Cheguei agora do Test-Drive.
Versão testada: Clio IV 0.9 TCE 90cv Luxe...
Primeiras impressões: Está mais moderno, mais gordo, mais inovador e acima de tudo, maior... Ou pelo menos dá impressão disso.
Entro no carro, interior em tons de vermelho, muito espartano para meu gosto, achei a consola central um pouco pobre, comandos da ventilação um pouco confusos, Touch-Screen com GPS porreiro, mas também ele um pouco confuso, saídas de ar centrais mal colocadas :sh). Vou à pendura, ia o meu amigo a conduzir...
O conforto pareceu-me num excelente nível, a circular pela cidade tudo me parece ok, ruídos parasitas nulos (uma unidade com pouquíssimos kms!), tudo dentro do expectável para um segmento B de 2012. Qualidade porreira, montagem porreira.
Passo então para o lugar do condutor, e ia com imensa curiosidade de experimentar o 3 cilindros a gasolina de 90cv.
Olho para o CB e o mesmo acusava uma média de 8.1L/100km em 130kms feitos após Reset....
Ajustei a posição e começo a conduzir o Clio com toda a normalidade, direcção ultra-leve, pedais leves, caixa muito artificial (como é apanágio dos Renault), mas tudo em bom nível para o segmento que é...!
Chego então a uma nacional e começo a dar vida ao pequeno 0.9, puxo 2ª e 3ª até às 6000rpm, o turbo não se sente nada, é tudo linear e suave, mas o velocímetro até sobe com algum vigor, mais que o que esperava, mas fraco para aquilo que gosto, resumindo, serve bem, não se mexe mal, dá para uma utilização diária normal sem preocupações, não dá para putos que querem é cavalos, empurrões de turbo, barulho e binário... [

] Ah, digno de nota é o barulho do motor, topa-se logo que é um 3 cilindros, aquilo em altas fez-me logo lembrar o 1.2 12v VAG.
Andei uns kms a 110km/h na nacional e reparei desde logo em ruídos aerodinâmicos do vento, nada de grave, mas também não estava à espera.
O conforto mantém-se inalterável e o silêncio também.
Essa nacional acaba numa rotunda, começo a reduzir para a rotunda e entro na rotunda um bocadinho à campeão, tudo se manteve impávido e sereno, à excepção do feeling, parece que estou num barco...
Depois puxei mais umas mudanças softemente [

] até às 3000rpm 4000rpm.
Andei pela cidade e reparei que dá para trocar às 2000rpm e seguir calmamente, mas em mudanças mais altas o CB sugere redução... Resumindo, enquanto há turbo o Clio vai progredindo, abaixo do turbo não há nada de especial... É um 3 cilindros de baixa cilindrada. Vai chegando!
Numa rotunda sai com uma 2ª mais animada para ver se perdia a compostura, mas nada, não se passa nada... Sem feeling claro, booooring! [

]
O consumo não se alterou.
É um electrodoméstico engraçado, não passa de um Clio, o motor tem uma performance interessante tendo em conta o seu tamanho, consegue gastar pouco, é bem equipado e tem algumas coisas inovadoras, é confortável.
Depois passei para o meu Seat Ibiza 6L TDI e parecia que tinha passado para um desportivo nato, um puro e duro, qual Civic Type-R qual quê! Direcção pesada, ruídos parasitas, conforto muito abaixo do Clio, motor ruidoso, ahhh, disto é que eu gosto! Deixa-te estar com o Ibiza que estás bem. [

][

]