Redução errada

Cfb

New member
Boas,

Pela primeira vez desde que tenho este carrro fiz uma boa asneira.
Estava em 6 e quis reduzir para 5 e foi para 3ª.

O motor gritou, eu rapidamento coloquei em ponto morto e coloquei a 5 corretamente, puxei e coloquei 6 de novo.
Não notei nada de anormal, todavia fiquei a pensar se pode ter em penado alguma valvula, etc.

Se tivesse que acontecer tinha acontecido na hora ou tenho que estar atento a algum sintoma especifico?

Cumprimentos

Não te aconteceu nada que a provavelmente todos nós não tenha já acontecido até mais que uma vez, simplesmente ao reduzires claro que viste o motor a elevar as prestações repentinamente nada de anormal, nem tens de estar atento a nada a não ser á tua condução, não é por isso que vais ter algum problema, as coisas não gripam assim do nada...

Para teres ficado preocupado presumo que tenhas pouco tempo ainda carta, pois alguém com muitos anos isto é algo banal, mais usual a quem anda com vários carros...

Não te aconteceu nada que a provavelmente todos nós não tenha já acontecido até mais que uma vez, simplesmente ao reduzires claro que viste o motor a elevar as prestações repentinamente nada de anormal, nem tens de estar atento a nada a não ser á tua condução, não é por isso que vais ter algum problema, as coisas não gripam assim do nada...

Para teres ficado preocupado presumo que tenhas pouco tempo ainda carta, pois alguém com muitos anos isto é algo banal, mais usual a quem anda com vários carros...

Boas,

Obrigado pela resposta.
Só para informar que por acaso tenho 36 anos de carta e este carro à 22 anos kkk.

Por acaso nunca me tinha acontecido e fiquei preocupado pq ia meter uma 5ª para ai uns 190 e meti uma terceira.
Daí a minha preocupação.

Atenção ao “pormenor” que o user referiu no post seguinte ao teu.

Isto passou-se a 190km/h.

É diferente de reduzir por engano de 6ª para 3ª a 100km/h, que é uma velocidade perfeitamente possível de atingir em 3ª mudança, sendo ainda assim brusco para a mecânica/transmissão.

A 190 já me parece mais delicado.

Atenção ao “pormenor” que o user referiu no post seguinte ao teu.

Isto passou-se a 190km/h.

É diferente de reduzir por engano de 6ª para 3ª a 100km/h, que é uma velocidade perfeitamente possível de atingir em 3ª mudança, sendo ainda assim brusco para a mecânica/transmissão.

A 190 já me parece mais delicado.

Sim, mas ele reagiu instantaneamente e não aconteceu nada, pois para provocar danos tinha mesmo de ser propositado e não é assim tão simples estoirar alguma coisa...

Admira é não ter saltado um pistão fora, ou então tem um desportivo que faz 200kmh em terceira

Boas,

Acabei hj por visitar o meu mecânico e após vistoria transmitiu-me que felizmente a situaçao não deixou marcas.

Back