Renault Clio 1.4 mk1

EscapeLivre

Well-known member
Boas.

Renault Clio 1.4 mk1 - carburador . Consome muito? Problemas crónicos ?
O que ter em especial atenção neste modelo?

O motor penso que tem 80cv mas na lateral apenas diz 1.4 e não 1.4e que penso que eram os energy

Está certo, esse 1.4 Energy é a carburador e tem 80 cv. O código do motor é E6J e é de motor de guerra.

O 1.4 de injecção creio também ser Energy, mas o código do motor já é diferente. Tem 75cv.

Cuidado com a refrigeração que tende a ser mais frágil nesses Clio.

Teoricamente é um carro que em estrada a 90 deve consumir à volta de 5.5 (um bocado irrealista).

Na realidade deve ser mais ou menos assim :

6/6.5 - 90
7/7.5 - 120
8.5/9 - cidade

Isto valores para um R19 com o mesmo motor e a precisar de manutenção que influencie os consumos, portanto conta aí com (até) meio litro a menos para o Clio.

O 1.4 é de 75cv no caso de ser a versão com catalisador.

É de 80cv, se for a versão a carburador ou ainda, a versão de injecção monoponto sem catalisador.

Já agora e colocado num outro tópico:

Já agora, umas das particularidades que identificava dee imediato o Clio S, eram as suas jantes de ferro.

Além do mais, o Clio S em alguns mercados (por exemplo na França), estava diponível com duas caixas de velocidades (uma de relações curtas e outra, igual aos restantes Clio equipados com o 1.4)

Renault-Clio_S-1991.jpg

Já agora:

esq00l.jpg

in: http://forum.autohoje.com/forum-geral/110909-renault-clio-mk1-4.html#post1066721237

O 1.4 é de 75cv no caso de ser a versão com catalisador.

É de 80cv, se for a versão a carburador ou ainda, a versão de injecção monoponto sem catalisador.

Mais uma vez, muito bem, é mesmo isso. Julgo que o Clio "S", no entanto, era sempre de 80 CV.

Até 1996, o 1.4 mesmo com o catalizador manteve os 80cv,eu tive um montado na versão RT 5 portas.

Com o aparecimento do Megane é que esse motor foi novamente revisto e aí sim ficou com os 75CV.

Excelente carro e motor de guerra...pena serem os consumos que são muito altos (8-10) dentro de cidade... Também já li e ouvi que aquecem muito...

O mal não destes carros não é o aquecer. É mesmo o arrefecer porque tem um sistema de refrigeração fraquito e que costuma dar alguns problemas de termostatos, bombas de água e etc.

"E" de Energy.

E6J -> carburador, 80 cv;
E7J -> injecção monoponto, 80 cv;
K7J -> injecção monoponto. 75 cv (apenas no Clio II e Mégane / Scénic I).

Problemas / defeitos:
- circuito de refrigeração, descuidado dá problemas. É imperativo mudar e limpar regularmente o circuito (crónico a todos os Renault da altura);
- travagem fraca;
- consumos altos em cidade / pára-arranca.

Problemas / defeitos:
- circuito de refrigeração, descuidado dá problemas. É imperativo mudar e limpar regularmente o circuito (crónico a todos os Renault da altura);
Verdade!
O meu anterior Clio, o 1.2 Energy, como tive sempre cuidado com sistema de refrigeração, sempre funcionou lindamente e a bomba de água (habitual cancro destes motores) durou 180mil km's e quase 15anos!

Altíssimos!
Se o 1.2 Energy do meu anterior Clio eram altos... :rolleyes:

Os motores Energy nunca foram económicos.

Tenho um 1.4 montado numa carroçaria mais pesada que a do Clio e se há coisa que aquele carro nunca foi, é gastador. Já passei inclusivé alguns dias inteiros enfiado em Lisboa e nunca me fez mais de 8.5/9...

(Acho que o 1.2 era curto, até para o Clio...)

Tenho um 1.4 montado numa carroçaria mais pesada que a do Clio e se há coisa que aquele carro nunca foi, é gastador. Já passei inclusivé alguns dias inteiros enfiado em Lisboa e nunca me fez mais de 8.5/9...

(Acho que o 1.2 era curto, até para o Clio...)

O 1.4 com injecção gasta entre os 7 a 8 litros aos 100 em meio urbano. Tanto num R19 como num Clio. E mesmo assim já se considera um pouco elevado no Clio. [:p]

O 1.4 com injecção gasta entre os 7 a 8 litros aos 100 em meio urbano. Tanto num R19 como num Clio. E mesmo assim já se considera um pouco elevado no Clio. [:p]

Como é que em carros daquela época esses valores para meio urbano podem ser considerados elevados ? Eu acho que a malta às vezes se esquece que os carros a gasolina não começaram - de forma generalizada - a chegar à barreira dos 5 litros (de média) há tanto tempo assim...

Este meu, de momento anda à volta dos 7/7.5 litros, num percurso sem grande pára-arranca mas com um percurso de vinda com subidas muito grandes. Em estrada a 90 faz 6/6.5 na boa...

Como é que em carros daquela época esses valores para meio urbano podem ser considerados elevados ? Eu acho que a malta às vezes se esquece que os carros a gasolina não começaram - de forma generalizada - a chegar à barreira dos 5 litros (de média) há tanto tempo assim...

Este meu, de momento anda à volta dos 7/7.5 litros, num percurso sem grande pára-arranca mas com um percurso de vinda com subidas muito grandes. Em estrada a 90 faz 6/6.5 na boa...

Os motores fire da fiat consta que eram mais económicos....

Os do AX não conta porque o AX era uma lata de sardinha [:p]

Back