Remodelar coluna de electricidade do prédio

CL

Banido
Oh pessoal entendido nas electricidades!

Prédio de 1950's com coluna de origem que não dá para aumentar dos 15A.

A mexer... porque ao fim de 70 anos é capaz de já não ter a cablagem muito boa, nem as caixas de derivação, nem os fusíveis de fio... muito bons, certo?

Portanto a mexer... é de meter para 30A, no mínimo, certo?

A questão é: meter por fora em coluna técnica? Ou meter por dentro e andar com trabalhos de construção civil, a partir paredes e chão/tectos, acimentar, pintar que nunca vai ficar igual àquele grão de areia original?

Meter em calha técnica, para 10,35 kW por apartamento (são 8 apartamentos), 3,45 kW na escada (é mais do que suficiente...), 6k€ + IVA parece bem?

Inclui projecto de electricidade certificado e portinhola. Até já tenho o projecto que me enviou com o orçamento...
Feito por um técnico que reconheço como muito bom!

Quadro de serviços comuns de 24 circuitos com diferencial e contador.

Cabo XV 3x10mm para cada inquilino (são 8 inquilinos).

Calha Efapel.

Não inclui obviamente a comparticipação do ramal (a pagar à EDP) nem o ramal (a ser pago a um empreiteiro da EDP).

digitalizar0003.jpg

Os contadores ficarão instalados onde estão actualmente. Se algum dos actuais 3 inquilinos (que ainda têm o contador dentro de casa) pretender alterar a instalação de dentro para fora do apartamento, tal será objecto de orçamento individualizado mas que nada terá a ver com o presente orçamento para a administração do condomínio!

Isto é coisa que se consiga muito mais em conta?

Essas coisas são sempre chatas, mas a meter optava por instalar fora da coluna pois num prédio dessa idade a mesma não está dimensionada para um upgrade desses, logo tem de se deixar um pouco a ideia da estética de lado, acontece o mesmo quando se tem de fazer instalações de gás canalizado em prédios desses é tudo por fora...

quanto a valores esse orçamento que te deram já é muito bom, pois isso é material muito caro a juntar a mão de obra os valores orçados vão sempre andar na ordem dos +-8000€ ou mais...

Obrigado bigturbo!

A minha ideia também vai por aí! Mas é sempre bom ouvir outras opiniões!

O gás natural já foi instalado há muitos anos e obviamente que ficou por fora, dentro da calha técnica... ninguém sequer bufou e foi de borla! Nessa altura... e hoje todos consideramos natural ter a calha técnica do gás por fora... IPO todos os 5-6 anos como manda a lei...

Mas agora será mais uma! A da electricidade!

E daqui a 2-4 anos vai ser a coluna da água! [:D] O "olho do boi" (a válvula de corte...) num 3º piso já pinga vai para 6 anos... já lhe fiz "30 por uma linha", até meti aquele mastique especial para metais... que cola dedos e tudo!

Em breve vai ser esse... tubagem de chumbo... já ninguém mexe nisso..

Vai de inox por fora e esconde em mais uma calha técnica...

Olhem! Não gostam? Há ali uns apartamentos novos tão bons e só por 250k€!

Escavacar paredes ou fazer por fora é essencialmente um balanço entre estética e custo.

10.35 kVA dá 45A na fracção, o que em princípio é suficiente hoje em dia. Menos do que isso também não (uma placa de indução com boost a full power come logo para cima de 30A).
O cabo de 10mm2 dá com folga para instalação em calha, à justa se enfiado em tubos embebidos na alvenaria.
Estou a martir do princípio que cada fracção é alimentada em monofásico, não caiam na asneira de pôr trifásico nisso.

É tudo mono...

Por acaso ainda tenho que tratar da casa do puto que ainda está trifásico... mas são 3 andares... é uma fase por piso! [:D]

Voltar
Superior