Renault dci - defeito no turbo pago pelo cliente

Chewbacca

New member
Olá!

Um amigo meu tem um renault laguna dci de abril de 2004, com aproximadamente 170000km.
Nos últimos dias surgiu um barulho, uma espécie de "assobio" com o funcionamento do motor. Ele levou o carro à oficina da marca e o resultado foi um turbo novo e uma conta superior a 1500 euros.

Até aqui tudo normal... A questão é que os tipos da renault disseram que aquele era um problema conhecido daqueles turbos e que eles susbstituiam gratuitamente o turbo, até aos 150000km.
Mas como, neste caso, o problema só surgiu perto dos 170000, o meu amigo já foi obrigado a pagar a reparação, até porque precisava do carro arranjado rapidamente...

Havendo uma diferença de "apenas" 20000km em relação ao limite dado pela marca, até porque o meu amigo pratica uma condução cuidada, será que eles têm o direito de cobrar totalmente a reparação, já que era um defeito de fabrico para o qual não alertaram?
O que acham, vale a pena reclamar para o representatnte nacional da marca?

Acho que sim…porque não tentar?
Sei de um caso em que um proprietario reclamou juntamente com a oficina…e pagaram a reparação.

Há um problema: é que ele já pagou, porque precisava mesmo do carro! Será que dá pra o dinheiro ser devolvido?

Mas eu acho mesmo errado que a marca conheça o defeito e, se der bosta até aos 150mil eles responsabilizam-se, se avariar depois, é como se a culpa fosse do dono!!!

Penso k o teu amigo deve enviar a reclamação, dado k além de ser um problema conhecido da marca, ele nao perde nada em enviar a carta ;)

Deve reclamar sempre!
Se não reclamar vai ficar sempre a pensar o que teria acontecido se tivesse reclamado. A não ser que o teu amigo tenho muito dinheiro e... tanto lhe faz mais 1500€ menos 1500€...

Sendo problema reconhecido da marcasó tiham que informar o cliente antes dos problemas começarem! Assim, arranjaram uma desculpa! Carta registada para eles e para a DECO! Tentar não custa!

Parece que as marcas ainda não perceberam que assim não fidelizam clientes. Estas atitutes só levam a que as pessoas, na compra do próximo carro excluam logo á partida uma marca.
A marca "poupa" uns €€ mas perde um (ou talvez mais, pois esta situação ao ser relatada a várias pessoas... enfim já podem imaginar...) clientes.
O dono deste veiculo na próxima compra irá concerteza comprar um Renault não é? NOT... [:p][:p]
Conheço uma marca que, por uma acção identica, perdeu a venda de 2 carros do segmento C, um carro do segmento B e... mais um cliente. Essa marca poupou cerca de 300€ na substituição de uma peça defeituosa (de origem) mas... deve ter perdido bem mais nos veiculos que não vendeu.
A vida tem destas coisas... vá-se lá saber porquê... [}:)][}:)][}:)]

È bom saber destas tretas pois para um gajo evitar certas situações e modelos de carros...

Eles disseram 150k pois o carro ja tinha 170k se o carro tivesse 250k eles diziam 200k percebes?

Pois, é complicado.

É que está fora de garantia por 2 lados, pela idade e pelos quilometros.

A diferença até podia ser 1000Km que eles recusavam-se.

Ele pode tentar sempre é enviar uma carta á Renault Portugal a expor a situação, mandar as facturas de todas as revisões efectuadas na Renault, tudo a tempo e horas, e ver o que se consegue.

Se ele não tiver feito as revisões lá e dentro dos quilometros exigidos, esquece.

Fazer queixa á deco, não tem assunto, porque eles não estou a fazer nenhuma ilegalidade, o carro está fora de garantia.

Uma pergunta porque foste a marca para reparar o turbo?
Se eles te disseram que ja não estava na garantia terias ido a uma casa especializada em reparação de turbos.
Tive um colega meu com megane dci, em que o turbo tinha dado berro foi a renault pediram o mesmo valor pelo turbo que pediram a ti, decediu procurar e foi a uma casa especializada em reparação de turbos, montaram um turbo novo no carro, o preço de tudo rondou 550€ , diz ele que viu o turbo, ele era igual ao velho só que era novo.
Acho que devias ter procurado antes de ter tumado uma atitude.
[^] xaU

Escreve uma carta ao serviço de clientes.
C fotocopias do livro de revisões a provar q sempre foi assistido na marca.
Pode ser q pelo menos te paguem a mao de obra.
É uma solução habitual nestes casos.
Pensava q os desse nao ja n tinham problema.

citação:Originalmente colocada por corsa

Parece que as marcas ainda não perceberam que assim não fidelizam clientes. Estas atitutes só levam a que as pessoas, na compra do próximo carro excluam logo á partida uma marca.
A marca "poupa" uns €€ mas perde um (ou talvez mais, pois esta situação ao ser relatada a várias pessoas... enfim já podem imaginar...) clientes.
O dono deste veiculo na próxima compra irá concerteza comprar um Renault não é? NOT... [:p][:p]
Conheço uma marca que, por uma acção identica, perdeu a venda de 2 carros do segmento C, um carro do segmento B e... mais um cliente. Essa marca poupou cerca de 300€ na substituição de uma peça defeituosa (de origem) mas... deve ter perdido bem mais nos veiculos que não vendeu.
A vida tem destas coisas... vá-se lá saber porquê... [}:)][}:)][}:)]

Pois... ele vai mesmo trocar de carro nos próximos meses...
Até gosta da renault, embora estivesse mais tentado por outras marcas... mas agora é k não volta a comprar renault!!!

citação:Originalmente colocada por fililipe

Pois, é complicado.

É que está fora de garantia por 2 lados, pela idade e pelos quilometros.

A diferença até podia ser 1000Km que eles recusavam-se.

Ele pode tentar sempre é enviar uma carta á Renault Portugal a expor a situação, mandar as facturas de todas as revisões efectuadas na Renault, tudo a tempo e horas, e ver o que se consegue.

Se ele não tiver feito as revisões lá e dentro dos quilometros exigidos, esquece.

Fazer queixa á deco, não tem assunto, porque eles não estou a fazer nenhuma ilegalidade, o carro está fora de garantia.

O carro fez as revisões mesmo sempre na marca!
Isto parece mesmo k eles se estão a ***** pro assunto... já venderam agora o cliente k pague!

citação:Originalmente colocada por NJlord_2006

Uma pergunta porque foste a marca para reparar o turbo?
Se eles te disseram que ja não estava na garantia terias ido a uma casa especializada em reparação de turbos.
Tive um colega meu com megane dci, em que o turbo tinha dado berro foi a renault pediram o mesmo valor pelo turbo que pediram a ti, decediu procurar e foi a uma casa especializada em reparação de turbos, montaram um turbo novo no carro, o preço de tudo rondou 550€ , diz ele que viu o turbo, ele era igual ao velho só que era novo.
Acho que devias ter procurado antes de ter tumado uma atitude.
[^] xaU

O carro não é meu, é de um amigo...

De qualquer maneira ele sempre fez as reparações na marca, como já disse, e, desta vez, precisava mesmo do carro reparado rapidamente! Caso contrário, talvez não tivesse ido na cantiga deles tão facilmente...

A assistência e politicada renault assusta-me. quando puder fugirei deles pr'a sempre, mas durante mais uns 2 anos tem de ser... Felizmente o Megane tb nunca deu nenhum problema

citação:Originalmente colocada por luisg

È bom saber destas tretas pois para um gajo evitar certas situações e modelos de carros...

Eles disseram 150k pois o carro ja tinha 170k se o carro tivesse 250k eles diziam 200k percebes?
o que seria verdade, nao fossem estas coisas tratadas por instruçao POR ESCRITO, à qual o cliente tem acesso.
ou seja, é algum problema pessoal que tens com a marca que te impede de pensar com seriedade.

em certos componentes em que se reconhece o defeito, é determinado que é defeito se falhar até X kms. a partir dai, é considerado que essa unidade nao possui o defeito de outras da mesma serie.
deve ter sido este o caso. não é exclusivo renault, todas fazem isto sem excepçao.

a carta é boa para empatar. estes casos em que os componentes ja estao fora da garantia, cabe à gerencia do stand determinar se acarretam ELES com a despesa.
como o carro está fora da garantia, nao ha nada a fazer.

a Renault costuma comparticipar parte deste tipo de avarias. claro, é preciso demonstrar algum interesse nisso. se se tiver certas atitudes, so nao cobram mais porque nao podem...mas podes esquecer eventuais descontos ou comparticipaçoes.

citação:Originalmente colocada por Eliselotus

citação:Originalmente colocada por luisg

o que seria verdade, nao fossem estas coisas tratadas por instruçao POR ESCRITO, à qual o cliente tem acesso.
ou seja, é algum problema pessoal que tens com a marca que te impede de pensar com seriedade.

em certos componentes em que se reconhece o defeito, é determinado que é defeito se falhar até X kms. a partir dai, é considerado que essa unidade nao possui o defeito de outras da mesma serie.
deve ter sido este o caso. não é exclusivo renault, todas fazem isto sem excepçao.

a carta é boa para empatar. estes casos em que os componentes ja estao fora da garantia, cabe à gerencia do stand determinar se acarretam ELES com a despesa.
como o carro está fora da garantia, nao ha nada a fazer.

a Renault costuma comparticipar parte deste tipo de avarias. claro, é preciso demonstrar algum interesse nisso. se se tiver certas atitudes, so nao cobram mais porque nao podem...mas podes esquecer eventuais descontos ou comparticipaçoes.

Tenho de confirmar se foi mostrada alguma info escrita...

Mas então achas k, a falar, só vale a pena na oficina?

Back