Regeneração??

blackalfa

New member
Alo pessoal!

Tenho lido em vários posts a palavra regeneração, associada ao FAP, entre outros termos.

Li num tópico sobre um Mazda 6 que sofre abalos quando regenera; li num tópico sobre o A1/DS3/Mito, sobre a necessidade de se esticar os carros na AE para regenerarem, etc, etc.

Afinal de contas, o que vem a ser isto da regeneração??

Basicamente, se fizeres no dia a dia percursos inferiores a 15/20 min. nem te passe pela cabeça comprar um diesel novo, ja que vem com FAP. ( filtro anti particulas ) o que quer dizer que vai retendo no filtro aquele fumo todo que os diesel mandam ca para fora via escape, até aí tudo fino, ter um carro a diesel que não faz fumo preto nem deita aquele cheiro... [:vm)], é excelente.

O pior vem a seguir, toda aquela porcaria vai-se acumulando até um certo ponto dependendo da utilização +/- 250/350 kms e a seguir faz a famosa regeneração, ou seja, a combustão das particulas.

Para isto o carro tem que aquecer até atingir a temperatura normal de 90º seguindo-se a tal combustão ou regener. durante 10 min. aprox.

Se houvesse uma luz indiadora a prevenir que pode fazer uma regen. em poucos kms, ajudava a gerir a coisa, mas não, temos que andar a fazer contas, no meu caso é +/- 5 dias de percursos equivalentes a 50 kms aprox. diarios.

Caso interrumpamos as regenerações pq temos que parar por qq razão, estamos habilitados a, no minimo, ter que substituir oleo/filtro bem mais cedo do que o normal, visto que este degrada-se mais rapidamente.

Confuso e complicado ? certamente, o sistemema é uma bosta [8b]

Última edição:
Eu já tive, que notasse no meu carro 2 regenerações (não forçadas ou obrigadas, são normais) e o que notei foi as rotações mais elevadas ao relenti, e um barulho de trabalhar diferente (ligeiramente mais matraqueado, mais "diesel").

Eu como sou rato e já sei alguma coisa, não desliguei o carro, fui dar uma volta e 10 minutos depois estava tudo normalizado[;)]

Aconselho vivamente a se estar atento a elas e não desligar a viatura antes de acabarem, mas acima de tudo:

1-Evitar comprar um carro diesel-FAP se se fizer trajectos curtos e/ou poucos quilómetros diários/anuais (para isso, comprar gasolina)

2-De vez em quando, uma viagem de média/longa distancia ajuda e faz maravilhas.

3-Se não se poder viajar, pegar no carro deixa-lo aquecer bem (90-92ª de óleo, não de água) e andar um bocado numa condução mais "atrevida".

4-Não andar a "pastar" ("moer motor", andar sempre a meter as mudanças abaixo das 2 mil RPM´s etc) também ajuda, se nenhuma das alíneas anteriores puderem ser feitas.

5-Muita atenção á qualidade do combustível que colocam, pois está algo estabelecido que combustível de má qualidade ajuda a encurtar os espaços de intervalo das regenerações.

6-Por fim, e não menos importante, não descurar uma manutenção bem feita e como preconizada pelo fabricante com bons materiais (leia-se o óleo especifico para veículos FAP/DPF) indicado!

De resto, como tenho reparado, é andar dentro destas alíneas e pouco ou nada deverá acontecer[;)]

Última edição:
Muito ultimo para mim também o tópico , tive o meu diesel parado 6 meses noto menos "garra" e não vai além dos 190 . Talvez seja do que apontam.

Tb já reparei q o consumo ao ralenti aumenta 0,5 e qdo se desliga o carro, uma espécie de ventoínha continua a funcionar. Pco tempo depois pára.

Como não ha nenhuma indicação na instrumentação que a regener. entrou em funcionamento, só percebemos que começou quando se ouve a ventilação do sistema e no caso do MiTo, o som do motor ganha curiosamente um toque mais racing, mais grave e profundo como se tivéssemos escape modif., esta é a unica coisa que gosto da regen. era bom que o som fosse sempre assim, até abafa o matraquear diesel [:cool:]

Última edição:
Finalmente percebi porque é que alguns diesel às vezes explodem numa cortina de fumo preto...deve ser a regeneração a mandar fora o lixo todo acumulado.! [:D]

Finalmente percebi porque é que alguns diesel às vezes explodem numa cortina de fumo preto...deve ser a regeneração a mandar fora o lixo todo acumulado.! [:D]

Noup, o sacana do FAP serve justamente para isso não acontecer.

Durante o processo cheira mas é a tomada queimada [:vm)], mas fumo não ha.

Voltar
Superior