Renault Clio 1.1 RL

AnkjayCorsaB

New member
Boas pessoal.

A minha namorada tem uma máquina destas e o que se passa é o seguinte:
No outro dia quando fomos montar um rádio no carro dela, ao fazer a subida para entrar na garagem de um amigo nosso, o carro foi-se a baixo... Assim do nada! Uma vez andamos a dar umas voltas pela cidade e ao fazer manobra de inversão de marcha, foi-se a baixo, mesmo com o pedal na embraiagem..

Alguém me poderia explicar o que pode acontecer isto?

Obrigado!

Esses carros de carburador ainda funcionam da seguinte forma:

Imagina que o ralenti é às 850 rpm.

Quando desaceleras em ponto morto, ele desce um pouco abaixo das 850 rpm.

Se ele já estiver com um ralenti baixo e próximo do limite mínimo, ao descer abaixo disso vai abaixo.

Exactamente, 4 velocidades e a Carburador...

Ai está! :P

Vai ainda hoje à oficina!

E realmente o carro ao relantim custa-se bastante a ouvir..

nao tens conhecimentos de mecanica que te permitam acelerar o relantim? (nao é uma critica, mas lembro me vagamente que era um processo simples) sempre poupavas t€mpo.

uma rapida resolução. tive um carrito desses e nunca me deu problemas monumentais. ok partiu uma fechadura ficou sem embraigem mas tambem foi abusado ate mais nao...

nao tens conhecimentos de mecanica que te permitam acelerar o relantim? (nao é uma critica, mas lembro me vagamente que era um processo simples) sempre poupavas t€mpo.

uma rapida resolução. tive um carrito desses e nunca me deu problemas monumentais. ok partiu uma fechadura ficou sem embraigem mas tambem foi abusado ate mais nao...

isto de afinar de ouvido nunca fica afinado....lol a menos que faças isso todos os dias....

aconselho uma oficina e afinar com a ajuda de máquina de gases...

o que tb pode ser é o carburador todo sujo...aconselho uma limpeza do carburas, vais ver que anda mais e tudo[;)]

pessoal só uma correcção linguistica...é ralenti e nao relantim.

o meu r19 também tinha a tendencia a desligar-se em curvas, mas era porque a bomba injectora deixava passar ar...(é a gasoleo)

isto de afinar de ouvido nunca fica afinado....lol a menos que faças isso todos os dias....

aconselho uma oficina e afinar com a ajuda de máquina de gases...

o que tb pode ser é o carburador todo sujo...aconselho uma limpeza do carburas, vais ver que anda mais e tudo[;)]

rca33 said:
Esses carros de carburador ainda funcionam da seguinte forma:

Imagina que o ralenti é às 850 rpm.

Quando desaceleras em ponto morto, ele desce um pouco abaixo das 850 rpm.

Se ele já estiver com um ralenti baixo e próximo do limite mínimo, ao descer abaixo disso vai abaixo.

O problema é que o carro não tem mostrador de rpms.
Que aconselham-me a acertar ao ouvido?

Eu alguns conhecimentos, mas não são uma coisa por ai além. O meu mecânico, um grande amigo meu é capaz de dar a volta à situação..

PS: Gosto de carros e de mecânica.. Não me tenho é dedicado tempo nenhum. Sei onde ficam alguns componentes, mas isso é como tudo! ;)

O problema é que o carro não tem mostrador de rpms.
Que aconselham-me a acertar ao ouvido?

Eu alguns conhecimentos, mas não são uma coisa por ai além. O meu mecânico, um grande amigo meu é capaz de dar a volta à situação..

PS: Gosto de carros e de mecânica.. Não me tenho é dedicado tempo nenhum. Sei onde ficam alguns componentes, mas isso é como tudo! ;)

Se não fossem as questões de poluição, é possível afinar de ouvido muito bem um carro (se bem que ajuda muito ter conta-rotações).
Eu no meu clio chegava a sair com ele com uma chave no bolso e ia para estrada experimentar.
Antes das inspecções eu fazia a afinação para passar (de ouvido) e nunca chumbou.
Básicamente quando a mistura começa a ficar pobre o carro vai ficando com o ralenti instável e nos renault se ficar rica demais faz poço quando se acelera.
Se o teu mecânico estiver habituado a estes carros pode fazer uma afinação que faça com que o carro deixe de ir abaixo, mas de ouvido não há como garantir que não fica com o CO alto demais, e se ficar chega à inspecção e chumba, para além de que a afinação onde o carro anda/trabalha melhor pode não ser a afinação onde gasta mais.

Por isso o ideal é ser afinado com análise dos gases de escape.

Se não fossem as questões de poluição, é possível afinar de ouvido muito bem um carro (se bem que ajuda muito ter conta-rotações).
Eu no meu clio chegava a sair com ele com uma chave no bolso e ia para estrada experimentar.
Antes das inspecções eu fazia a afinação para passar (de ouvido) e nunca chumbou.
Básicamente quando a mistura começa a ficar pobre o carro vai ficando com o ralenti instável e nos renault se ficar rica demais faz poço quando se acelera.
Se o teu mecânico estiver habituado a estes carros pode fazer uma afinação que faça com que o carro deixe de ir abaixo, mas de ouvido não há como garantir que não fica com o CO alto demais, e se ficar chega à inspecção e chumba, para além de que a afinação onde o carro anda/trabalha melhor pode não ser a afinação onde gasta mais.

Okapa! O melhor é ter um aparelhozinho que faça o teste dos gases do escape consoante a afinação.. O StationMarché deve ter esse aparelhozinho. Sabem mais ou menos quanto custará uma afinação deste calibre ?

Okapa! O melhor é ter um aparelhozinho que faça o teste dos gases do escape consoante a afinação.. O StationMarché deve ter esse aparelhozinho. Sabem mais ou menos quanto custará uma afinação deste calibre ?

Valores não sei, mas se o motor já tiver quente (temperatura normal de funcionamento) isso é uma operação que não demora 5 minutos, logo não deveria ser muito caro.

O meu mecânico, um grande amigo meu é capaz de dar a volta à situação..

Chega. É mecânico e é teu amigo, isso fica num brinco.

Aqui o meu vizinho mecânico e eu também afinamos de ouvido e nariz (mais o "feeling" e teste de estrada). Mas ele afina assim os dele (dos clientes que lá vão) e eu trato do meu porque não confio em mais ninguém! [:D]

Os artistas das afinações com máquinas todas pipis (mesmo concessionários...) deixavam quase sempre (2 em 3 vezes...) aquilo em condições de chumbar na IPO. E tenho aqui uns resultados que era de bradar aos céus se eu os digitalizasse...

Como o vizinho também não tem máquina de gases, então, nariz por nariz, gosto mais do meu. [:)]

Chega. É mecânico e é teu amigo, isso fica num brinco.

Aqui o meu vizinho mecânico e eu também afinamos de ouvido e nariz (mais o "feeling" e teste de estrada). Mas ele afina assim os dele (dos clientes que lá vão) e eu trato do meu porque não confio em mais ninguém! [:D]

Os artistas das afinações com máquinas todas pipis (mesmo concessionários...) deixavam quase sempre (2 em 3 vezes...) aquilo em condições de chumbar na IPO. E tenho aqui uns resultados que era de bradar aos céus se eu os digitalizasse...

Como o vizinho também não tem máquina de gases, então, nariz por nariz, gosto mais do meu. [:)]

Já tive a falar com ele, ele diz que amanhã vemos isso já que a moça vai para o Montijo passear mais a famelga.. hehe :P Cheira-me que também vai ser a nariz! :P

esses carros costumam gastar um bocadinho.....por isso o pessoal baixa o ralenti, mas depois eles tendem em ir abaixo principalmente quando se desengata o carro o cem andamento ou se pára desengatado num semaforo de forma meia brusca

Bem posto isto, o carro teve 2 dias parado..

Ao meter o carro a trabalhar, o carro não pegou. Só pegou à 5ª, segundo a minha namorada. Será mesmo ralentim baixo? [8b]

Obrigado!

Fiz isso muitas vezes no meu fiat uno 45s[:D]...e passou sempre na inspecção!

Back