rede wireless

AMGfan

Active member
tenho um desktop em casa e mais recentemente um portatil!
quero ligá-los em rede!que solução devo adoptar?
rede sem fios, com fios...?
já agora devo falar com o meu ISP?ou não têm nada a ver com a operação?

PS:se quiserem dêem sugestoes de bons equipamentos para fazer a operação!obrigado;)

Tens muitas possibilidades.

Depende do equipamento que tens, da sua disposição no espaço e do que estás disposto a fazer/gastar.

Vou assumir que o teu portátil tem wifi, mas o desktop não (mas deverá ter placa de rede).

Ora, o ideal será fazeres alguma coisa wireless. Para poderes ir com o portátil para onde quiseres na casa.

Podes instalar uma placa wireless no teu desktop e fazer uma ligação ad-hoc ao teu portátil. Ad-hoc é uma ligação directa... ficam a partilhar internet e outros recursos. É como uma ligação em rede com cabo crossover.
Desvantagem: dependendo de onde está o teu desktop, podes ter fraca captação de rede no teu portátil.

Podes comprar um router wireless, que tenha várias tomadas RJ45 (ethernet) para ligares directamente por cabo de rede ao teu desktop, e não teres necessidade de comprar uma placa wireless para o mesmo.

Ou comprares um router wireless (com tomadas RJ45 ou não) + placa wireless, e assim instalares o router onde quiseres na casa sem limitações de ter que estar perto do desktop.

Eu há uns tempos tive na mesma situação, mas era com um desktop + 2 portateis. Comprei uma placa wireless da asus para o computador, e um Apple Airport Express o qual liguei ao modem netcabo num sitio mais ou menos equidistante de todos os computadores.

Quanto a falares com o teu ISP, não vale a pena a não ser que tenham boas condições de aquisição de equipamento wireless para os seus clientes. Já agora que tipo de ligação à internet tens?

jts antes de mais obrigado pela paciencia do testamento!
ora...a minha ligação é do tipo USB da cabovisão!(não sei se respondi bem...computadores nao é bem a minha area de interesse:)).
mas assumindo que sim...na minha situação não dá muito jeito andar com fios ou cabos visto que moro numa moradia de 2 pisos e tal situaçao provocará incomodos dependendo para onde levar o portatil (corrijam-me se tiver enganado!)
o desktop tem placa de rede sim!e o portatil placa wireless...
com o router sem fios talvez resolvesse a situaçao com poucas xatices mas se calhar gastando mais...estarei enganado?
por outro lado desconfio um pouco das redes sem fios e da pouca captação de antena...(deve ser da minha cabeça)
vi este a bom preço:
http://www.mbit.pt/catalogo/detalhes.php?id=4324&cat=187

Fizeste-te entender bem...

Quanto à capacidade da rede wireless, esta depende do router e da sua localização que deve ser tão central quanto possível... mas em principio não tens problema com isso. O meu router tem antena interna e alimenta bem 2 andares.

Esse router resolve-te a questão sim, mas o teu modem netvisão tem que ter também ligação de rede como é comum nos cable modems. Para USB não serve.

Tem atenção ao que compras. Conheço casos de gente que compraram wireless mas aquilo às vezes perde a rede. Basta teres uma casa com muitas paredes entre os PC's.

a minha casa tem rede wirless encriptada é claro, e ao longo de 17 metros tem varias paredes e mesmo assim eu consigo ter boa captaçao. tanto no portatil como no pc ligado ao router.

Aproveitando este tópico gostaria que me indicassem um possível router wireless cá para casa. A ligação é Clix 16MB, para quem tem wireless com algumas paredes a frente como anda o sinal?
Obrigado.

Eu deixo uns conselhos baseados na prática.

Linksys mesmo tendo alguns problemas de software é bom e não é muito caro.

Não invistam demasiado nos aparelhos não compensa.

Um router deve ter sempre portas rj45, fisicas. Para permitir tirar partido da linha. As wireless ainda são muito lentas.

Para quem tem um desktop e um portátil por exemplo. Comprem um bom router wireless.

Liguem o modem ao router.
Muito cuidado com as configurações da rede wireless. Uma rede sem seguranças é um convite á utilização alheia.
Configurarem IP's Fixos, Chaves alfanuméricas, Não divulgarem o SSID da rede, Encriptação de dados, Tabela de MAC Adress.... Estes julgo ser os mais importantes se não me esqueci de nenhum.
Liguem o Desktop ao Router por cabo UTP. Provavelmente este terá mais funções de download's e assim não há perca de largura de banda.
Por fim os portateis no geral já trazem placas wireless portanto é só configurarem o portatil.

Eu tenho isto a funcionar em 2 andares. Eu vivo no 3º e o meu pai no 5º andar do mesmo prédio. Tenho 3 computadores ligados por wireless. Não tenho problemas nenhuns. Se necessito de mais velocidade tenho de recorrer ao cabo UTP. ;)

Evita os USB, s n tiveres uma placa de rede no pc fixo, compra, sao 10euros e vale a pena. Usa um router wireless da LinkSys ligado por rede ao Desktop (ou se puderes poes uma placa wireless no pc) e por wireless ao portatil

Bem,comprei este fim de semana o pack da SMC composto pelo SMCWBR14T-G (router 108Mbs Wireless) + SMCWUSBT-G (pen USB 108Mbs) e recomendo.

Fácil de instalar e configurar e já traz novidades como WPA2.Com filtração de Mac Address,WPA2,SSID desactivado e mais algumas coisas,tenho aqui os dois PCs a bombar,tendo um com cabo de rede e outro com wireless,com excelente sinal.

Recomendo vivamente,visto ser relativamente barato ( 109 euros ) e fácil de configurar,até para utilizadores pouco experientes.

citação:Originalmente colocada por GreatAsaf

Bem,comprei este fim de semana o pack da SMC composto pelo SMCWBR14T-G (router 108Mbs Wireless) + SMCWUSBT-G (pen USB 108Mbs) e recomendo.

Fácil de instalar e configurar e já traz novidades como WPA2.Com filtração de Mac Address,WPA2,SSID desactivado e mais algumas coisas,tenho aqui os dois PCs a bombar,tendo um com cabo de rede e outro com wireless,com excelente sinal.

Recomendo vivamente,visto ser relativamente barato ( 109 euros ) e fácil de configurar,até para utilizadores pouco experientes.

Foi uma boa compra, mas WPA2 já não é novidade;)

citação:Originalmente colocada por GreatAsaf

Recomendo material da Linksys( Cisco ),SMC e D-Link... São dos melhores e mais faceis de configurar e encontrar ajuda na Net.
A parte dos melhores é do mais subjectivo que pode haver, de encontrar ajuda na net, talvez seja verdade especialmente no caso dos Linksys...

Agora dos mais fáceis de configurar??????? É tudo a mesma coisa!

O meu conselho é que se se realmente tens os 16Mbps (efectivos) da Clix que tenhas atenção a não comprares um equipamento que não seja pelo menos 801.11g ou seja 54Mbps.

Depois se prevês haver mais que 3 divisões entre os aparelhos (modem - computador) o melhor é mesmo investires um bocado no router, porque senão é quase certo que mesmo sendo a 54Mbps não vais conseguir grandes velocidades, especialmente se quiseres por WPA.

Não te aconselho Linksys porque ou compras os topos de gama e gastas balúrdios, ou então compras os baratos e sais mal servido. Pelo preço de um Linksys barato compras um bom router de outra marca menos conhecida.

Aconselho-te também antes de comprares consultar a página do fabricante para ver se tem havido releases de firmware mais recentes!

Voltar
Superior