[Antevisão] Renault Clio IV

Estou a ver que as versões Gordini já deixaram de ser apenas um nível de equipamento... Está forte este Clio, e segundo essas "specs" já vai levar com uma EDC reprogramada... A ver se é desta que a caixa tem uma melhor aceitação.

noname11.jpg

Aprecio ver o Clio na rua, sobretudo nas versões mais equipadas, que já vêm com rodas decentes.
O carro é senhor de uma escultura dinâmica bastante apelativa. Não é perfeito, mas apesar de ser um seg. B, aparenta ser algo mais sofisticado e maduro que a generalidade.
Mas estas versões desportivas só consigo torcer o nariz.
Não criticando as capacidades e potencial das mesmas, mas a meu ver falham claramente no aspecto.
Talvez a Renault nos tenha habituado mal com o anterior Clio RS, que apresentava-se mais largo e com extremidades distintas, e tudo feito da forma correcta, isto é, com o desenho de paineis especificos e párachoques perfeitamente integrados e não add-ons nos arcos das rodas ou na base da carroçaria, como acontece por exemplo com o irmão maior Megane e a generalidade dos hot-hatch por razões de custo.

Mas este não obedece a esse paradigma. Em vez disso tenta enfatizar a agressividade através de elementos no párachoques e jantes que ainda não consegui encontrar forma de achá-las minimamente apelativas.

E este novo Gordini, as risquinhas brancas não ajudam a disfarçar...[:D]

Bem, pelo menos deixou de ser a opção exclusivamente "decor" da gama RS.
E estou curioso para ver a review desta criatura, onde casa mais pujança com um ligeiro, hum, aligeiramento, e mais uns toques no chassis. Talvez este fique mais próximo do anterior RS, apesar de apenas trazer a caixa dupla embraiagem.
Não percebo a insistência apenas e só nas caixas de dupla embraiagem.
Será que não há mesmo mercado para caixas manuais em carros... desportivos?

Segundo o Tavares, os Gordini serão a vertente mais hardcore dos RS.
A caixa manual permitiria retirar mais umas dezenas de quilos. Sendo um nicho dentro de um nicho, porque não disponibilizar uma vetusta manual em opção?

E apesar de perder o foco na decoração, esta tendência também algo idiota de apenas usar fibra de carbono real (como anunciado no post do Bladerunner) para efeitos decorativos (desde este Renault a uma Ferrari), é o que se pode chamar um enorme desperdício de recursos.
Aproveitassem os elementos decorativos em fibra de carbono que este carro parece que vai trazer, e o usassem para algo útil.
Um componente qualquer, uma peça da carroçaria... algo que permitisse perder peso onde interessa que não haja!

E o Clio IV anda a vender bem no mercado europeu, aliás bem melhor que o primo 208.

O que só prova que fazer o melhor carro não serve de nada face a uma cena sexy por pior construída que seja [:D]

E nem falo nas margens que cada uma tem com o seu produto...

A Renault bem que podia alargar o carro. Fizeram-no em todas as gerações e em todas as gerações o alargamento lhes dava um toque... especial.
Agora não, foi trocar pára-choques e está a andar.

É um bocado parvo, mas continuo a achar que a inspiração que a Renault teve para a parte de baixo do pára-choques frontal do RS, foi a mesma que a Mercedes-Benz teve para o do E63 AMG pós-restyle:
Mercedes-Benz-E63_AMG_Estate_2014_photo_02.jpg

E o Clio IV anda a vender bem no mercado europeu, aliás bem melhor que o primo 208.

O que só prova que fazer o melhor carro não serve de nada face a uma cena sexy por pior construída que seja [:D]

E nem falo nas margens que cada uma tem com o seu produto...

Isso é um mau sinal. Se a fórmula resulta, o mais provável é no futuro vermos cada vez mais carros com materiais da tupperware, mas cheios de bling por fora. Um péssimo trade-off, digo eu.

Clio GT em análise

Clio GT em análise

+
Excelente handling
Tecnologia

Caixa

Veredicto:
rating_3.gif

Tentando traduzir/resumir um pouco o teste:

O Clio GT tem como objectivo atribuir um desenho e uma condução mais próxima do topo da gama, o RS, mantendo ainda assim custos de manutenção e consumos mais baixos que os deste último. Na Inglaterra é £400 mais caro que um Fiesta ST!

Fazendo uso de um motor de 4 cilindros em linha e 1197 cc com turbo, a Renault anuncia 120 cv de potência máxima às 4900 rpm e 190 Nm de binário máximo às 1750 rpm. Os 100 km/h são alcançados em pouco mais de 9 segundos e a velocidade máxima é de quase 200 km/h.

A caixa de velocidades é a nossa conhecida EDC, presente no RS, embora tenha relações diferentes de caixa, de modo a ser mais focado em economia.

A suspensão é McPherson à frente e eixo de torção atrás, tendo sido mexida pela Renault Sport, tem amortecedores 40% mais duros que as versões normais. Incluído no carro está um botão 'RS Drive' que alterna entre os modos Normal e Sport, alterando a resposta do motor, direcção e ESP.

A nível de condução, o carro é impressionante, ainda para mais com os toques da divisão desportiva da marca francesa. O chasssis é excelente, apurado, firme e com um excelente controlo, dando permissão ao condutor para brincar com o seu balanço, dançando ele ao ritmo que lhe for imposto.

Resiste à subviragem bastante mais do que os seus rivais, quando atingimos o limite, o carro permite corrigir a trajectória apenas levantando o pé do acelerador ou dando um toque no travão.

É reactivo e brincalhão, embora não tão bom quanto um Fiesta ST, merece os logótipos RS.

O motor parece fraco, com a caixa a merecer críticas, pois mais parece uma caixa automática do início do século do que uma de dupla embraiagem de 2013, mostrando-se relutante a fazer a passagem de mudanças.

A direcção ganha firmeza quando se pressiona o botão RS Drive, é precisa, porém desprovida de qualquer feeling. As mudanças de relação parecem mais rápidas. No modo D, a caixa é imprevisível e é melhor não deixar a tarefa de passar mudanças para o carro. Passando a modo manual, o tacto das patilhas atrás do volante não é grande coisa. A caixa do Ibiza Cupra está milhas acima da disponibilizada no Clio.

Apesar de todas as críticas, os talentos do Clio conseguem brilhar, podendo ser considerado um carro agradável e inteligente.

A ruína do Clio... é o Fiesta. O 1.0 EcoBoost é um carro económico e muito divertido, embora com menos gadgets que o Renault. Pior ainda para o Clio: o Fiesta ST é mais barato (no Reino Unido). O Ford pode não ter patilhas, mas tem uma caixa manual decente.

Outros:
O R-Sound é engraçado... nos primeiros cinco minutos. Numa estrada rápida e com curvas "troca-se todo".

A nível de aspecto, o GT é bastante bom a parecer um RS, podendo fazer os donos do topo de gama sentir-se ofendidos. Até olharmos para os travões: discos pequenos à frente, tambores atrás. Um caso clássico de aplicação de grandes jantes a um carro cujo aspecto é mais poderoso que a mecânica.

Última edição:

A nível de aspecto, o GT é bastante bom a parecer um RS, podendo fazer os donos do topo de gama sentir-se ofendidos. Até olharmos para os travões: discos pequenos à frente, tambores atrás. Um caso clássico de aplicação de grandes jantes a um carro cujo aspecto é mais poderoso que a mecânica.

[:)][8b]

Até o meu Clio dci85 tem discos atrás! Bem é um tiro ao lado fazer num "pseudo-desportivo" colocar tambores atrás, mesmo que em termos de eficiência os tambores sejam melhores que os discos fracos, em termos de imagem não se compara.

Deixem-me ver se percebi. Então o Clio GT (1.2cc 120cv) em Inglaterra fica mais caro que um Fiesta ST (1.6cc 180cv), sendo que este último é referencia dinâmica do segmento, mesmo face ao Clio RS? Well done Renault. [:D]

Sendo o Clio GT um 1.2cc e o Fiesta Sport um 1.0, presumo que por Portugal o Clio também será mais caro que o seu concorrente Fiesta.

Surpreende-me o Clio vender mais que o 208.

Pura e simplesmente porque o 208 é melhor que o Clio em tudo. :sh)

Mas não me surpreende o boné que o RS deu ao 208 GTi...O Peugeot tem uma caixa com escalonamento longo, e o Clio beneficia ainda da caixa DSG style.

Última edição:
Deixem-me ver se percebi. Então o Clio GT (1.2cc 120cv) em Inglaterra fica mais caro que um Fiesta ST (1.6cc 180cv), sendo que este último é referencia dinâmica do segmento, mesmo face ao Clio RS? Well done Renault. [:D]

Sendo o Clio GT um 1.2cc e o Fiesta Sport um 1.0, presumo que por Portugal o Clio também será mais caro que o seu concorrente Fiesta.
Segundo entendo daqui:
The Renault Clio GT Line, a sub Renaultsport model which aims to ape the styling and dynamic feel of its hot hatchback sibling but with lower running costs. Prices start at £17,395, making it £1600 cheaper than the Clio 200 Turbo, though £400 more than a basic Ford Fiesta ST. Our current small hot hatch champion also has a lot more power…

(...)

How does it compare?

Nice thing as it is, this is the undoing of the Clio GT Line. And by just one car. If it’s low running costs you crave, the Ford Fiesta 1.0T Zetec S, with its rorty three-cylinder Ecoboost engine, is cracking fun, if less gadget festooned than the Clio. It compensates with a £15,395 price tag. Worse still for the Clio, the Ford Fiesta ST – with its 179bhp 1.6-litre turbo engine and class-leading handling – is also cheaper, at £16,995. Both Fords miss out on a paddleshift gearbox, but their riposte is a much more satisfying six-speed manual transmission.
É isso.

Pergunto-me qual seria o preço caso a caixa fosse manual, relegando a de dupla embraiagem para opcional.

Última edição:
Surpreende-me o Clio vender mais que o 208.

Pura e simplesmente porque o 208 é melhor que o Clio em tudo. :sh)

Mas não me surpreende o boné que o RS deu ao 208 GTi...O Peugeot tem uma caixa com escalonamento longo, e o Clio beneficia ainda da caixa DSG style.

O Clio tem melhor comportamento que o 208 sem grandes dúvidas. A imagem na minha opinião também me parece melhor mas isso já é mais subjectivo.

Agora também tenho pena de ver a Renault a apostar mesmo em carros pequenos em caixas de dupla embraiagem que ainda por cima tem recebido críticas. Aliás é uma tendência preocupante e que nos últimos tempos tem tirado caixas manuais a muitos carros que a mereciam. Se isto continuar assim daqui a uns anos só vamos ter os desportivos americanos com caixas manuais e pouco mais.

Começa-se a compreender o porquê o descalabro de vendas no mercado inglês nos últimos anos por parte da Renault.

Quem é que olha para o Clio GT quando tem o Fiesta ST mais barato?
Só mesmo alguém anti-fiesta...

Renault Clio Renaultsport R3T rally car revealed, has a turbocharged 1.6-liter engine

Estreia no Rallye du Var

Renault apresentou seu novo Clio Renaultsport R3T.
Projetado para ralis, o Clio Renaultsport R3T apresenta uma versão "adaptada" do motor de quatro cilindros de 1.6 litros turbo que reside no Clio Renaultsport 200 EDC . As especificações não foram divulgados, mas a Renault disse que o motor tenha sido ajustado especificamente para tarefas de corrida. A empresa também disse que o motor será ligado a uma transmissão de seis velocidades sequencial Sadev que pode ser operado através de volante opcional montado paddle shifters.

Pouco mais se sabe sobre o carro, mas Renault confirmou que tem Cosworth eletrônica, freios PFC e amortecedores Sachs.
De acordo com a Renault Sport Technologies Motorsports diretor Arnaud Boulanger, "Com o Clio Renaultsport R3T, o nosso objectivo tem sido o de apresentar, um veículo confiável e de alto desempenho adaptável a qualquer tipo de superfície, tudo por um custo operacional inferior ao do produto, substitui. "Ele acrescentou:" Os testes iniciais foram promissores e uma campanha de desenvolvimento longa foi agendada no período que antecedeu a aprovação do kit ".
Se tudo correr conforme o planejado, o carro vai receber a sua aprovação no segundo semestre de 2014.

Fonte: Renault
193007737174042900.jpg
17802798901125031022.jpg
833079585793616279.jpg

Voltar
Superior