Registar site (domínios pt, com, (ajuda))

• Iniciador de tópicos Iniciador de tópicos imported_pedrot16
  • Data de início Data de início
citação:Originalmente colocada por PDCouto

Mudar de com para pt?! Para quê, se podem acrescentar e ter o mesmo alojamento a responder por dois domínios?

è mesmo por uma questão de alojamento. é mais facil criar um novo dominio do que transferir um alojamento (tive uma experiencia horrivel nesse sentido).

E como nao estou mt satisfeito com o alojamento q temos, estou a pensar noutro alojamento, mas nao quero passar pelo sofrimento que é uma transferencia de dominio !

Depois, transferia o antigo já com o novo activo e comunicado, de modo a nao perder contactos !

Há uns meses atrás foi através de dominios.pt que:
- Efectuei um registo da marca em meu nome (360€)
- Registei depois do site em .pt por 300€ por 3 anos salvo erro.

Optei pelo alojamento em outra empresa por 50€/ano.

Pode e deve ter sido um pouco careiro, mas o meu objectivo era ter um registo .pt e não ter de mexer uma palha: fizeram tudo :D
Fiquei satisfeito com o serviço e dei o dinheiro por bem empregue [8D]

citação:Originalmente colocada por jacomiranda

Pode e deve ter sido um pouco careiro, mas o meu objectivo era ter um registo .pt e não ter de mexer uma palha: fizeram tudo :D

Agora imagina que vivias nos EUA. Pegavas em 20 euros e registavas um .com por 2 anos, sem ter que mexer uma palha.. :(

É este tipo de situações que eu acho incompreensível em Portugal. E ainda há quem defenda a manutenção de situações como essa..

mundano,

dominios .com, .net, .bizz, .org ou .info são genericos, não têm uma nacionalidade associada... se quiseres registar um .us já não consegues !

Ou seja, dominios genericos consegues, na boa em qq ponto do mundo. Dominios especificos de cada país, cada país é q regula e tens q ter "sede" nele.

Resumindo, deste por bem entregue 300 euros pelo registo do site....olha eu dei por bem entregue os 20 USD pela renovação do dominio da minha loja online por mais 2 anos ;)

De facto, para registar um domínio dá trabalho, há que registar a marca, depois tratar de tudo com a FCCN.

Já tratei disso uma vez e é só burocracias. Não sei, se entretanto, as coisas mudaram.

Um abraço, by Filas

citação:Originalmente colocada por hpventura

mundano,

dominios .com, .net, .bizz, .org ou .info são genericos, não têm uma nacionalidade associada... se quiseres registar um .us já não consegues !

Ou seja, dominios genericos consegues, na boa em qq ponto do mundo. Dominios especificos de cada país, cada país é q regula e tens q ter "sede" nele.

Genéricos porque os USA assim permitem, porque .com; .net; .org; etc.. São todos domínios americanos..

citação:Originalmente colocada por Filas

Já vi que registaste o domínio... esses preços são puxados...

Ainda bem que ficaste satisfeito com o serviço :)

Um abraço, by Filas

Obviamente que foram puxados...
Mas teria sido pior se fosse eu ao Registo Comercial e a seguir ao FCCN tratar disto [8]

Claro que se tivesse optado por um .eu ou .ws devia ter-me ficado ao preço da chuva, mas como teimei em ter um .pt e tinha disponibilidade financeira para pagar a quem me faça isso, toca a andar! :D

citação:Originalmente colocada por mundano

Agora imagina que vivias nos EUA. Pegavas em 20 euros e registavas um .com por 2 anos, sem ter que mexer uma palha.. :(

É este tipo de situações que eu acho incompreensível em Portugal. E ainda há quem defenda a manutenção de situações como essa..

Defendes que eu possa registar um dominio qualquer com o mesmo nome da TUA marca para depois te fazer pagar 10.000 dolares por esse domínio?

Situações como isto são vulgares: www.hi5.net

Cá em Portugal se tens uma empresa o domínio tem o nome da empresa.

Se tens uma marca podes também registar o domínio com o nome dela, qual é o problema?

Deste 300€ para registar um PT?! [:0][:0][:0]

Aquilo custa 44€ bi-anual! [:0] Só precisas de preencher o formulário e de ter o Cartão de Contribuinte digitalizado! ;)

citação:Originalmente colocada por PDCouto

Defendes que eu possa registar um dominio qualquer com o mesmo nome da TUA marca para depois te fazer pagar 10.000 dolares por esse domínio?

Situações como isto são vulgares: www.hi5.net

Cá em Portugal se tens uma empresa o domínio tem o nome da empresa.

Se tens uma marca podes também registar o domínio com o nome dela, qual é o problema?

Certamente que o mundano não estará a defender práticas cuja intenção é claramente outra que não a vertente comercial ;)

Agora imagina que amanhã pedes o registo da marca pdcouto, podes criar o teu site www.pdcouto.pt amanhã tambem ?

E se eu tiver um site www.pdcouto.com anterior ao teu pedido de marca fará sentido que te possam atribuir essa marca e um site pdcouto.pt ? Concordas ?

Já agora se queres mais ridiculo ainda, eu sou o legitimo proprietário de uma marca que demoraram um ano a confirmar-me a titularidade e afinal descubri que não a posso usar como nome de firma [}:)][}:)] olha fica como nome de site .com e quem não gostar que se lixe ( como já o disse a uns americas que achavam que lá porque usavam um logotipo igual ás minhas primeiras 2 letras tambem se achavam no direito de me impedir de usar o nome ) [}:)]

Isto para não falar que muitas vezes os registos já existem e depois aparecem outras marcas...

Por exemplo, o domínio www.firefox.com já existia muito antes de aparecer o Firefox.. Depois houve uma certa confusão quando o Firefox começou a ser popular, e o próprio gajo do domínio ofereceu-o à Mozilla de livre vontade..

citação:Originalmente colocada por Zur Besonderen Verwendung

Agora imagina que amanhã pedes o registo da marca pdcouto, podes criar o teu site www.pdcouto.pt amanhã tambem ?

E se eu tiver um site www.pdcouto.com anterior ao teu pedido de marca fará sentido que te possam atribuir essa marca e um site pdcouto.pt ? Concordas ?

Já agora se queres mais ridiculo ainda, eu sou o legitimo proprietário de uma marca que demoraram um ano a confirmar-me a titularidade e afinal descubri que não a posso usar como nome de firma [}:)][}:)] olha fica como nome de site .com e quem não gostar que se lixe ( como já o disse a uns americas que achavam que lá porque usavam um logotipo igual ás minhas primeiras 2 letras tambem se achavam no direito de me impedir de usar o nome ) [}:)]

Pergunta 1: Posso, já o fiz para clientes meus. Basta ter o registo provisório do Inst. Nacional de Propriedade Industrial. Se depois o INPI decide que a marca já existe e não é tua já não podes renovar o .pt com essa mesma marca - e muito bem.

Pergunta 2: Concordo, são paises diferentes. Podes ter uma marca registada cá e não lá fora, e vice-versa, tal como patentes, empresas, faz todo o sentido que o mesmo aconteça em domínios que são referentes a um país.

Pergunta 3: Não podes usar como nome de firma porque a firma já existe e é dona dessa marca. É como a Sonae ser dona da marca Continente. Qual é o problema?

Isto para não falar que muitas vezes os registos já existem e depois aparecem outras marcas...

Por exemplo, o domínio www.firefox.com já existia muito antes de aparecer o Firefox.. Depois houve uma certa confusão quando o Firefox começou a ser popular, e o próprio gajo do domínio ofereceu-o à Mozilla de livre vontade..

Lá está, isso é devido à balburdia do registo dos .com .net e etc.

Balburdia porque? Firefox já existia antes do Browser.. Ou ia ali ficar o dominio revervado à espera que a Mozilla Foudation se lembrasse em 2004 de chamar Firefox ao seu programa que antes até se chamava Firebird?

Eu acho que é completamente estúpido ter que ter uma empresa e uma marca registada para poder abrir um site. Eu se quiser abrir o site www.mundano.pt não posso.. Que sentido faz isso?

Mais valia terem um sistema arbitral que resolvesse rapidamente os conflitos e deixavam os domínios para livre registo.

O funcionamento dos .com e derivados é tipicamente americano: o primeiro a chegar açambarca o que houver, parece a corrida do ouro do klondike.

E quanto a teres o teu site podes ter um quim.nome.pt

Agora mundano ou pdcouto? E se houver noutro fórum outro mundano e pdcouto? E quem tem legitimidade, quem se lembra primeiro de registar?

Claro que é uma palhaçada.. Desde que haja regras claras e procedimentos rápidos para resolver conflitos relativos a apropriação indevida de domínios não há problemas..

Logo para começar essas regras afastam as pequenas empresas e os individuais dos dominios .pt, e acabam por optar sempre pelos muito mais funcionais .com ou .net, ou .biz.. etc.. etc..

E depois, mesmo para quem precisa mesmo, é uma enorme perda de tempo, e de recursos registar um dominio .pt.

A titulo de exemplo, tenho um primo que há uns 3 anos resolveu abrir uma empresa de condomínios, e ele na altura tinha umas ideias até bem porreiras e com pernas para andar, e uma das componentes básicas da ideia seria o site. Bem, ele tratou de tudo, arranjou um webdesigner que lhe desenhou o site, abriu a sociedade com o irmão, pagou o que tinha a pagar, etc.. etc.. Porque como podem imaginar, as pessoas só mudam de gerente de condomínio nas reuniões que há por altura do fim do ano.

Tudo ia encaminhado dentro dos prazos, tirando o facto que ele pensava que registar um dominio .pt era um processo normal. Puro engano.. Não lhe bastava ter a própria marca que ele tinha criado e o logotipo registados (que ele já tinha), teve ainda que registar a marca, com o ".pt" Ou seja, teve que ter duas despesas com dois registos de duas marcas, depois ainda teve que esperar que o domínio dele fosse aprovado, etc.. etc.. Conclusão, acabou por gastar dinheiro desnecessário, e pior que tudo, perdeu tempo precioso, e perdeu o timming das reuniões de fim de ano. Depois só pode realmente iniciar a actividade já em finais de Dezembro e acabou por andar um ano com apenas meia dúzia de clientes..

Enfim, durante o ano, fez imensos contactos e tinha muitos interessados, mas como imaginam é complicado andar um ano inteiro sem clientes, só a ter despesas..

Entretanto como a ideia era boa e ele estava no mercado com um conceito bastante moderno e diferente, teve uns gajos que já estavam no mercado, que lhe fizeram uma proposta para comprarem a marca, site, base de dados dos contactos já feitos, etc.. etc.. E ele como já estava a chegar ao limite do capital que dispunha, fez o que lhe restava fazer. Vendeu a empresa..

E é com palhaçadas burocráticas como estas, que em Portugal se perdem projectos dia após dia...
Eu registo um PT na hora

Voltar
Superior