[Antevisão] Renault Clio IV

Se até a habitabilidade traseira, sobretudo atrás regrediu, não é apenas e só a qualidade percebida.

De facto, é uns milímetros pior...

Utilitarios de cinco puertas medidos por km77.com

Asientos delanteros
Largo (cm)
Renault Clio 5p (2012) 87-110
Renault Clio 5p (2009) 81-105

Ancho (cm)
Renault Clio 5p (2009) 132
Renault Clio 5p (2012) 128

Alto (cm)
Renault Clio 5p (2009) 95-100
Renault Clio 5p (2012) 90-98

Asientos traseros
Largo (cm)
Renault Clio 5p (2009) 61
Renault Clio 5p (2012) 60

Ancho (cm)
Renault Clio 5p (2009) 127
Renault Clio 5p (2012) 124

Alto (cm)
Renault Clio 5p (2009) 91
Renault Clio 5p (2012) 90

Ancho - Medido a la altura de los hombros .
Alto - Medido desde la base de la banqueta hasta el techo.
Largo - En las plazas delanteras, mínimo y máximo medido desde el pedal de freno al respaldo. En las traseras, medido con un espacio en las plazas delanteras de 100 cm.

Renault Clio. Modelo 2013. turismo, 5 puertas, mediciones, interior, alto, ancho, largokm77.com.

A largura frente/atrás perdeu 3cms? isso ainda é muita fruta num carro desta dimensão tendo em conta que o carro está maior por fora! Penso que o tamanho foi mais para o lado da mala do que para o interior do habitáculo.

Na altura do ombros a carroçaria aperta para dar aquelas ancas saídas do lado de fora.

Sempre achei que o Clio III tinha uma qualidade de acabamentos no interior demasiado elevada para o preço a que era vendido, dificilmente conseguiam uma boa rentabilidade.

A Renault basicamente viu que o nível de qualidade percebida do Fiesta chegava e não valia a pena continuar a tentar lutar com o Polo pois não consegue vender o seu produto ao mesmo preço.

Mais vale realismo do que a marca continuar a afundar.

Tive hoje o meu primeiro e breve contacto com o carro. Uns pequenos reparos.

- Gostei bastante do que vi, mesmo na versão base não desilude. Está mais maduro e depurado em todos os sentidos.
- O toque do plástico do tablier não é tão duro como aparentava.
- Senti a falta de revestimento nas portas com materiais têxteis...
- Detectei uma falha de ergonomia no fecho da porta da mala. Só a consegui fechar com duas mão (é verdade que estão lá dois puxadores, mas regra geral fecho sempre com uma...).

Tive hoje o meu primeiro e breve contacto com o carro. Uns pequenos reparos.

- Gostei bastante do que vi, mesmo na versão base não desilude. Está mais maduro e depurado em todos os sentidos.
- O toque do plástico do tablier não é tão duro como aparentava.
- Senti a falta de revestimento nas portas com materiais têxteis...
- Detectei uma falha de ergonomia no fecho da porta da mala. Só a consegui fechar com duas mão (é verdade que estão lá dois puxadores, mas regra geral fecho sempre com uma...).

Por acaso fiquei com a impressão contrária, achei que está mais jovial que o III. Talvez seja pelas cores adoptadas até para o interior...

A Renault basicamente viu que o nível de qualidade percebida do Fiesta chegava e não valia a pena continuar a tentar lutar com o Polo pois não consegue vender o seu produto ao mesmo preço.

Mais vale realismo do que a marca continuar a afundar.

Certo. Mas também não é preciso cair no exagero pateta de fazer um interior que não promove uma sensação de bem estar. E nisto, o Clio perdeu imenso e com isso muita da qualidade percebida. Com cromados e acabamentos brilhantes não vão lá...

E segundo a L'Autombile Magazine, o Clio atrás "só" perdeu 7 centímetros em largura disponível. "Só"...

Certo. Mas também não é preciso cair no exagero pateta de fazer um interior que não promove uma sensação de bem estar. E nisto, o Clio perdeu imenso e com isso muita da qualidade percebida. Com cromados e acabamentos brilhantes não vão lá...

O que eu acho desnecessário é não apresentarem uma montagem sólida.

Materiais mais básicos era inevitável!

A perda de habitabilidade é uma consequência da primazia da estética sobre a função.

Por acaso fiquei com a impressão contrária, achei que está mais jovial que o III. Talvez seja pelas cores adoptadas até para o interior...

Não me fiz entender, quando mencionei o aspecto "maduro" queria-me referir ao carro de uma forma global, com a introdução (inevitável) de novos elementos, tecnologias e, como é óbvio, da evolução estética... [;)]

E segundo a L'Autombile Magazine, o Clio atrás "só" perdeu 7 centímetros em largura disponível. "Só"...

Ou esses têm que calibrar a fita métrica utilizada ou tiveram aulas de matemática na mesma escola do Guterres [:D]

14127092.jpg

98877704.jpg

Como diria o outro "façam vocês as contas" [:D]

Ontem à noite por mera casualidade vi este novo Clio estacionado, em côr "Laranja" metalizado, numa versão de 5 portas e esteticamente gostei do que vi, principalmente da parte posterior (só o vi de passagem, ou seja, somente o exterior).

Numa primeira impressão acho-o bastante apelativo esteticamente.

Ou esses têm que calibrar a fita métrica utilizada ou tiveram aulas de matemática na mesma escola do Guterres [:D]

14127092.jpg

98877704.jpg

Como diria o outro "façam vocês as contas" [:D]

O Guterres é aluno de 19 do...técnico [:D]

A L'Automobile usa critérios específicos para o cálculo da habitabilidade (e consumos). São mais exigentes, não contam os recortes todos ou lá o que é. Não basta fazer uma medição entre dois pontos e obter a largura nos bancos traseiros, por exemplo (já não tenho a certeza mas é algo deste género, tem que ser uma medida constante e não apenas num determinado ponto).

Particularmente no cálculo do volume da bagageira muitas vezes dá-se um enorme diferencial para os valores oficiais.

Cheguei agora do Test-Drive.

Versão testada: Clio IV 0.9 TCE 90cv Luxe...

Primeiras impressões: Está mais moderno, mais gordo, mais inovador e acima de tudo, maior... Ou pelo menos dá impressão disso.

Entro no carro, interior em tons de vermelho, muito espartano para meu gosto, achei a consola central um pouco pobre, comandos da ventilação um pouco confusos, Touch-Screen com GPS porreiro, mas também ele um pouco confuso, saídas de ar centrais mal colocadas :sh). Vou à pendura, ia o meu amigo a conduzir...
O conforto pareceu-me num excelente nível, a circular pela cidade tudo me parece ok, ruídos parasitas nulos (uma unidade com pouquíssimos kms!), tudo dentro do expectável para um segmento B de 2012. Qualidade porreira, montagem porreira.

Passo então para o lugar do condutor, e ia com imensa curiosidade de experimentar o 3 cilindros a gasolina de 90cv.
Olho para o CB e o mesmo acusava uma média de 8.1L/100km em 130kms feitos após Reset....
Ajustei a posição e começo a conduzir o Clio com toda a normalidade, direcção ultra-leve, pedais leves, caixa muito artificial (como é apanágio dos Renault), mas tudo em bom nível para o segmento que é...!
Chego então a uma nacional e começo a dar vida ao pequeno 0.9, puxo 2ª e 3ª até às 6000rpm, o turbo não se sente nada, é tudo linear e suave, mas o velocímetro até sobe com algum vigor, mais que o que esperava, mas fraco para aquilo que gosto, resumindo, serve bem, não se mexe mal, dá para uma utilização diária normal sem preocupações, não dá para putos que querem é cavalos, empurrões de turbo, barulho e binário... [:D] Ah, digno de nota é o barulho do motor, topa-se logo que é um 3 cilindros, aquilo em altas fez-me logo lembrar o 1.2 12v VAG.
Andei uns kms a 110km/h na nacional e reparei desde logo em ruídos aerodinâmicos do vento, nada de grave, mas também não estava à espera.
O conforto mantém-se inalterável e o silêncio também.
Essa nacional acaba numa rotunda, começo a reduzir para a rotunda e entro na rotunda um bocadinho à campeão, tudo se manteve impávido e sereno, à excepção do feeling, parece que estou num barco...
Depois puxei mais umas mudanças softemente [:)] até às 3000rpm 4000rpm.
Andei pela cidade e reparei que dá para trocar às 2000rpm e seguir calmamente, mas em mudanças mais altas o CB sugere redução... Resumindo, enquanto há turbo o Clio vai progredindo, abaixo do turbo não há nada de especial... É um 3 cilindros de baixa cilindrada. Vai chegando!
Numa rotunda sai com uma 2ª mais animada para ver se perdia a compostura, mas nada, não se passa nada... Sem feeling claro, booooring! [:D]
O consumo não se alterou.

É um electrodoméstico engraçado, não passa de um Clio, o motor tem uma performance interessante tendo em conta o seu tamanho, consegue gastar pouco, é bem equipado e tem algumas coisas inovadoras, é confortável.

Depois passei para o meu Seat Ibiza 6L TDI e parecia que tinha passado para um desportivo nato, um puro e duro, qual Civic Type-R qual quê! Direcção pesada, ruídos parasitas, conforto muito abaixo do Clio, motor ruidoso, ahhh, disto é que eu gosto! Deixa-te estar com o Ibiza que estás bem. [:)][:)]

gostei do carro ao vivo... em termos de aspecto está interessante... evoluiu bem
tem muitas opções de personalização algumas delas gratuitas no entanto eu iria sempre para uma coisa mais sobria
os materiais do interior eram bons os bancos confortáveis sem serem do melhor que já vi mas no geral o interior passa bem por um segmento acima
o ecrã multifunções é util, intuitivo, bem localizado mas não contem com aquela brincadeira de controlar os consumos pois ainda não está disponível e CD's de musica podem deitar fora pois só tem ligação AUX e USB
agora o test-drive...
andei no gasolina 3 cilindros 900cc... muito pouco motor...
pode até ser muito económico mas para puxar um corpo daqueles achei que o motor não acompanhou. ao calcar sentia-se um pequeno disparo mas uma coisa muito leve que me pareceu vai desaparecer ao fim de 5-10 mil kms
feeling da direcção ok e travagem também dentro do normal
não tenho muita experiencia com clios para comparar mas de facto o motor foi o que fez pior figura

eu vi o carro hoje e parece-me claramente um carro concebido por contabilistas.

cost cutting total.

sobretudo nos interiores e nos materiais, bem fraquinhos.

o desenho é razoável, mas não deslumbra

ainda sobre o motor só para acrescentar que é curioso que os vendedores estejam a tentar inclinar as pessoas para o gasolina provavelmente porque o preço o torna bem mais competitivo em termos de comparação com o segmento
foi engraçado vê-los a responder sempre que alguém dizia 90cv, "e não sei quanto de binário" a tentar puxar pelo argumento turbo
mas se tivesse ido dar uma voltinha no diesel provavelmente teria ficado com outra impressão do carro

também é engraçado refletir que o carro que levei até ao stand foi um 1500cc de 1996 com imaginem... 90cv
está certo que as coisas evoluem e acho muito bem conseguirem tirar 90cv daquele mini-bloco mas não tem a pujança, a força bruta dos meus 90cv
ainda por cima no clio tem de carregar mais peso mais carroçaria
foi pelo menos a minha percepção admito que haja outras

Não achei que fosse um carro sub-motorizado ou escandalosamente fraco...

Não é claramente um dragster, mas chega bem para as voltinhas na cidade e uma ou outra incursão fora de estrada. Lembrem-se do cliente alvo do Clio... Aquilo é carro para o pessoal dos electrodomésticos, eu, que prefiro potência, estética e coisas "do derretimento", nunca na vida ia comprar um Clio 0.9, só o RS [:)] Agora para uma mãe de familia que vai levar o filho à escola, ou o velhote das suas 60 primaveras, acham que não chega?!?! Eu acho que sim...

Este carro anda mais que um Clio III 1.2 de 75cv, que um Polo 1.2 70cv, e estes sim, são claramente sub-motorizados.

Em relação à qualidade interior, não acho que seja má... O Ibiza 6J tem materiais muito piores!

se fores ler o que eu digo do interior também o achei bom aliás achei um optimo carro para o segmento. O motor e que pronto tenho outras bases de comparação por isso digo que depende do que cada um está habituado e para uma grande parte desse público alvo o motor chega. No meu caso não conheço esses carros que dizes serem sub-motorizados por exemplo

Voltar
Superior