Recuperar ópticas correctamente

DragonH

New member
Boas pessoal.
Tenho as ópticas do Astra H da Maria amarelas e tenho de dar um jeito naquilo.

Como é óbvio não quero apenas polir para daqui a 6 meses estar pior, além do polimento quero colocar novamente uma camada protectora anti UV, tipo verniz próprio para o efeito.

Andei hoje a sondar oficinas e nunca saio esclarecido em nada, a todas as que foi aplicam verniz mas não sei ao certo que produto utilizam porque não o referem, apenas uma oficina me disse que aplicavam verniz da pintura porque era o que durava mais segundo eles.
Em todos os que fui não davam garantia de duração, apenas do serviço feito no momento.

Sou da zona de Leiria e não encontro um sitio onde me sinta minimamente confiante para fazer o serviço.

Alguém me sabe dizer que tratamento é o mais correcto para recuperar as ópticas e andar uns bons anos sem elas amarelas?

Última edição:
nos faróis actuais, faças o que fizeres se for um carro que está na rua e anda sempre ao sol, na melhor das hipoteses ao fim de cerca de 3 anos tens de proceder novamente ao polimento e envernizamento das ópticas, eu já fiz isso a um carro meu, comprei um kit de polimento e verniz acrilico em spray(encontra-se em qualquer loja de materiais) apliquei 3 camadas, ficaram impecáveis, ao fim de quase 3 anos já estavam outra vez a ficar na mesma tive de repetir o procedimento...

se o carro andar na garagem ou debaixo de telheiro, á sombra as ópticas aguentam-se muito mais tempo sem ter de levar polimento...

A minha questão está em aplicar o melhor produto possível para durar mais tempo, obviamente nada é vitalício, mas não sei qual.

nos faróis actuais, faças o que fizeres se for um carro que está na rua e anda sempre ao sol, na melhor das hipoteses ao fim de cerca de 3 anos tens de proceder novamente ao polimento e envernizamento das ópticas, eu já fiz isso a um carro meu, comprei um kit de polimento e verniz acrilico em spray(encontra-se em qualquer loja de materiais)apliquei 3 camadas, ficaram impecáveis, ao fim de quase 3 anos já estavam outra vez a ficar na mesma tive de repetir o procedimento...

se o carro andar na garagem ou debaixo de telheiro, á sombra as ópticas aguentam-se muito mais tempo sem ter de levar polimento...

3 anos? Só se o serviço for mal feito.
Onde trabalho, utiliza-se verniz de pintura para envernizar as ópticas que são polidas. O serviço tem é de ser bem feito para o verniz novo não ser aplicado em cima do antigo e começar a descolar/descascar prematuramente.
As minhas ópticas têm 6 anos e ainda não foram envernizadas, o carro dorme na rua faça frio ou calor nunca viu garagem e apenas numa das ópticas se nota que qualquer coisa descascou mas continuam com a opacidade de origem.

Si6RvX1.jpg

As originais aguentaram 10 anos sem problemas, de durarem outro tanto igual não me queixava nada...

Mas ninguém sabe qual o verniz adequado?

Última edição:
3 anos? Só se o serviço for mal feito.
Onde trabalho, utiliza-se verniz de pintura para envernizar as ópticas que são polidas. O serviço tem é de ser bem feito para o verniz novo não ser aplicado em cima do antigo e começar a descolar/descascar prematuramente.
As minhas ópticas têm 6 anos e ainda não foram envernizadas, o carro dorme na rua faça frio ou calor nunca viu garagem e apenas numa das ópticas se nota que qualquer coisa descascou mas continuam com a opacidade de origem.

não queiras ensinar a missa ao padre, eu sei pintar tão bem como o pintor na tua oficina, se as tuas ainda não precisaram de ser intervencionadas em 6 anos porreiro, mas há que lembrar há muita maneira de polir e envernizar, e só um azelha é que ia meter verniz em cima do velho...

e existe vários tipos de vernizes uns melhores que outros, logo dai a durabilidade exposta aos elementos, cada caso é um caso, não queiras ser mais papista que o papa...

Tu é que disseste que ao fim de 3 anos, na melhor das hipóteses, voltava tudo ao mesmo e agora ficas chateado por te provar o contrário? [:D]
Se pintas melhor que um dos meus 6 pintores não sei, se calhar se tiveres ai uns 20 a 30 anos de experiência talvez te equipares à maioria deles. E a oficina não é minha, antes fosse, e já agora, é mais uma fábrica [;)]

Boas pessoal.
Tenho as ópticas do Astra H da Maria amarelas e tenho de dar um jeito naquilo.

Como é óbvio não quero apenas polir para daqui a 6 meses estar pior, além do polimento quero colocar novamente uma camada protectora anti UV, tipo verniz próprio para o efeito.

Andei hoje a sondar oficinas e nunca saio esclarecido em nada, a todas as que foi aplicam verniz mas não sei ao certo que produto utilizam porque não o referem, apenas uma oficina me disse que aplicavam verniz da pintura porque era o que durava mais segundo eles.
Em todos s que fui não davam garantia de duração, apenas do serviço feito no momento, já vi na net que existe casas a dar 5 anos de garantia.

Sou da zona de Leiria e não encontro um sitio onde me sinta minimamente confiante para fazer o serviço.

Já encontrei na net uma "empresa" que faz detalhe automóvel aqui perto, mas apenas fala de tratamento cerâmico para protecção dos faróis, não sei se é algum produto tipo cera ou se é dado à pistola tipo verniz.

Alguém me sabe dizer que tratamento é o mais correcto para recuperar as ópticas e andar uns bons anos sem elas amarelas?

Estas a complicar, até tu fazes isso em casa é simples, rápido e barato. Verniz para que? Quando voltar a ficar opaco voltas a polir. No youtube tens varios DIY para isso

Mas se não estiveres para te dar ao trabalho indico-te uma casa na tua zona que me fez o polimento dos faróis ha cerca de uma ano

Última edição:

Também preciso de fazer no meu carro, à bastante tempo que tenho visto este video.
Mas aqui na zona todos os pintores aplicam verniz, não sei qual.
Gostava de saber se é banha da cobra ou algum sistema especial para faróis. :confused:

Portanto esse tal de Carlos aplica verniz num lado da óptica e uma cera no outro e depois faz uma comparação aplicando diluente.
Como magia, o verniz resiste e a cera não [:)]

Só falta dizer que o contrário de estar vivo é estar morto.

Já estive a ver o video.
Será que ele aplica mesmo verniz normal de pintura?
É que ele não chega a polir nada, parece que aplica logo o verniz à pistola.

Depois é a situação da garantia de 5 anos, se for verniz normal pelo que ouço dizer não dura isso nem lá perto.

Última edição:
Portanto esse tal de Carlos aplica verniz num lado da óptica e uma cera no outro e depois faz uma comparação aplicando diluente.
Como magia, o verniz resiste e a cera não [:)]

Só falta dizer que o contrário de estar vivo é estar morto.

Pois não sei no que acreditar, talvez seja isso.
Mas será mesmo banha da cobra?

No site dele fala:

Reparação de faróis com :

Alta qualidade - 5 anos de garantia.

Com o nosso método único e exclusivo de reparação de faróis :

- As lentes dos faróis ficam totalmente cristalinas.

- Com a transparência, o brilho e a luminosidade como de origem.

- Mais resistente aos UVS.

- Resistente às picadas das pedras.

- Passa a 100% na inspecção.

- As lentes dos faróis não voltam a ficar amarelas e queimadas do sol e não necessita de ter que andar a aplicar ceras periodicamente para tentar protegê-las como acontece com o simples polimento de faróis.

Porquê escolher o nosso método único e exclusivo de reparação e não outro ?

- Porque com o nosso método, as lentes dos faróis ficam com um novo revestimento protector ainda mais resistente aos UVS do que aquele que trazem de origem.

( Há quem faça polimento de faróis, mas atenção que ao polir as lentes dos faróis, vai-lhes retirar essa camada protectora que trazem de origem e vão ficar totalmente expostas aos UVS, tendo como consequência a sua deterioração, ficando ainda mais rapidamente amarelas, ressequidas, com fissuras ao ponto de ficarem irrecuperáveis)

Última edição:
O meu irmão tinha um Panda de 2008 e as óticas estavam já um pouco baças.

Há uns 2/3 anos deram-lhe um toque e teve que levar uma ótica nova, pelo que a diferença entre ambas ficou mais do que evidente.

O que fizeram na oficina (de confiança) foi, lixar com lixa fina para tirar o queimado, polir até ficar com o acrílico límpido.

Depois disto, foi aplicado o verniz normal da pintura, mas foi-o aplicado (e cozido) em estufa, ao mesmo tempo que foi aplicado nas peças pintadas.

Posso dizer que não se notava diferença entre as óticas! [;)]

O meu irmão tinha um Panda de 2008 e as óticas estavam já um pouco baças.

Há uns 2/3 anos deram-lhe um toque e teve que levar uma ótica nova, pelo que a diferença entre ambas ficou mais do que evidente.

O que fizeram na oficina (de confiança) foi, lixar com lixa fina para tirar o queimado, polir até ficar com o acrílico límpido.

Depois disto, foi aplicado o verniz normal da pintura, mas foi-o aplicado (e cozido) em estufa, ao mesmo tempo que foi aplicado nas peças pintadas.

Posso dizer que não se notava diferença entre as óticas! [;)]

É assim que se faz onde trabalho. Vai à estufa.

Pelo que andei a ler em comentários de vídeos feitos por brasileiros o verniz que se deve utilizar nas ópticas é o "Verniz Pu Alto solido", e pelos vistos é o que o senhor dessa oficina utiliza.
O "Verniz Pu Alto solido" é verniz normal de pinturas?

Última edição:
Voltar
Superior