Religiões e seus mitos.

Sniper

New member
Não me lembro de ter visto um tópico como este anteriormente, e decidi então criar um, sobre as religiões e os seus mitos como surgiram, o que veneram, seus rituais, histórias daquilo em que acreditam e que estão relacionadas, com os seus Deuses, como a que tomei a liberdade de por aqui como exemplo, esta fala de como surgiu o dito "Diabo". Portanto ponham e disponham deste tópico, para falar de tudo e mais alguma coisa de qualquer religião, que conheçam.
Eu em particular, não sou reigioso, mas gosto de ler e conhecer este tipo de histórias, e o que motiva as pessoas a seguir uma religião, sendo assim crentes dela.[|)]

"A Doutrina da Igreja sobre o Diabo
Pe. Agathangelos K. Charamantidis
Trad.: Pe. Pavlos, Hieromonge
Comunidade Monástica São João
Segundo a tradição bíblico-patrística, o diabo não é a personificação das paixões, mas uma pessoa, criada por Deus como anjo e, tendo perdido comunhão com Ele, converteu-se em espírito obscuro, o diabo. Como pessoa, o diabo tem livre arbítrio, isto é, tem liberdade e esta liberdade não é violada por Deus.

O mistério do pecado actua na história porque o diabo continua gerando o mal e fazendo sua obra catastrófica como desde o início. A Tradição bíblica e patrística, fora de toda consideração teórica e ética do bem e do mal, fala sobre o rival astuto de Deus e do inimigo do homem. Este inimigo é o diabo que tem a intenção é destruir toda a autêntica vida, pois ele é um espírito de morte. Ele é uma personalidade concreta, um ser concreto. Introduz-se com a injúria, com a arrogância e o engano na história, com a pretensão de destruir a Deus e aos homens. O pecado, os sofrimentos, a morte são gerados por ele, pois espalha a ruína e o ódio, exercendo seu poder e domínio. O mal não é uma soma de ações puramente humanas; suas raízes se encontram na autoridade diabólica. É uma força que está fora do homem e de sua natureza, a quem, exercendo seu livre arbítrio, pode aceitar ou rechaçar.

O diabo originou-se a partir da vontade e ação de Deus. Os demônios não foram criados maus, pois Deus não criou o mal; tudo o que Deus cria é bom. Foram criados sem maldade em sua essência, e, em sua natureza, livres, independentes e com o livre arbítrio, exatamente como aconteceu com os anjos. Após sua voluntária queda, de seres puros se converteram em seres sombrios, impuros e violentos."

in: http://www.ecclesia.com.br/biblioteca/fe_ortodoxa/a_doutrina_da_igreja_sobre_o_diabo.htm

Mt bom tópico!

Adoro ler textos das religiões!

Nesso texto pra mim existe aí uma contradição, então deus não cria o mal, no entanto foi um anjo de deus que se tornou no diabo, logo o diabo foi criado por deus:)

Eu estou a pensar tudo mal?

ar156ob4.gif

citação:Originalmente colocada por C3_soul

Mt bom tópico!

Nesso texto pra mim existe aí uma contradição, então deus não cria o mal, no entanto foi um anjo de deus que se tornou no diabo, logo o diabo foi criado por deus:)

ar156ob4.gif
Não me parece que estejas a pensar mal, aliás tens toda a razão, Deus como referencia o texto criou esse anjo, que se veio a tornar "diferente" dos outros. Portanto acho que se pode dizer, que o criador do Bem, também acabou por criar o Mal, que coisa marada.:)

Nesso texto pra mim existe aí uma contradição,...

Não pensas mal </u>se considerares "o Deus" judaico-cristão omnipotente, omnipresente e omnisciente.

citação:Originalmente colocada por ^_Sniper_^

Mt bom tópico!

ar156ob4.gif
Não me parece que estejas a pensar mal, aliás tens toda a razão, Deus como referencia o texto criou esse anjo, que se veio a tornar "diferente" dos outros. Portanto acho que se pode dizer, que o criador do Bem, também acabou por criar o Mal, que coisa marada.:)

As religiões tem mtas contradições...

Normalmente referem-se a deus como perfeito, no entanto deus tambem criou o mal...

Alias deus já usou o mal, por exemplo quando inundou o mundo e escolheu noé para salvar a humanidade...

As pessoas é que andam tão tapadas que não vem algumas coisas e acreditam em tudo o que os padres dizem...

Antes que venham prai espingardar, eu acredito em deus, no entanto não acredito nas igrejas;)

ar156ob4.gif

As religiões tem mtas contradições...

Normalmente referem-se a deus como perfeito, no entanto deus tambem criou o mal...

Alias deus já usou o mal, por exemplo quando inundou o mundo e escolheu noé para salvar a humanidade...

Pois, mas esse ponto que consideras "mal", o dilúvio, é retratado normalmente como sendo "bem": como uma maneira de purificar o mundo, fazendo uma "barrela" ao "mal", a aplicação da justiça divina à humanidade (e, "por definição", Deus é infinitamente justo). É um reset ao PC, um "fresh install". ;)

Obviamente, o acto parece-nos bastante... ahamm... violento! [8)]

Já não acredito há bastante tempo no que quer que seja relacionado com a religião. Fazem-se fortunas por crentes tapadinhos. Por exemplo, estar um familiar doente e passado um tempo estar bem... curado. É milagre!!! Não ouviram falar da palavra ciência. outra coisa que adoro é ver a imagem de Deus. Como é que a imagem de Deus se manteve inalterada durante mais de dois mil anos? Quem conta um conto acrescenta um ponto, todos nós sabemos... Deus é perfeito, porque é que não nos fez perfeitos? Existe o Paraíso? Então porque é que estamos na Terra? Deus é o nosso criador, ora... se e o nosso criador porque é que nos criou com a possibilidade de termos doenças? Pessoas que passam fome, vivem na miseria total, no 4º mundo (no 3º vivemos nos) mas mesmo assim vão à missa todos os domingos... e não vêem melhorias, Deus nunca lhes deu pão! Tiveram que ser eles a explorar caixotes do lixo e a sobreviverem por solidariedade. Ele permite guerras, tiranos, traição, desonestidade? Não me ****m... onde é que ele está? Onde? "Do que vale veres tudo se não te sentimos presente?"

citação:Originalmente colocada por J.R.

Nesso texto pra mim existe aí uma contradição,...

Não pensas mal </u>se considerares "o Deus" judaico-cristão omnipotente, omnipresente e omnisciente.

O Deus biblico é a contradição pegada...[8]

Deus um ser perfeito cria um anjo que se torna satanás...[:0]

Cria todos os males aos seus fieis como Jó e Ló.
provoca as pragas do egipto que são uma injustiça assustadora e cruel.
Tem Josué como braço direito nos ataques a Jericó, onde supostamente Deus ordena: "Entrem na cidade, matem todos , roubem todo o ouro e toda a prata e puxem fogo a tudo..."

estas são apenas algumas "perolas" biblicas;)

Com um Deus destes mais vale nunca o conhecermos...:D:D

citação:Originalmente colocada por Axe_24_7

Já não acredito há bastante tempo no que quer que seja relacionado com a religião. Fazem-se fortunas por crentes tapadinhos. Por exemplo, estar um familiar doente e passado um tempo estar bem... curado. É milagre!!! Não ouviram falar da palavra ciência. outra coisa que adoro é ver a imagem de Deus. Como é que a imagem de Deus se manteve inalterada durante mais de dois mil anos? Quem conta um conta acrescenta um ponto, todos nós sabemos... Deus é perfeito, porque é que não nos fez perfeitos? Existe o Paraíso? Então porque é que estamos na Terra? Deus é o nosso criador, ora... se e o nosso criador porque é que nos criou com a possibilidade de termos doenças? Pessoas que passam fome, vivem na miseria total, no 4º mundo (no 3º vivemos nos) mas mesmo assim vão à missa todos os domingos... e não vêem melhorias, Deus nunca lhes deu pão! Tiveram que ser eles a explorar caixotes do lixo e a sobreviverem por solidariedade. Ele permite guerras, tiranos, traição, desonestidade? Não me ****m... onde é que ele está? Onde? "Do que vale veres tudo se não te sentimos presente?"

Se fossemos perfeitos, pra que queriamos a vida?

Viver é acima de tudo apreender, ora se somos perfeitos não precisamos de aprender nada...

Vou parecer um pouco frio a dizer isto, mas se não fosse o mal a vida não tinha "pica"...

ar156ob4.gif

Já não acredito há bastante tempo no que quer que seja relacionado com a religião. Fazem-se fortunas por crentes tapadinhos. Por exemplo, estar um familiar doente e passado um tempo estar bem... curado. É milagre!!! Não ouviram falar da palavra ciência. outra coisa que adoro é ver a imagem de Deus. Como é que a imagem de Deus se manteve inalterada durante mais de dois mil anos? Quem conta um conta acrescenta um ponto, todos nós sabemos... Deus é perfeito, porque é que não nos fez perfeitos? Existe o Paraíso? Então porque é que estamos na Terra? Deus é o nosso criador, ora... se e o nosso criador porque é que nos criou com a possibilidade de termos doenças? Pessoas que passam fome, vivem na miseria total, no 4º mundo (no 3º vivemos nos) mas mesmo assim vão à missa todos os domingos... e não vêem melhorias, Deus nunca lhes deu pão! Tiveram que ser eles a explorar caixotes do lixo e a sobreviverem por solidariedade. Ele permite guerras, tiranos, traição, desonestidade? Não me ****m... onde é que ele está? Onde? "Do que vale veres tudo se não te sentimos presente?"

Se fossemos perfeitos, pra que queriamos a vida?

Viver é acima de tudo apreender, ora se somos perfeitos não precisamos de aprender nada...

Vou parecer um pouco frio a dizer isto, mas se não fosse o mal a vida não tinha "pica"...

ar156ob4.gif

Concordo com tudo o que disseste. A vida é a melhor escola.

É necessário respeito pelas crenças dos outros.
Antes de botarem discurso de escárnio sobre os outros pensem três vezes. E depois calem-se[:p]:D.

já agora os tais outros podiam justificar as suas crenças. Era um meio inteligente para todos os compreendermos. Sou uma mente aberta. É preciso é haver factos, não teorias. ;)

já agora os tais outros podiam justificar as suas crenças. Era um meio inteligente para todos os compreendermos. Sou uma mente aberta. É preciso é haver factos, não teorias. ;)
ATEU.
Que teoria tiras daqui???

ATEU.

Que és um tipo que não só não acredita na existência de Deus(es) como, inclusivamente, rebates a existência de tais entidades.

Pelo que me lembro de ler, e tenho a certeza que haverá várias versões, mas a temática em relação ao Diabo, é mais ou menos o seguinte:
Deus, criador de todas as coisas, criou anjos, os protectores da humanidade (depois ainda há uma hierarquia que dependendo de versões para versões existe ou não e é ou não respeitada, quer nas designações quer nas funções, como sejam, por exemplo, anjos, arcanjos ou querubins (penso que é assim que se escreve)). Um desses anjos criados foi Lúcifer. Lúcifer era uma criatura do bem, era um "anjo conceituado" dentro da hierarquia celestial. O próprio nome Lúcifer é referente a Luz. Mais tarde associa-se ao Diabo a escuridão, as trevas, mas no início era a antítese disso. A dada altura e é aqui que me falha a memória, mas penso que se deveu em discordância à criação da Humanidade (Adão e Eva), Lúcifer e os restantes anjos deixaram de ser "in" para Deus, se me permitem a expressão e Adão e Eva passaram a ser o "brinquedo" favorito. A inveja de Lúcifer foi a sua ruína e ao influenciar a expulsão de Adão e Eva do paraíso, também Lúcifer foi castigado. Aí ao revoltar-se contra Deus, Lúcifer tornou-se um "anjo-caído" e renegou a sua obediência a Deus. Como é aceite, penso que em todas as versões, o livre arbítrio é a principal característica que Deus concedeu às suas criações. A demanda de Lúcifer passou a ser provar a Deus que a Humanidade foi um erro, que a "mais bela criação" era completamente falhada.

citação:Originalmente colocada por ^_Sniper_^

Mt bom tópico!

ar156ob4.gif

As pessoas é que andam tão tapadas que não vem algumas coisas e acreditam em tudo o que os padres dizem...

És esquizofrenico? É que isto parece raciocinios de duas pessoas diferentes :D

No texto do Sniper deus não tem mão na construção do mal, pois o mal criou-se por si próprio, pois como o texto diz, era um anjo de livre arbitrio. A questão é se ao anjo virar satanás não se criou o mal, mas sim o bem, já que um conceito não existe sem o outro, e é impossivel teres um conceito de bem e mal sem ter previo conhecimento dos dois, o que na altura de satanás enquanto anjo não havia.

citação:Originalmente colocada por ClioII

ATEU.

Que és um tipo que não só não acredita na existência de Deus(es) como, inclusivamente, rebates a existência de tais entidades.
;).
Rebato a nível individual, não pretendo impor nada aos outros:).
Quem é crente merece tanto respeito como um não crente, como eu[8D].

Voltar
Superior