria e meteu-se na autoestrada sempre em 1a. fez 70kms até o motor rebentar [:D]

Tanto quanto eu saiba, quem aprende a conduzir num automático em Portugal, só pode conduzir veículos automáticos.
Deve ficar com algum averbamento na carta.

Tema para o Geral.

Percebo a opção pelas caixas auto. nos States, mas deviam ter/apreender com as manuais. O "problema" é que com o pouco uso, acabariam por continuar sem estar à vontade com as manuais.

Eu pessoalmente sou mais adepto do sistema português, se tiras em automático só podes conduzir auto, se tirares a carta em manual, tanto faz.
Eu conduzi manual muitos anos, depois tive automático por 1 ano e depois tive manual por 3 anos e foi um martírio, mas não por já não saber conduzir manual mas sim porque conduzo muito em cidade, o terreno de eleição das automáticas.
Actualmente tenho auto a caminho de 3 anos e no que depender de mim não quero outra coisa, mas conduzo regularmente o carro da Maria que é manual, mas já quem tenha conduzido toda a vida carros automáticos esta alternância não é fácil e devia ter aulas específicas em carros manuais.

uma coisa que tenho reparado é o crescente aumento da procura de caixas automáticas, pelo menos aqui em Portugal.

Nem consigo imaginar como deve ser completamente extra terrestre ter ali mais um pedal para uma pessoa que conduz automático ás uns dez anos.

uma coisa que tenho reparado é o crescente aumento da procura de caixas automáticas, pelo menos aqui em Portugal.
Com as caixas automáticas que equipam a maioria dos carros nos EUA, acredito que conduzir BEM com uma manual se possa ter mais conforto e precisão.

Isso está especialmente relacionado com o facto das caixas automáticas atualmente estarem muito mais evoluidas, mais relações, menor difereça no consumo, nas performaçes e na suavidade. Isto ocorre tanto na europa com nos estados unidos, apezar das trnsmissões automáticas europeias serem mais evoluidas que as americas (ZF, DSG, etc), eles também melhoraram muito nos últimos anos: passaram das 4relações + overdrive que vigoravam até há muito pouco tempo (+/- 7 anos) para as 6 relações e o chrysler 300 com os V6 agora até vem com a ZF de 8 mudanças.
Esta diferença entre as caixas automáticas europeias e americanas deve-se principalmente a rasões económicas (as caixas automáticas são em geral mais caras e equipar os carros dos segmentos mais baixos com caixas auto muito sofisticadas seria muito dispendioso) e geográficas (estradas retas e poucos declives).

Ainda não há muito tempo, passou notícia de que jovens (casa dos 18 a 25 anos), não chegaram a levar carro de um casal (na casa dos 40 anos) ao os interpelar, isto porque o mesmo tinha caixa manual.

Mas já que se fala nesta questão, por exemplo na Europa o BMW M5 E60/E61, só tinha caixa sequencial. No entanto e a pedido dos clentes nos Estados Unidos, o mesmo por lá, passou a estar disponível com caixa manual. [;)]

Já agora:

A marca alemã teve de fazer a vontade aos americanos, que dispensaram a transmissão sequencial SMG, mais evoluída. A BMW vai disponibilizar uma caixa manual de seis velocidades no M5, a partir de 2007, nos Estados Unidos. Tal fica a dever-se, segundo noticia o Autocar, a diferenças «culturais». É que os americanos têm dificuldade em entender como pode um automóvel desportivo, dispensar o «útil» pedal de embraiagem.

O BMW M5 é disponibilizado com a caixa sequencial SMG, de sete relações, a qual é bastante mais rápida que uma manual, mas os clientes americanos pediram, e a marca bávara fará a oferta ajustar-se à procura. A caixa manual de seis velocidades «americana» não representará um acréscimo no preço do M5.

O melhor é que a marca não tem quaisquer planos em fazer o mesmo em relação à Europa.

in: http://www.autohoje.com/index.php?option=com_content&task=view&id=63138&Itemid=360

Back