Renault Clio 1.5 DCI problemas

pikota

New member
Tenho um Renault Clio 1.5 DCI de 2006 comercial, até hoje não me posso queixar assim de grandes problemas tirando 2 elevadores avariados.
No entanto, surgiram-me uns problemas recentemente que gostava que me ajudassem a perceber o motivo.

1º Problema

À uns meses, sempre que trancava o carro ouvia um barulho durante uns segundos depois lá desaparecia.
De um momento para o outro desapareceu, só que entretanto, apercebi-me que se sair do carro sem o trancar, fechar a porta do passageiro e abrir a mala, passado uns segundos o carro fecha-se sozinho.
O que poderá Ser?

2º Problema

Apercebi-me que no momento que travo no pedal, no painel, liga-me se não me engano a luz dos faróis de nevoeiro. Julgo que não é sempre, mas às vezes lá aparece.
Têm ideia do que poderá ser?

3º Problema

Este é talvez dos problemas que mais me assusta.
Em certos momentos que ao ligar o carro, ouço da parte frontal do carro um barulho como se tivesse um monte de grilos à frente, posso estar enganado mas julgo que isto acontece quando viro a direção, mas não tenho a certeza.
Umas alturas se desligar o carro e voltar a ligar o barulho desaparece.
No outro dia apercebi-me que se arrancar com o carro com esse barulho, ao acelerar um pouco mais, o barulho aumenta de intensidade mas desaparece.
O que poderá ser?

4º Dúvida

Desde que tenho o carro (à mais de 8 anos), que me apercebo que por exemplo nas subidas se for em 4ª e o carro começar a morrer, se calçar no acelerador, ouço um barulho do género "tac...tac...tac...tac", passado uns segundos quando já não está a morrer.
É defeito ou feitio?

Bem, só posso ajudar nalguns pontos:

2- estranho ver algum Clio sem esse problema. Isso tem haver com ponto de massa que afecta os faróis traseiros.

A solução é verificar o ponto de massa que está na proteção da bagageira perto do para-choque onde está o fecho da mala (esse plástico preto com 2-4 parafusos, tira-los e por dentro está o cabo de massa).

Depois disso é desmontar os faróis todos e verificar a placa dos faróis e as ligações, se estão sujas, danificadas etc. Um electricista faz isso na boa. É crónico nos Clio II Phase II.

3- Isso parece problema de correia, algum tensor que não está bom e está a tensionar mal a correia. Verifica isso rapidamente antes que alguma correia se parta e adeus válvulas.

1º problema: essa função de trancar ao fim de X tempo com as portas fechadas é configurável.

2º problema: passa no electricista e fica resolvido

3º problema: aponto para o rolamento do tensor a dizer que já não quer trabalhar no teu motor...

4º problema: pode não ser problema e sim feitio. O sistema de injecção do 1.5dCi é um pouco dado a esse tipo de barulhos não sendo o mais silencioso do mercado.

Já foram mudadas as capas das bielas?

Bem, só posso ajudar nalguns pontos:

2- estranho ver algum Clio sem esse problema. Isso tem haver com ponto de massa que afecta os faróis traseiros.

A solução é verificar o ponto de massa que está na proteção da bagageira perto do para-choque onde está o fecho da mala (esse plástico preto com 2-4 parafusos, tira-los e por dentro está o cabo de massa).

Depois disso é desmontar os faróis todos e verificar a placa dos faróis e as ligações, se estão sujas, danificadas etc. Um electricista faz isso na boa. É crónico nos Clio II Phase II.

3- Isso parece problema de correia, algum tensor que não está bom e está a tensionar mal a correia. Verifica isso rapidamente antes que alguma correia se parta e adeus válvulas.

Em relação ao ponto 2, isso será trabalho para muito tempo?

No ponto 3, será que este problema não estará relacionado com uma intervenção feita ao sistema do AC à cerca de 2 meses, é que foi dai que comecei com este problema.

1º problema: essa função de trancar ao fim de X tempo com as portas fechadas é configurável.

2º problema: passa no electricista e fica resolvido

3º problema: aponto para o rolamento do tensor a dizer que já não quer trabalhar no teu motor...

4º problema: pode não ser problema e sim feitio. O sistema de injecção do 1.5dCi é um pouco dado a esse tipo de barulhos não sendo o mais silencioso do mercado.

Já foram mudadas as capas das bielas?

1º Problema

Isso que falas é certo mas quando destrancas o carro com a chave e se não abrires nenhuma porta ao fim de x tempo ele tranca, aqui o problema é que se tens o carro aberto nomalmente, e deixas a mala aberta, ele tranca as portas sozinho, se tiver a chave na ignição, tenho de andar com malabarismos para abrir a porta. :D

3º Problema

Tal como questionei anteriormente, não será que esta situação está relacionada com uma intervenção feita ao AC?

As capas das bielas ainda não foram mudadas, deverei fazer isso já?
Este mês vou trocar bomba de agua + correia de distribuição, ia aproveitar para fazer isso se fosse conveniente.

O ponto 3 aposto na correia dos acessórios. Mas isto aqui no pc... ao vivo pode vir da correia de distribuição (duvido).

Respondi-te no outro tópico, mas reforço aqui: muda as capas de biela...

Em relação ao ponto 2, isso será trabalho para muito tempo?

No ponto 3, será que este problema não estará relacionado com uma intervenção feita ao sistema do AC à cerca de 2 meses, é que foi dai que comecei com este problema.
Não estou a ver como o chiar tenha haver com o AC. Mas se o problema começou depois dessa intervenção, fala no local onde a mesma foi feita para verem o que se passa.

O problema de massa é bastante simples, tirar os faróis traseiros de um Clio é básico e fazes em casa.

O meu Clio Van 1.5 dci faz Isso que referes, mais com os médios ligados, travo ou dou o pisca e aparece o símbolo dos faróis de nevoeiro traseiros no quadrante, e no farol, nota-se com pisca um ligeiro piscar dos faróis de nevoeiro traseiros. Ainda não tive para me debruçar sobre isso. No outro Clio II que tive, foi só tirar os faróis, limpar as fichas e até hoje.. nunca mais fez.

Quanto ao assunto das capas, se nunca foram mudadas pensa nisso, no meu Clio 1.5 dci com 185.000km as inferiores na estavam bem desgastadas do aquecimento e não duravam mais 10.000km sem dar raia da grande.

Não estou a ver como o chiar tenha haver com o AC. Mas se o problema começou depois dessa intervenção, fala no local onde a mesma foi feita para verem o que se passa.

O problema de massa é bastante simples, tirar os faróis traseiros de um Clio é básico e fazes em casa.

O meu Clio Van 1.5 dci faz Isso que referes, mais com os médios ligados, travo ou dou o pisca e aparece o símbolo dos faróis de nevoeiro traseiros no quadrante, e no farol, nota-se com pisca um ligeiro piscar dos faróis de nevoeiro traseiros. Ainda não tive para me debruçar sobre isso. No outro Clio II que tive, foi só tirar os faróis, limpar as fichas e até hoje.. nunca mais fez.

Quanto ao assunto das capas, se nunca foram mudadas pensa nisso, no meu Clio 1.5 dci com 185.000km as inferiores na estavam bem desgastadas do aquecimento e não duravam mais 10.000km sem dar raia da grande.

correia dos acessórios... ?

Back