Recuperar ópticas correctamente

Pelo que andei a ler em comentários de vídeos feitos por brasileiros o verniz que se deve utilizar nas ópticas é o "Verniz Pu Alto solido", e pelos vistos é o que o senhor dessa oficina utiliza.
O "Verniz Pu Alto solido" é verniz normal de pinturas?
Isso é verniz de poliuretano, normalmente de dois componentes (verniz + endurecedor). O verniz usado nas pinturas é o sintético ou o acrílico, mas também se usa o de poliuretano, principalmente em soalhos, pela sua resistência ao desgaste.

Mas sendo verniz normal não vai descascar com o tempo devido às pedradas?

O efeito do verniz nas ópticas é exactamente o mesmo que na pintura.
Ao cozer na estufa, endurece e resiste melhor a danos físicos e melhor, se tiver uma camada considerável pode ser polido várias vezes para eliminar riscos e picadas.
O que não se deve fazer é polir as ópticas se estas não tiverem verniz porque aí estás a devastar as ópticas em si e não o verniz e depois queimas o acrílico da mesma forma que queimas a pintura se polires em sítios com pouco verniz.

Mas isso de verniz e estufas, envolve ser numa oficina de pintura correcto? Digo isto porque vou precisar de polir os faróis do Corolla e uma casa de pneus aqui perto faz esse serviço mas não sei bem no que consiste.

O efeito do verniz nas ópticas é exactamente o mesmo que na pintura.
Ao cozer na estufa, endurece e resiste melhor a danos físicos e melhor, se tiver uma camada considerável pode ser polido várias vezes para eliminar riscos e picadas.
O que não se deve fazer é polir as ópticas se estas não tiverem verniz porque aí estás a devastar as ópticas em si e não o verniz e depois queimas o acrílico da mesma forma que queimas a pintura se polires em sítios com pouco verniz.
Como posso tirar o verniz das oticas e ja fiz o erro de pulir por cima.

Enviado do meu SM-J530F através do Tapatalk

Eu sempre os lixei com lixa de agua e depois dei verniz com endurecedor, do mesmo que se dá na pintura auto. No fim de secar na estufa uma polidela e ficaram sempre como novos.

A ultima vez que fiz isto mantiveram-se como novos durante 5 anos no meu old jazz que acabei por vender o ano passado

Como posso tirar o verniz das oticas e ja fiz o erro de pulir por cima.

Enviado do meu SM-J530F através do Tapatalk

Não fizeste erro nenhum. O acrílico das ópticas pode ser polido até ficar cristalino como novo. É o que se faz quando o verniz - que não é o mesmo aplicado na pintura - já se degradou.

boas pessoal, tambem ando com umas duvidas acerca deste assunto.

tenho um civic mb3 que comprei a pouco tempo e os farois não estando muito maus, notava-se que precisava um tratamento
comprei restaurador de farois da redex e cera de brilho tambem da redex e uma lixa de agua 1200
lixei\ poli\ e apliquei a cera o resultado a meu ver foi que ficou melhor do que estava mas não ficou como vim em alguns videos na net como esse que aparece aqui no topico...

a minha questão é comprei um verniz de acrilico no aki
https://www.aki.pt/tintas-e-drogari...MI7ezR4rWA2QIVC40bCh3nYwZ-EAYYASABEgIvqfD_BwE

este verniz é indicado?
se voltar a realizar o processo lixar, polir e depois aplicar o verniz vou obter melhor resultado?
por ultimo isto sendo sray não vou ter a probabilidade de ou pintar as micro gotas ou de pintar de mais e escurrer? será que dá para aplicar com um pano de micro fibras ou parecido?

Só uma dica, o carro do puto tinha um farol um bocado baço e ele foi à Mi... da zona mudar uma lâmpada e limparam aquilo com lixívia... Ficou melhor que o do outro lado que parecia bom!

Quanto tempo irá aguentar eu não sei! Mas a inspecção foi há cerca de 1 mês e o farol ainda reluz que nem novo!

Também gostava de saber qual a laca ou verniz a utilizar ou onde o poderei fazer na zona de Almada/Corroios/Lisboa/Setúbal/whatever!

Será que, a partir de dada altura, não é mesmo preferível mudar as óticas?

Pergunto sem grande conhecimento de causa, mas sei perfeitamente que há fornecedores de peças, nacionais ou não, que as conseguem fornecer a preços incríveis!

Uma ótica nova e outra com, digamos 10 ou 15 anos, a primeira será mais resistente, por exemplo, a uma pedrada, não estará ainda picada e, imagino eu, que a recuperação das óticas pode não ficar 100% perfeita, aumentando/diminuindo/dispersando a emissão de luz, o verniz pode não ficar bem aplicado, daqui a 4 ou 5 anos pode necessitar de nova intervenção e etc. etc

Será que, a partir de dada altura, não é mesmo preferível mudar as óticas?

Pergunto sem grande conhecimento de causa, mas sei perfeitamente que há fornecedores de peças, nacionais ou não, que as conseguem fornecer a preços incríveis!

Uma ótica nova e outra com, digamos 10 ou 15 anos, a primeira será mais resistente, por exemplo, a uma pedrada, não estará ainda picada e, imagino eu, que a recuperação das óticas pode não ficar 100% perfeita, aumentando/diminuindo/dispersando a emissão de luz, o verniz pode não ficar bem aplicado, daqui a 4 ou 5 anos pode necessitar de nova intervenção e etc. etc

Percebo a sua prespectiva ... mas a viatura em causa é do ano 2000, ou seja ja tem quase 20 anos, já está a chegar aquela fase em que apenas pretendo que aguente mais meia duzia de anos , e depois la terei que trocar ... Por isso tudo o que investir agora, será para algo efemero...

Eu segui o conselho do eblase e até agora não tenho razão de queixa, gastei 2€ em lixa e o verniz já tinha (mas custou 3€ no leroy).

O verniz até pode não ser(e não é) o indicado, mas resultou, mesmo que tenha de fazer 1x por ano, faço, demora cerca de 20min e desenrasca para um carro velho.

Perdoa.me a ignorancia, mas qual a diferença entre lixar e polir ?

Um dos processos é manual e o outro com maquina ?

E quanto a verniz, ja ouviste falar do verniz a quente ?

Não ouvi nada disso. Esta maneira funciona a 100% sem queixas. Quando apanhas faróis de 600€ cada, é um alivio para o cliente saber que há maneira de dar a volta.

Eu segui o conselho do eblase e até agora não tenho razão de queixa, gastei 2€ em lixa e o verniz já tinha (mas custou 3€ no leroy).

O verniz até pode não ser(e não é) o indicado, mas resultou, mesmo que tenha de fazer 1x por ano, faço, demora cerca de 20min e desenrasca para um carro velho.

Obrigado.

podes explicar o teu processo em detalhe ?

obrigado

1- lixa água 1200, 1500 e ou 2000, começas pela mais grossa, quando o farol tiver baço e com sem aquele aspecto amarelado paras,

2-limpas tudo, isolas todas as peças à volta

3- ter uma boa pistola para pintar; o verniz encontras em casas de tintas para carros. Com este tempo nem precisas de endurecedor.

Atenção ao bico da pistola, o ideal 1.4 ou 1.5

o processo mais correcto para recuperar os faróis será:
https://www.youtube.com/watch?v=rHfOo8Nc7bM&list=WL&index=77&t=0s

seguir o que o rapaz faz no video. no fim, ele aplica película sobre o farol, que é uma óptima opção vs a lata de spray de verniz. Mas para quem prefere a lata, para um acabamento "perfeito", há que polir novamente para deixar o verniz uniforme caso surja no final do processo a chamada "casca de laranja"

portanto os passos são:
Lixa
Compound e/ou Polish (dependendo do estado em que deixas o farol depois da lixa)
Verniz/Película

o processo mais correcto para recuperar os faróis será:
https://www.youtube.com/watch?v=rHfOo8Nc7bM&list=WL&index=77&t=0s

seguir o que o rapaz faz no video. no fim, ele aplica película sobre o farol, que é uma óptima opção vs a lata de spray de verniz. Mas para quem prefere a lata, para um acabamento "perfeito", há que polir novamente para deixar o verniz uniforme caso surja no final do processo a chamada "casca de laranja"

portanto os passos são:
Lixa
Compound e/ou Polish (dependendo do estado em que deixas o farol depois da lixa)
Verniz/Película

Assim fica logo visível.... [;)]

Voltar
Superior