Registo de Marca - INPI

Anualmix

New member
Boa noite pessoal,

espero que estejam bem. Certamente alguém aqui no fórum irá conseguir ajudar.

Estou a ponderar fazer registo de uma marca na INPI e tenho uma questão. Atualmente os registos são online e até temos direito a 50% desconto. No entanto não é explicito o que para eles consideram ser semelhante a marcas já existentes no mercado. Ora bem.. igual não existe mas obviamente existem algumas marcas com nomes similares.

No caso do pedido ser recusado, como já vi acontece com frequência, o dinheiro pago vai para o "Lixo"? Não me parece muito justo.. devia pelo menos haver uma garantia se era viável ou não e depois sim avançar com o processo.

Quem já passou por este processo que consiga dar umas luzes?

Obrigado

A única coisa que sei é que depois de registares a marca no INPI vais receber diversas cartas de empresas a dizer que a tua marca não está segura e que podes ficar sem ela e tens de lhes pagar não sei quanto dinheiro para eles te ajudarem...

A única coisa que sei é que depois de registares a marca no INPI vais receber diversas cartas de empresas a dizer que a tua marca não está segura e que podes ficar sem ela e tens de lhes pagar não sei quanto dinheiro para eles te ajudarem...

Bom dia Silver.

Obrigado pelo feedback.

Eu estou meio indeciso. Por um lado não acredito que vão registar a marca que vou utilizar mas por outro lado é um descanso e ficava com isso tratado. Mas do que pesquisei são 4 meses de espera sem saberes se vai ser aprovado ou não. E pagar para ver o pedido rejeitado ainda é pior do que ficar quieto I guess..

Obrigado..!

Bom dia Silver.

Obrigado pelo feedback.

Eu estou meio indeciso. Por um lado não acredito que vão registar a marca que vou utilizar mas por outro lado é um descanso e ficava com isso tratado. Mas do que pesquisei são 4 meses de espera sem saberes se vai ser aprovado ou não. E pagar para ver o pedido rejeitado ainda é pior do que ficar quieto I guess..

Obrigado..!

Não te fies nisso. Não sei para que área de negócio é a marca, mas imagina o que é teres todo o teu trabalho de entrada de mercado, promoção e marketing queimado porque um ou dois anos depois alguém regista a marca e ficas impedido de a utilizar. A brincadeira pode sair mais cara que o registo. Tendo em vista um negócio com pés e cabeça, uma marca não fica assim tão cara. É um investimento.
Já perguntaste ao INPI se há direito à devolução da taxa? Penso não haver, mas podes perguntar. A linha de apoio, geralmente, é rápida.
Friso a importância do que o @Silverarrow disse. Vais receber inúmeras cartas, com referências MB e tudo, parecendo legitimas e vindas do INPI, que são um engodo. Não precisas de empresas para acompanhares a marca. Só precisas de um lembrete para pagar a renovação (daqui a 10 anos, se não me engano).

Essas cartas não vêm do INPI, mas sim de escritórios de advogados a quem o INPI vendeu a tua informação.
Quanto a pergunta inicial, sim, é dinheiro que vai para o lixo. Ou então pagas mais uns 40 euros e pedes para fazer a alteração da marca

Obrigado pelo feedback pessoal!

Vou tentar falar com o INPI se bem que não acredito que vá ter grandes desenvolvimentos.

O meu problema não é o valor do registo mas sim a viabilidade de ser aprovada ou não. E sendo rejeitado acabo por ainda ficar pior do que ter uma marca "desconhecida".

Isto porque é muito subjectivo o que eles dizerem sobre fazermos a pesquisa para perceber a viabilidade da aprovação do registo.

Essas cartas não vêm do INPI, mas sim de escritórios de advogados a quem o INPI vendeu a tua informação.
Quanto a pergunta inicial, sim, é dinheiro que vai para o lixo. Ou então pagas mais uns 40 euros e pedes para fazer a alteração da marca

Eu não disse que eram do INPI... Disse que eram de empresas...

Verdade.

Piores que o SPAM da DECO.

Facto, registei há 2 semanas e já começaram a chegar.

Relativamente ao dinheiro, pagas mais X por cada "revisão". É uma chulice e um monte de burros

Facto, registei há 2 semanas e já começaram a chegar.

Relativamente ao dinheiro, pagas mais X por cada "revisão". É uma chulice e um monte de burros

Já estou a imaginar a minha caixa de correio cheia [:D]

Mas essa carta que recebes são advogados que dizem te ajudar a fazer o registo com sucesso?

Estás confiante com o sucesso no teu registo? É que eu da pesquisa que fiz e apesar de não haver nada igual existem obviamente nomes similares. Não sei mesmo se será aprovado ou não.

Sobre as revisões não faço ideia do valor.

Só consegui encontrar os 126€ do primeiro registo.

Já estou a imaginar a minha caixa de correio cheia [:D]

Mas essa carta que recebes são advogados que dizem te ajudar a fazer o registo com sucesso?

Estás confiante com o sucesso no teu registo? É que eu da pesquisa que fiz e apesar de não haver nada igual existem obviamente nomes similares. Não sei mesmo se será aprovado ou não.

Sobre as revisões não faço ideia do valor.

Só consegui encontrar os 126€ do primeiro registo.

Estou, embora haja sempre um timming para alguem se opor. paguei 127,5€. Para a semana já pretendo criar empresa com o nome registado.

"eu" recebi de uma empresa holandesa a dizer que a marca que "tinha" em PT era a deles na Holanda e que estavam a expandir para marca europeia.

Se eu pagasse xxxx€ deixavam Portugal de fora, e podia continuar a usar a marca...

:D

O "problema" do registo é que, a partir do momento em que está registado, toda a gente passa a saber que está registado (quem procura, claro)
é tal e qual as patentes. A partir do momento que alguém regista alguma coisa interessante, vai haver alguém a pegar naquilo e arranjar forma de "copiar" fazendo as alterações suficientes para não ser cópia, ou então é mesmo uma cópia e fazem bullying até desistires de lutar por aquilo que é teu.

Vê bem os "quadradinhos" dos termos e condições, da partilha de dados, etc. Um click errado, e a info da empresa é espalhada por todo o lado com o teu consentimento.
Muita info da marca e empresa é pública, portanto vais sempre receber cartas e anúncios indesejados, mas consegues diminuir muito pondo (ou não) o pisco no sitio certo.

Assim que receberes a notificação que o nome foi aceite, regista logo os dominios iguais e parecidos, para evitar "discussões" quando precisares de fazer um site. Uns amigos meus registaram uma marca, deixaram o site para último e no fim tiveram que escolher entre pagar um fee ao "proprietário" do dominio ou ir para tribunal e esperar meses/anos para não pagar nada.

Registo feito :)

Passados 4 minutos recebi um email muito estranho de "spam" sobre instagram e ganhar seguidores. Nunca tinha recebido naquela conta de email.. [:D]

Pode ter sido mera coincidência..

Daqui a 4 meses dou feedback se consegui a aprovação ou não [;)]

Back