Relação CC/CV - Consumos

AndreMiraF

New member
Boas, queria uma pequena ajuda visto que sou um analfabeto da engenharia mecanica [:D]
Já ha uns tempos que me pergunto e nao encontrei muito sobre isto.

Qual é a relação da cilindrada e os cavalos de um carro com os consumos em motores diesel?

Por ex:
O meu carro e um ford focus SW 1.8 TDdi ambient de 75 CV de 2002 e faço em media 5.6l aos 100.
Se por exemplo o meu motor fosse de 105cv e eu fizesse as mesmas velocidades consumia mais? visto que teria mais força?
ou por exemplo se tivesse á mesma 75cv mas tivesse 2000cc?
Ou tem a ver tambem com o tipo de motor como um TDI ou HDi ou dCi.

Se me puderem esclarecer agradeço [kiss] visto tambem que estou a pensar em comprar um carro mais recente mais confortável e queria fazer uma boa escolha em termos de consumos/performance/conforto.

Não há nenhuma relação.

(Para a mesma velocidade, leia-se mesma potencia necessária para vencer o drag aerodinamico e de rolamento,) O consumo depende essencialmente da relação da caixa, que por sua vez dita a rotação do motor que por sua vez dita o regime em que o Brake specific fuel consumption (BSFC) é mais baixo, o que origina um menor consumo.

Exemplo pratico

ALH_BSFC_map_with_power_hyperbolae.png

Este motor será o mais eficiente possivel, as 1750 rpm, quando está a gerar cerca de 50 cv.

Agora dependendo da relação da caixa esta pode ser também, ou não, a velocidade ideal de cruzeiro

Última edição:
Adicionado ao bom Post anterior, um motor com maior cilindrada, quiçá com mais cilindros, tem mais perdas internas, seja por maior massa inercial, mais atrito e compressão de uma massa de ar maior.

Em pára arranca um motor maior tende a gastar mais.

A rolar depende das velocidades, para um condutor zen o motor maior gastará mais, para um despachado poderá ou não, para um racing o motor maior volta a gastar mais.

Em resumo, quantos mais cc e cv melhor [:D]

Não há nenhuma relação.

(Para a mesma velocidade, leia-se mesma potencia necessária para vencer o drag aerodinamico e de rolamento,) O consumo depende essencialmente da relação da caixa, que por sua vez dita a rotação do motor que por sua vez dita o regime em que o Brake specific fuel consumption (BSFC) é mais baixo, o que origina um menor consumo.

Exemplo pratico

ALH_BSFC_map_with_power_hyperbolae.png

Este motor será o mais eficiente possivel, as 1750 rpm, quando está a gerar cerca de 50 cv.

Agora dependendo da relação da caixa esta pode ser também, ou não, a velocidade ideal de cruzeiro
Este gráfico diz tudo, para quem se der ao trabalho de o interpretar.

O que acontece é que a potência que o carro precisa para vencer os atritos todos é independente do motor, por isso se um carro precisar de digamos 40cv para circular a 100 o consumo específico mínimo que esse motor consegue ter para essa potência é 200g/kwh se for às 1500rpm a fundo, que provavelmente não vai porque a caixa não é tão longa e irá provavelmente mais perto das 2000rpm e com um consumo mais alto.

Se montarmos no mesmo carro um motor de construção semelhante mas com o dobro da potência, o que acontece é que o gráfico tem a mesma aparência mas os valores de pressão efectiva e potência duplicam. A segunda linha azul a contar de baixo agora corresponde aos 40cv o que significa que o novo motor para essa potência nunca vai baixar muito dos 210g/kwh e provavelmente irá circular a 100 algures entre as 1500-1750rpm onde o consumo é 220-230g/kwh, ou cerca de 10% mais (neste caso estamos a comprar um motor de 90cv com um de 180, aproximadamente).

A eficiência de um motor não depende do seu tamanho ou potência, mas geralmente quanto maior o motor mais afastado do seu ponto de eficiência máxima ele vai funcionam em condições normais de condução em estrada.

Mas tambem se pode observar que mesmo duplicando a potência o aumento de consumo não é assim tão grande, ao contrário do que muita gente pensa que é uma espécie de regra de 3 simples e um motor com o dobro da potência deve beber o dobro.

Voltar
Superior