Renault Express, o que é feito delas?

Um amigo meu tinha uma com motor 1.6D e caixa de quatro velocidades (salvo erro era matrícula XD) e recordo-me quando fomos nela ver o Rally de Portugal e nos víamos gregos para que aquilo subisse a serra! [:D]

Iamos a subir a serra a 60 km/h e de repente a Express começava a morrer e a pedir uma segunda... aquilo era só rir com a barulheira do motor e as ultrapassagens que nos faziam.

Gastava desalmadamente se puxassem por ela, era barulhenta e não tinha nada de especial por dentro, o tablier era diferente do Supercinco do qual derivava, nem sequer o indicador da temperatura do liquido de refrigeração tinha ou um relógio.

Acabou capotada depois de um pião (mal) feito por um primo desse colega. [:)]

Marcou uma época sem duvidas e talvez as Express a gasolina com cinco lugares sejam um clássico castiço de ter daqui a uma década ou duas. [;)]

não vejo assim tão poucas, aliás até vejo bastantes express por ai!!!

a maioria são muito maltratadas e estão em mau estado, os motores pequenos também são bem maltradinhos porque o pessoal costuma andar com elas para os trabalhos "pesados e sujos"! mas a verdade é que elas vão durando....

eu tirei a carta em 2005 e o primeiro carro que conduzi foi uma express 1.9d de 95, o segundo foi outra express mas 1.4 a gasolina de 90, foi a gasolina que conduzi mais tempo, andei quase 2 anos(a disel foi 2 meses) e foi ela que levou à compra do meu carro.Andava com problemas no carburador e muitas vezes nao pegava.
as 2 sao comerciais e do meu tio e ele tinha a 1.4 mas a gasosa tava cara e apareceulhe a diesel num estado impecavel, com 10 anos tava praticamente nova.
Aquilo é pau pa toda a obra sempre carregadas e em caminhos de terra batida.é um espetaculo.Já pra nao dizer que a 1.9d ainda anda bem.
Aqui para os meus lados inda se veem algumas express, cada vez mais.

Aqui na empresa tivemos duas!

Grandes máquinas sem duvida alguma!

A primeira era uma 1.6D, fez alguns 130 mil km em 4 anos, vendemo-la com 284 mil porque já precisava de triangulos para ir ao IPO e mais umas tretas, ainda anda hoje... trocamos-a a uma Jumper, que foi a pior m*rd* que alguma vez passou cá por casa...[8b]

A outra (chegamos a ter as 2 em simultaneo) era a 1.9D, compramo-la com 100 milkm, vendemo-la com 220 mil, mas esta já gastava um pouco de oleo (levava com cada esfrega de carregamento que aquilo só visto, contado ninguém acredita)... mas estavam para as curvas, nunca deram problemas de motor nem nada, gasoleo, oleo de 30 em 30 mil ([:D] ) e sempre a andarapr:)

Já não se fazem como aquelas...

Actualmente tenho um R19 com o 1.9D D65, também já tem 322 mil e está impec, só agora é que estalou a cabeça do motor, uma pequena fissura e estou a tratar de o por 5*apr:)

Há uns anitos atrás andava com uma 1.6d que era da empresa para a qual trabalhava na qual não chegei a fazer 20 mil KM e ficou depois de um capotamento. Toda a caixa cedeu e ficou esmagada. As recordações com ela foram todas más, pois com 180 mil tinha alternador marado, velas pre-aquecimento levava mais que gasóleo, não travava mesmo depois de levar discos, não curvava mesmo devagar, era acanhada e desconfortável. Curiosamente depois de recuperar do acidente e ter retomado trabalho, andei com um furgão Fiat e esse sempre se portou bem, embora em termos de espaço no habitáculo e materiais talvez fosse inferior

Mas o que se passa com o design da Citroen ? Agora, até os carros comerciais são... lindos ?

Esta Berlingo está mais hamoniosa que o Laguna III[:)]

apr:) apr:) apr:) apr:)
Por acaso está.

E se repararem no desenho curvo da porta - por cima do puxador - até parece... cofff...coffff... o Ferrari Enzo.[:)]

Ainda há pouco tempo vi uma Express da 1ª geração a transportar uma enorme escada que saía pela tampa da traseira do tecto.

Última edição:
Mas o que se passa com o design da Citroen ? Agora, até os carros comerciais são... lindos ?

Esta Berlingo está mais hamoniosa que o Laguna III[:)]

Estou totalmente de acordo com vocês esta berlingo esta demais...

Mas estamos aqui para falar das express, e não da beleza da berlingo em relação a qualquer outro modelo...

Daqui a pouco esta aqui outra vez uma guerra de marcas...

Aqui pela minha zona ainda se veem algumas express tanto das primeiras como ja das ultimas...

Infelizmente não tenho fotos, mas tive uma Express de 2000 a 2005, altura em que teve como triste fim o abate.

Fizemos sensivelmente 80 000 km durante esses 5 anos. Era uma Combi Extra- 1239 cc, 8v, 55 cv, gastadores, mas surpreendentemente pujantes! [:D][:D]

Na AE a 120 km/h de ponteiro (cujo erro era avassalador [:D]) o que comanda o volante não é o condutor, mas sim o vento! [:cool:]

Era espaçosa para caraças, a mala não tinha fim, e dos lugares da frente para trás não havia uma única forra no interior, tudo chapa à vista.

Chegou a fazer piões, a traseira ao longo dos 5 anos descolou várias vezes, aquando do abate tinha a junta queimada.

Foi o carro mais "fun" que tivemos até hoje. [:)]

Bem, encontrei algumas, mas tinha umas com melhor qualidade da 1.6D... se encontrar posto.

Ora, esta era a 1.6D, de Outubro de 1991, compramo-la com 170 mil km, vendemo-la com 284 mil, tivemo-la durante 4 anos:

img0161ry7.jpg

img008bn0.jpg

img025matriculapx5.jpg

img028matriculatn5.jpg

Ora agora a 1.9D, Compramo-la com cerca de 100 mil km, tivemo-la penso que também uns 4 ou 5 anos, vendemo-la para a guarda com cerca de 220 mil km:

5242vs7.jpg

cpiadeimg0022nv4.jpg

Grandes máquinas! Deixaram saudades...

Última edição:
olá a todos!
aqui está uma imagem da minha renault express de 1988 de 5 lugares. Com o actual programa de abate de veiculos em fim de vida, e devido á forte reduçao do imposto automovel na compra de veiculos novos, este modelo tem vindo a desaparecer rapidamente das nossas estradas devido a este motivo. tendo em conta que as versoes de 5 lugares desta geraçao (1988) sao de ediçao limitada, imaginem as poucas que vao sobreviver, que ca para mim, posso estar enganado, mas podem vir a valer muito! è bom pensar que apesar de ser vantajoso aderir agora ao programa de abate, a longo prazo pode ser uma asneira.
Um abraço

Anexos

• 100_0064.jpg
    100_0064.jpg
    115,6KB · Visualizações: 0
Voltar
Superior