Religiões e seus mitos.

citação:Originalmente colocada por J.R.

citação:Originalmente colocada por ClioII

citação:Originalmente colocada por J.R.

citação:Originalmente colocada por Axe_24_7

já agora os tais outros podiam justificar as suas crenças. Era um meio inteligente para todos os compreendermos. Sou uma mente aberta. É preciso é haver factos, não teorias. ;)
ATEU.
Que teoria tiras daqui???

Que és um tipo que não só não acredita na existência de Deus(es) como, inclusivamente, rebates a existência de tais entidades.
;).
Rebato a nível individual, não pretendo impor nada aos outros:).
Quem é crente merece tanto respeito como um não crente, como eu[8D].

Não precisavas de justificar, já que comentários teus anteriores deixavam isso bem claro. ;)

E, estou a ver, não és dos que confundem "agnóstico" com "ateu". :)

E, estou a ver, não és dos que confundem "agnóstico" com "ateu". :)
Ás vezes coloco-me na posição de.. agnóstico: E se fosse possível um deus......
Mas como ainda faz menos sentido.... volto ao meu Ateísmo Light.
Gosto de uma defenição contraditória</u>;) que arranjei para mim: 99,9% de Ateu com uma pitadinha de agnosticismo.:D;)

Agora, o tema religioso é interessantíssimo:).

Já alguém experimentou ler a bíblia toda (mas não uma qualquer versão barata de uma qualquer ceita) e contar quantas contradições ela tem?
Façam isso e depois falem ponham aqui esse número.
Duvido que encontrem uma única contradição; se encpntrarem algo que não percebam, informem-se.
Ah, e não vão atrás de livros reles como o Código da Vinci porque só um totó não vê as inúmeras incosistências do livro..

Outra coisa diferente são as religiões em si.
As religião é feita por Homens e como tal nunca será perfeita mas isso não implica que Deus seja imperfeito ou que nao exista.
Eu sou católico e sou o primeiro a admitir os erros de quem a dirige.
Mas também temos que reconhecer o trabalho que faz pelas comunidades (a par de outras religiões e instituições).

Outro pormenor:
Porque é que quem acredita em Deus e professa uma religião (em especial o Catolicismo) é tido por 'totó' enquanto que é moda defender todas as outras minorias?
Porque é que o cristianismo é actualmente tão espesinhado enquanto até somos capazes de modar os nossos hábitos só para não ofender os muculmanos?
Não será o cristianismo a base moral da nossa sociedade?
Nunca vi um ateu ofendido com os feriados cristãos..

Todas as obras de Deus são perfeitas; ele não é o autor da injustiça; de modo que ele não criou ninguém mau. (Deut. 32:4; Sal. 5:4) Aquele que se tornou Satanás era originalmente um filho espiritual perfeito de Deus. Quando Jesus disse que o Diabo “não permaneceu na verdade”, indicou que outrora ele estava “na verdade”. (João 8:44) Mas, assim como se dá com todas as criaturas inteligentes de Deus, este filho espiritual foi dotado de livre-arbítrio. Ele abusou da liberdade de escolha, permitiu que sentimentos de altivez se desenvolvessem no seu coração e começou a desejar que se lhe prestasse a adoração que pertencia unicamente a Deus, de modo que induziu Adão e Eva a escutar a ele, em vez de obedecer a Deus. Assim, pelo seu proceder, ele se fez Satanás, que significa “adversário”. — Tia. 1:14, 15;

Resumindo: ninguém nasce criminoso. Essa pessoa pode tornar-se criminosa.

citação:Originalmente colocada por Alfa Romeo

Todas as obras de Deus são perfeitas; ele não é o autor da injustiça; de modo que ele não criou ninguém mau. (Deut. 32:4; Sal. 5:4) Aquele que se tornou Satanás era originalmente um filho espiritual perfeito de Deus. Quando Jesus disse que o Diabo “não permaneceu na verdade”, indicou que outrora ele estava “na verdade”. (João 8:44) Mas, assim como se dá com todas as criaturas inteligentes de Deus, este filho espiritual foi dotado de livre-arbítrio. Ele abusou da liberdade de escolha, permitiu que sentimentos de altivez se desenvolvessem no seu coração e começou a desejar que se lhe prestasse a adoração que pertencia unicamente a Deus, de modo que induziu Adão e Eva a escutar a ele, em vez de obedecer a Deus. Assim, pelo seu proceder, ele se fez Satanás, que significa “adversário”. — Tia. 1:14, 15;

Resumindo: ninguém nasce criminoso. Essa pessoa pode tornar-se criminosa.
E em que é que a criminalidade, se enquadra com esse texto, da Biblia?

Não sou religioso e sou contra qualquer tipo de religião.
A religião é a maior causa de morte da humanidade e causadora de grandes destruições.
É uma forma de enganar o próximo e mais fraco.
Só me admira como pessoas altamente cultas e inteligentes ainda acreditam em historias e lendas, deuses e diabos, bíblias, toras e corões.
A verdade está á vista de todos, todos os dias, em todo o lado.

citação:Originalmente colocada por Delmonico

A religião é a maior causa de morte da humanidade e causadora de grandes destruições.É uma forma de enganar o próximo e mais fraco.
Só me admira como pessoas altamente cultas e inteligentes ainda acreditam em historias e lendas, deuses e diabos, bíblias, toras e corões.
Bota lá ai exemplos, para clarificares aqui o pessoal.[|)]

A religião é a maior causa de morte da humanidade e causadora de grandes destruições.
É uma forma de enganar o próximo e mais fraco.

Não me digas que acreditas nas lenga-lengas da música do J. Lennon?
Para o homem qualquer motivo serve para a guerra.. Seja, política, religião, a mulher do vizinho, até a cor do ar..

Por acaso gosto de falar com o pessoal que anda a vender a sua religião.

Um dia estava na estação de Campolide à espera do comboio e aparece-me uma sra. de uns 60 anos a vender a sua (parecia-me ser a católica). Bastaram-me duas afirmações para a sra, que com tanto fervor queria espalhar a sua religião, ficar calada e a olhar para mim.

citação:Originalmente colocada por ^_Sniper_^

A religião é a maior causa de morte da humanidade e causadora de grandes destruições.É uma forma de enganar o próximo e mais fraco.

As Cruzadas, Inquisição, anti-semitismo, fanatismos religiosos, Bin Ladden, fatwas, Jihads, Talibans, Guerras santas, etc...

A religião consiste na organização daquilo que temos necessidade de acreditar , será uma das coisas que nos difere dos restantes animais.

Eu sou ateu não acredito embora respeite com conta peso e medida.
e embora não sendo catolico adoro assistir a uma missa cantada por vezes em latin em santiago de combustela e acho um espectaculo[^]

mas vejo isso como um show até pk gosto bastante de visitar igrejas pelo seu valor histórico e arquitectónico.:)

As Cruzadas, Inquisição, anti-semitismo, fanatismos religiosos, Bin Ladden, fatwas, Jihads, Talibans, Guerras santas, etc...
Como nos desportos, nas religiões também existe os fanáticos como referiste e bem, ora nos desportos por vezes vêm-se actos irreflectidos por parte desses adeptos, por exemplo em estádios, e quem paga por isso depois é o clube, ora a meu ver o mesmo se passa com a religião, não achas?[|)]

Como nos desportos, nas religiões também existe os fanáticos como referiste e bem, ora nos desportos por vezes vêm-se actos irreflectidos por parte desses adeptos, por exemplo em estádios, e quem paga por isso depois é o clube, ora a meu ver o mesmo se passa com a religião, não achas?[|)]

As cruzadas e inquisições não foram feitas por meros fanáticos.

Em primeiro lugar, tens que estar por dentro da mentalidade da época. De certeza que daqui a 100anos as pessoas terão uma mentalidade bem diferente da nossa actual..
Depois, havia muitos interesses por trás das cruzadas e da inquisição. Aliás, a Inquisição deve ter dado jeito a muitos reis para eliminar alguns inimigos..
Se calhar a invasão do Iraque sob a bandeira da Liberdade é uma forma de cruzada, tal como as leis que as ditaduras usam para controlar as suas populações se conotam com a Inquisição.
Não entendam com isto que eu defendo as cruzadas nem a inquisição ;)

citação:Originalmente colocada por Suarez

citação:Originalmente colocada por C3_soul

citação:Originalmente colocada por C3_soul

Mt bom tópico!

Adoro ler textos das religiões!

Nesso texto pra mim existe aí uma contradição, então deus não cria o mal, no entanto foi um anjo de deus que se tornou no diabo, logo o diabo foi criado por deus:)

Eu estou a pensar tudo mal?

ar156ob4.gif
Não me parece que estejas a pensar mal, aliás tens toda a razão, Deus como referencia o texto criou esse anjo, que se veio a tornar "diferente" dos outros. Portanto acho que se pode dizer, que o criador do Bem, também acabou por criar o Mal, que coisa marada.:)

Alias deus já usou o mal, por exemplo quando inundou o mundo e escolheu noé para salvar a humanidade...

As pessoas é que andam tão tapadas que não vem algumas coisas e acreditam em tudo o que os padres dizem...

És esquizofrenico? É que isto parece raciocinios de duas pessoas diferentes :D

No texto do Sniper deus não tem mão na construção do mal, pois o mal criou-se por si próprio, pois como o texto diz, era um anjo de livre arbitrio. A questão é se ao anjo virar satanás não se criou o mal, mas sim o bem, já que um conceito não existe sem o outro, e é impossivel teres um conceito de bem e mal sem ter previo conhecimento dos dois, o que na altura de satanás enquanto anjo não havia.

Eu gosto de ver os dois lados das coisas:D

Concordo quando dizes que o mal não existem sem o bem e vice versa, era precisamente aí que queria chegar...

Para poder haver o que chamamos de vida, tem de haver opções de escolha, que os antigos classificaram como "bem" e como "mal";)

O que pra ti pode ser bom pra outro pode ser mau daí que tenha surgido a religião como forma de educar as pessoas sobre o que é bom e o que é mau:)

Torres: Fiquei esclarecido com o teu post;)

ar156ob4.gif

citação:Originalmente colocada por Nephilim

A religião consiste na organização daquilo que temos necessidade de acreditar , será uma das coisas que nos difere dos restantes animais.

Eu sou ateu não acredito embora respeite com conta peso e medida.
e embora não sendo catolico adoro assistir a uma missa cantada por vezes em latin em santiago de combustela e acho um espectaculo[^]

mas vejo isso como um show até pk gosto bastante de visitar igrejas pelo seu valor histórico e arquitectónico.:)

É como eu... quanto a mim as religiões e as suas igrejas são um dos grandes males do mundo.

Como em tudo na vida, é preciso é que haja tolerância. Existe quem acredite e quem não acredite. Há os criacionistas e os evolucionistas.

O que é realmente importante, e o que normalmente falha, é haver abertura de espírito suficiente para que seja possível a coexistência pacífica entre quem tem pontos de vista diferentes sobre o mundo.

Ninguém deve achar que é dono da verdade, nem tentar impingir a sua verdade aos outros.

Não me levem a mal, mas esse é um dos males das religiões. A partir do momento em que a maioria das pessoas acreditam em determinada "explicação" religiosa, torne-se real o perigo de tentar “converter” os não crentes. Isso é, ou pelo menos foi, verificável em praticamente todas as religiões.

citação:Originalmente colocada por PDCouto

É como eu... quanto a mim as religiões e as suas igrejas são um dos grandes males do mundo.

Pois, fazem-se as maiores atrocidades em nome de Deus(es).

Mas, curioso... fazem-se coisas MARAVILHOSAS em nome de Deus(es) tb! ;)

citação:Originalmente colocada por PDCouto

Pois, fazem-se as maiores atrocidades em nome de Deus(es).

Mas, curioso... fazem-se coisas MARAVILHOSAS em nome de Deus(es) tb! ;)

Nomeadamente...?

A religião é inevitável... é um modo de dar sentido á vida para pessoas que não tendo educação cientifica suficiente, não entendem os fenomenos que as rodeiam e têm necessidade de dar sentido a tudo. É bom sentir que não estamos sozinhos, que há algo para além da morte se bem que para mim o que há depois da morte é o que houve antes da vida... nada lol

Não digo por isto que só pessoas sem educação e conhecimento são religiosas, eu posso não ser religioso mas tenho fé em que se formos bons naquilo que fazemos e nas relações que temos, vamos colher os frutos disso. E acredito em algo a que chamamos de destino porque apercebo-me por vezes que há muitas coisas que não desejamos e nos aparecem no caminho que podem ser boas ou más mas mesmo as más sao construtivas.

Ainda assim a religião é algo muito delicado porque há quem mate em nome dela... buscando a palavra morte em livros como o Corão. Mas penso que estas mortes ligadas ao terrorismo não estão ligadas á religião mas a certas pessoas (incultas pois claro) que estão á frente de organizações religiosas e ainda pregam a palavra de profetas, como se vivessem no tempo deles... O profeta ou lá o que é até pode ter sido guerreiro, mas estamos numa época em que a guerra não é soluçao e os paises árabes podiam aproveitar a riqueza que têm a todos os niveis (recursos principalmente) para criar uma concorrencia com os ocidentais. Ainda assim preferem morrer por uma causa não tão religiosa mas mais esteriotipada (as 40 virgens...lol).

Concordo com a religião mas não com o fanatismo...

Voltar
Superior