Recuperador de Calor

XXI

New member
Pois é, o frio mais semana menos semana deve começar a apertar.
Tenho uma lareira (aberta) na sala, e no ano passado achei que a lareira não aquecia nada, e então estou a pensar por um recuperador de calor.
Como a lareira já está feita a ideia era encaixar e por lá o recuperador, embora eu saiba que não é assim tão fácil pois exige umas pequenas obras.
Alguém já fez ou sabe preços, e se ainda é possivel deduzir no IRS ?
Abraços

500 a 2000 EUROS

30 minutos de trabalho para o instalador, coisa simples e rapida

irs, je ne sai pas,

os meus patrões colocaram,, 700 euros,, com ventoinhas e tudo............ estão satisfeitos, (zona Porto)

www.fogolareira.com

Essa é de rir, 30 mins para instalar um recuperador... Só se for um caixote de ferro com um vidreco, dakeles do aki ou max mat!!

É necessário visita ao local para tirar medidas e adequar um aparelho, n tendo as medidas adequadas é necessário retirar o interior da lareira, normalmente em tijolo refractário, depois é necessário isolar térmicamente (lã de roche) e ligar tubo (inox flexivel duplo) ao afunilamento maior da conduta e selar à volta...

Isso é sempre trabalho para meio dia, às vezes 1 dia inteiro!! Nada como marcar uma visita...

ApenasEu, foste acertando no valor, somente o pormenor de haver recuperadores a custar 5000 e 6000 aerios.

Kt a IRS é dedutivel uma vez k é considerado forma de energia alternativa e é taxado a 12% de IVA...

Qualquer duvida...

Boas,

O meu demorou menos de 1 hora a instalar depois do instalador ter passado por casa para dar o orçamento.
Faz este mês 3 anos e custou cerca 750 €, mas não é dos mais simples e funciona bem não havendo nenhum fumo na sala.
Tive que mandar montá-los pois a chaminé fumava mal e assim ficou resolvido.
Como o tubo da chaminé passa numa saliencia na parede do meu quarto, quando vou deitar-me, nota-se que a divisão tem uma temperatura diferente.

citação:Originalmente colocada por riki

www.fogolareira.com

Essa é de rir, 30 mins para instalar um recuperador... Só se for um caixote de ferro com um vidreco, dakeles do aki ou max mat!!

É necessário visita ao local para tirar medidas e adequar um aparelho, n tendo as medidas adequadas é necessário retirar o interior da lareira, normalmente em tijolo refractário, depois é necessário isolar térmicamente (lã de roche) e ligar tubo (inox flexivel duplo) ao afunilamento maior da conduta e selar à volta...

Isso é sempre trabalho para meio dia, às vezes 1 dia inteiro!! Nada como marcar uma visita...

ApenasEu, foste acertando no valor, somente o pormenor de haver recuperadores a custar 5000 e 6000 aerios.

Kt a IRS é dedutivel uma vez k é considerado forma de energia alternativa e é taxado a 12% de IVA...

Qualquer duvida...

há uns anos custou 100 contos.

está a trabalhar há uns...... 8 anos ? sem problemas....

electricista faz a instalação eléctrica, eles montam, fazem as ligações e está a andar.....

há medidas standard.... [8)]

Ínstalar um aparelho k debita 600, 700 graus de temperatura numa hora por 500 e 750 eur, parece me a mim do mais sensato possivel, sem dúvida, é por isso k de vez em kuando há umas casas a arderem sem razão aparente ou os seus ocupantes a ir p o hospital por inalação de dióxido de carbono...

Há 8 anos a trabalhar sem problemas a custar 500 eur, sim senhor, mt bem, tenho as minhas duvidas k funcione como recuperador de calor, deve estar mais a funcionar agora como incineradora de lenha, um recuperador de 8 anos a n precisar de manutenção, afinal há milagres...

O tempo que demora a montar :)

cada um é que sabe de si, tiras as medidas num dia,

no outro instalas,,,,, mas partir tijolo, isolar, e encaixar a caixa no sitio é coisa pra meia hora, 45 min se tanto,

isto se forem trabalhar, agora se forem para en****r,,

os preços, é como os carros,

existem os recuperadores de calor simples para os quais dei o preço , e depois

existem os de design que se pagam, o que têm condutas desde a sala até á cave, saça, quarto, para distribuir o calor, uns com gsp, sistema de mp3, kits de potencia,, etcccccc..

:) :)

citação:Originalmente colocada por ApenasEu

O tempo que demora a montar :)

cada um é que sabe de si, tiras as medidas num dia,

no outro instalas,,,,, mas partir tijolo, isolar, e encaixar a caixa no sitio é coisa pra meia hora, 45 min se tanto,

isto se forem trabalhar, agora se forem para en****r,,

os preços, é como os carros,

existem os recuperadores de calor simples para os quais dei o preço , e depois

existem os de design que se pagam, o que têm condutas desde a sala até á cave, saça, quarto, para distribuir o calor, uns com gsp, sistema de mp3, kits de potencia,, etcccccc..

:) :)

O kê, nem pensar...

Para fazer akilo k dizes nem de 15 mins precisas, para fazer algo às 3 pancadas encurtas substancialmente o tempo de trabalho.

O pior é k tens de pensar em abrir um buraco no saco para chegares à corette com o objectico de ligares tubo â conduta e selares com linhadas e gesso à volta, isto simplesmente para evitar retornos de fumo e n ver fumo a sair pelas paredes laterais, para além de prolongar tb substancialmente o tempo de vida do aparelho, sabes porquê...?? É que o carvao k se vai acumulando na conduta em contacto com agua(humidade) torna se ácido e ao cair em cima do recuperador vai corroendo a parede de cima do aparelho. Se tiver uma conduta selada esse carvão cai dentro do aparelho e corroi as peças interiores (k logicamente são mt mais simples de substituir do que uma parede inteira, sendo até praticamente impossivel de faze lo se for um aparelho em ferro fundido). N imaginas os que já vi nestas situações, precisamente porque na ansia de vender se coloca o recuperador nessa tal meia hora sem conduta e alguns deles (hilariante) cravado nas paredes laterais da lareira.

Como vês, n é dificil mas é necessário arte e mestria, e se tb é verdade que há aí mt malandro a enc***r, tb é verdade que para eu garantir uma instalação precisa de ser feita em condições...

Abraço

Obrigado amigo Riki

Assim antes de escolher quem me faça o trabalho tenho estes conselhos em atenção.
A lareira mede 55 cms de altura( até à concha) e 70 cms de largura.
A altura é mais, mas tem um acabamento em concha.
;)

Aqui está uma quase igual à minha.

eu ou me engano muito ou este ano estamos no natal é de manga curta... está uma brasa de todo o tamanho, se de falar e recuperadores de calor fico a suar

citação:Originalmente colocada por Nephilim

eu ou me engano muito ou este ano estamos no natal é de manga curta... está uma brasa de todo o tamanho, se de falar e recuperadores de calor fico a suar

Investimento a longo prazo, o recuperador, não será só para funcionar este ano, e enquanto der para deduzir no IRS, melhor !

Abraço
;)

Simples...

Encastrar aí um recuperador nem é complicado, para preencher essa parte de cima era soldar uma chapa à mesma cor do recuperador para preencher essas ondas da concha(dsclp a sinceridade mas n é das mais bonitas...), tirar as paredes laterais e instalar com o k já referi acima...

Podes crer, só dá é para f.... o negócio, mas xega ao frio verdadeiramente dito e é até à meia noite, domingos e feriados!!

Abraços

Bom eu pessoalmente até nem gosto de lareiras mas para aquecer tb há a solução de uma salamandra em aço que faz bastante calor e tem um preço acessivel.

lareiras abertas como essa da foto acabam por gastar mto e produzir pouco calor, é preferivel com recuperador caixa com vidro , logo gastam menos devido a falta de oxigennio dentro da caixa e produzem mto mais calor.

De qualquer forma para se ter calor em casa uma lareira não é nem nunca foi a melhor opção basta verem as casas do norte da europa;)

As lareiras em apartamentos são mais uma moda do que outra coisa e se dão jeito a alguem é ao construtor[8D]

Eu trabalho na const e faço orçamentos e noto (já notei mais)uma procura em apartamentos com lareira como sendo um extra de luxo etc em que o construtor se gaba etc...

meus amigos sabem em quanto fica para um construtor uma lareira?[:I] 150euros:D

pois é... e depois vendem a casa como tendo um luxo do outro mundo[8D]

no entanto cuidado com isso , podem acender o lume e sair o fumo no vizinho de baixo ou de cima.[:I] ou estalar a parede toda em cima da lareira etc.
Alem da ridicula poluição que faz numa cidade.[xx(]

As lareiras em apartamentos são mais uma moda do que outra coisa e se dão jeito a alguem é ao construtor[8D]

Eu trabalho na const e faço orçamentos e noto (já notei mais)uma procura em apartamentos com lareira como sendo um extra de luxo etc em que o construtor se gaba etc...

meus amigos sabem em quanto fica para um construtor uma lareira?[:I] 150euros:D

pois é... e depois vendem a casa como tendo um luxo do outro mundo[8D]

no entanto cuidado com isso , podem acender o lume e sair o fumo no vizinho de baixo ou de cima.[:I] ou estalar a parede toda em cima da lareira etc.
Alem da ridicula poluição que faz numa cidade.[xx(]

Ias tão bem, moço...

Lareiras de 150 euros, sem duvida que o vizinho de cima ou de baixo vai apanhar com o fumo td, para já devem ser dakelas pré fabricadas que às vezes nem pescoço de cavalo têm, mas enfim, está na responsabilidade social de quem as faz...

Antes de mais, lareiras para custarem essa barabaridade devem ter condutas em fibrocimento (que se sabe com os anos vao abrindo fissuras), além de que em 90% dos casos em k um vizinho está a apanhar com o fumo do de cima ou do de baixo é simplesmente porque devem estar juntas lá em cima no términus e devem estar alinhadas uma com a outra, possivelmente separadas por escassos cms...

Ora se temos o sr X no 2º dto a ligar a lareira e temos a sra Y no 3 dto a começar a fazer a comida (para isso ligando o exaustor) e por acaso até ao filho dessa sra lhe deu uma valente c.....neira e foi à casa de banho (k por sua vez tem aspiradores de cheiro na ventilação), kd ainda por cima essa senhora resolveu o mês passado calafetar a casa td, o k é k vai acontecer, sabes dizer???

Eu digo, esse exaustor e ventiladores da casa de banho, devido à casa estar hermética vao buscar ar ao unico sitio que pode, sabes onde, à lareira, k por sua vez está a 5 cms e alinhada com a do senhor X... Preciso continuar, ou xegas lá???

Sabes por que é um luxo do outro mundo como dizes, porque ajuda a kem os instala a poupar os preciosos euros e cortar nas ridiculas contas de gás e electricidade, além de poder ser dedutivel em IRS, só por isso!! Além de que a ridicula poluição k tu tanto falas n chega aos calcanhares da poluição k o teu carro faz, eram precisos 10 anos de uma lareira a debitar fumo para se comparar a um ano da que o teu carro faz...

Kt à "caixa com vidro" k tu tanto falas come o mesmo oxigénio de uma lareira aberta (um pouco menos pk haverá a possibilidade de controlar a entrada de oxigénio para a camara de combustão), como sabes, se há fogo tem de haver oxigénio, é um comburente (assim como os sutomóveis, sem oxigénio n há motor de combustão k funcione neste mundo)

Continua e continuará a ser uma optima opção para se aquecer uma casa... Flas do norte da Europa, tb deves saber que os maiores construtores seja de recuperadores de calor como salamandras continuam a ser os escandinavos, e isso nem se poe porque qualquer casa lá tem seguramente uma forma de aquecer a casa a lenha. N pretendo desta forma dizer que é substituto de um aquecimento central a gasoleo ou gás, mas que em conjunto continua a fazer poupar mts euros a quem os pôe, só me admira alguém que aparentemente está ligado à construção civil n estar ao corrente destas coisas...

Tenho dito k já vai longo!!

Abraços;)

Pois é neste fim de semana consultei uma casa especializada, e mudei de ideias, vou por um recuperador de calor a água.
Como já tenho um aquecimento central a gáz, por sinal bastante guloso dispendioso, vou aproveitar toda a canalização e montar um recuperador de calor para águas.
Assim acendo a lareira e estou a aquecer as águas para o aquecimento central, sem gastar Gás.
Um investimento avultado , cerca de 3.000 euros, mas tendo em conta que no Inverno passado 2 bilhas de gás de 45 kg não chegavam para um mês (140 €), vale a pena mudar.
O que acham ?

Voltar
Superior