Relações de caixa - Leon FR

ppais

New member
Queria pedir a vossa opinião sobre as relações de caixa do novo Leon FR. É que parecem-me decididamente estranhas. Se alguém tiver um que me diga o que sente para comprovar que é um escalonamento no mínimo invulgar.

Ora segundo o site da Seat:

Leon FR 1.9 TDI - 170cv
I 3.769
II 2.087
III 1.324
IV 0.919
V 0.902

VI 0.757
MA 4.549
Grupo reduzido 3.684 / 2.917
Velocidade 1000 rpm em V (km/h) 44.0

Leon FR 2.0 TFSI - 200cv
I 3.357
II 2.087
III 1.469
IV 1.150
V 1.194

VI 0.975
MA 3.990
Grupo reduzido 3.944 / 3.087
Velocidade 1000 rpm em V (km/h) 31.4

Antes demais vamos assumir que há uma gralha no TFSI e as relações de 4a e 5a estão trocadas senão tínhamos a 4a mais longa que a 6a :(.

Mas seja como for, em ambos os carros a 4a e a 5a estão extraordinariamente proximas!!!! no TDI a diferença é 1.8% no TFSI é de 3,8%. Qual é o interesse? Das duas uma, ou isto é erro idiota do site ou então parece-me completamente despropositado...

ideias?

Ja discuti este assunto uma vez, com o dono de um Ibiza FR.
Pelo que pude concluir, o carro utiliza um "diferencial" até 4ª, e outra pra 5 e 6ª [8)]

é possivel fazer caixas tao mal escalonadas como a desse TDI?

é que o TFSI tem ali alguns escalonamentos estranhos que tornam a 4ª praticamente dispensavel, mas ao lado da do TDI, está muito boa:D

a do TFSI faz-me lembrar a dos Focus I....

citação:Originalmente colocada por 1alfista

Pelo que pude concluir, o carro utiliza um "diferencial" até 4ª, e outra pra 5 e 6ª [8)]

Isso explica as duas relações de diferencial que são apresentadas... Tem a sua lógica. Fazendo contas passa a ser uma diferença de 28% de 4a para 5a no TDI e de 23% no TFSI. Valores que me parecem perfeitamente normais.

Obrigado pelo esclarecimento.

citação:Originalmente colocada por Eliselotus

é que o TFSI tem ali alguns escalonamentos estranhos que tornam a 4ª praticamente dispensavel, mas ao lado da do TDI, está muito boa:D

O que tinham as do Focus 1 de estranho?

citação:Originalmente colocada por ScRuMbLe

1.4, 1.6 e 1.8, 1.8tddi e tdci...tinhas as 3 primeiras mt curtas e as 2 ultimas mt longas. juntas a isso um diferencial que "nao é carne nem peixe"...

citação:Originalmente colocada por ScRuMbLe

1.4, 1.6 e 1.8, 1.8tddi e tdci...tinhas as 3 primeiras mt curtas e as 2 ultimas mt longas. juntas a isso um diferencial que "nao é carne nem peixe"...
pois

citação:Originalmente colocada por 1alfista

Eu tb chegei a essa conclusão.
Pelos valores apresentados só pode ser isso.

Pelas voltas que dei num TDCI, acho que o carro tem pouca ponta para o motor que tem. Podia estar melhor aproveitado. Tem boas acelerações, mas o melhor são claramente as recuperações. Recupera bem em 5 desde 80/90. Se for a partir dos 100/110, então nem se fala: pisas a fundo em 5ª a partir dessa velocidade, apanha a banda de rotações overboost e nunca mais para, é excelente. Portanto não concordo que tenha a 4ª e a 5ª muito longas, bate mais certo que as duas últimas relações sejam po curtas também.

As relações de caixa do TDDi são rigorosamente iguais às do TDCi?

Ah e explica isso do diferencial não ser carne nem peixe[8)]

Back