Renault motor 1.5 DCI 105cv vs 110cv

EscapeLivre

Well-known member
Boas.

Queria colocar a seguinte questão.

Motor 1.5 DCI 105cv

Motor 1.5 DCI 110cv

Já conduzi um Clio 1.5 DCI 105cv durante muitos KM, bem como um Megane 1.5 DCI 110

Mas acontece que nem parece ser o mesmo motor ! O 105cv é muito mole em baixas e em 2ª e 3ª não é nada de especial mesmo a partir das 2000 rpm. Somente nos arranques a fundo em 1ª ou em 5ª e 6ª no AE é que se mexe bem.

Já o 110cv é muito redondo e responde bem logo em qualquer mudança , a partir das 1000 e poucas RPM.

Haveria algum defeito no 105cv que andei, ou, realmente o 110 está muito melhorado ?

É que em baixas RPM prefiro o dci 70cv a um 105 :sh)

Não é o mesmo motor ? Pensava que sim.

Quanto à caixa, não consegui perceber se é ou não mais longa no clio mas tenho ideia que é parecida

Não é o mesmo motor ? Pensava que sim.

Quanto à caixa, não consegui perceber se é ou não mais longa no clio mas tenho ideia que é parecida

Em princípio é o mesmo bloco, mas com outra centralina e, possivelmente, melhoramentos físicos na injecção e um turbo mais eficaz.

Em baixas realmente o dCi 105 é um bocado amorfo mas nada de especial.

Esse motor sofre um pouco do mesmo "problema" do 1.3 Mjet de 90 CV, em AE é que se sente bem.

Agora é assim o 110 CV não é nenhuma especialidade nem é dos meus motores de baixa cilindrada Diesel de eleição.

Há melhoramentos e pioramentos.

Em baixas realmente o dCi 105 é um bocado amorfo mas nada de especial.

Esse motor sofre um pouco do mesmo "problema" do 1.3 Mjet de 90 CV, em AE é que se sente bem.

Agora é assim o 110 CV não é nenhuma especialidade nem é dos meus motores de baixa cilindrada Diesel de eleição.

Há melhoramentos e pioramentos.

Por mim, nem o 105 nem o 110 são referências.

Prefiro um 2.0 TDI 110cv, ou , um que arrasa completamente esses todos : 1.6 M-jet 120cv ! Este sim é muito interessante.

Agora motores 1.5 DCI para mim só é interessante o 1.5 DCI 70cv pela sua linearidade, consumos, e até performance pois tem muita força tendo em conta os 70cv

Já experimentas-te o 1.5 dCi num... Sei lá... Clio II comercial?

Não ias querer outra coisa apr:)

Agora a sério, tanto o 80 como o 85 como o 90 têm linearidade, andamento, consumos e capacidade de resposta "perfeitas" para o Clio.

2.0 TDi de 110 CV? Aquele... Aquele... Eh pá... Não por favor... Para isso venha o velhinho 1.9 PD105 ou o recente 1.6 CR105, todos eles muito melhores que esse 2.0.

Já experimentas-te o 1.5 dCi num... Sei lá... Clio II comercial?

Não ias querer outra coisa apr:)

Agora a sério, tanto o 80 como o 85 como o 90 têm linearidade, andamento, consumos e capacidade de resposta "perfeitas" para o Clio.

2.0 TDi de 110 CV? Aquele... Aquele... Eh pá... Não por favor... Para isso venha o velhinho 1.9 PD105 ou o recente 1.6 CR105, todos eles muito melhores que esse 2.0.

Eu experimentei o 2.0 TDI 110cv num golf e achei-o muito bom, com consumos muito baixos. Já vi relatos de pessoas a preferirem este a um 1.6 TDI 105cv. O antigo 1.9 TDI faz demasado barulho.

Bom mas para mim, prefiro muito mais o 2.0 TDI ( apesar de saber que não é nada mais do que 110cv sem surpresas ) a um 1.5 DCI 110

Nunca andei num clio II, apenas Clio III

Por mim, nem o 105 nem o 110 são referências.

Prefiro um 2.0 TDI 110cv, ou , um que arrasa completamente esses todos : 1.6 M-jet 120cv ! Este sim é muito interessante.

Agora motores 1.5 DCI para mim só é interessante o 1.5 DCI 70cv pela sua linearidade, consumos, e até performance pois tem muita força tendo em conta os 70cv

O dci 110 tem mais 20 Nm de binario que o dci 105 e ainda por cima o binario entra mais cedo tem que ser melhor....

o multijet tem mais binario ainda que o dci 110 e tambem que o 1.6 tdi... tambem é normal que seja mais poderoso..

Agora com o 2.0 110 cv é que a coisa pia mais fino...

É muita parra para pouca uva como costumam dizer.

2.0 TDi, gosto muito do CR140 no Scirocco e do CR170 no CC, assim falamos bem, apesar de só ter experimentado o primeiro exemplo.

O 1.6 TDi é um motor diferente, não só a nível de manutenções e de impostos como também da própria refinação do mesmo.

E claro a questão da insonorização e conforto também são sempre importantes.

[;)]

É muita parra para pouca uva como costumam dizer.

2.0 TDi, gosto muito do CR140 no Scirocco e do CR170 no CC, assim falamos bem, apesar de só ter experimentado o primeiro exemplo.

O 1.6 TDi é um motor diferente, não só a nível de manutenções e de impostos como também da própria refinação do mesmo.

E claro a questão da insonorização e conforto também são sempre importantes.

[;)]

Desculpa la Fahrenheit mas tava se a falar aqui em um ser melhor que o outro a nivel de motorizaçoes , e de binarios e afins , e vens com " paga menos imposto " ou " manutençoes " ??

Desculpa la Fahrenheit mas tava se a falar aqui em um ser melhor que o outro a nivel de motorizaçoes , e de binarios e afins , e vens com " paga menos imposto " ou " manutençoes " ??

Um motor não é uma medição dos 0-100 Km/h nem tão pouco números de performance para condutor de secretária analisar.

Um motor é parte integrante de um carro, um motor é um compromisso.

O binário máximo do 1.5 dCi de 110 CV é de 260 Nm o 1.6 TDi de 105 é de 250 Nm.

A velocidade máxima em ambos é de 190 Km/h.

É que nem é importante estar a falar disso com valores tão idênticos, "é que nem é bom" como diz o meu tio. [:D]

Nunca conduzi o de 110cv, mas fiz umas poucas dezenas de Kms numa carrinha megane de 105cv (é parca a experiência, eu sei), mas não fiquei com a sensação que fosse amorfo em baixas, aliás até considerei que respondesse bem nesse regime.

Acho que deve estar relacionado com os padrões de cada um. Na altura tinha um otto atmosférico, às tantas foi por isso que achei o dci interessante em baixas (também não é nenhum canhão).

Nunca conduzi o de 110cv, mas fiz umas poucas dezenas de Kms numa carrinha megane de 105cv (é parca a experiência, eu sei), mas não fiquei com a sensação que fosse amorfo em baixas, aliás até considerei que respondesse bem nesse regime.

Acho que deve estar relacionado com os padrões de cada um. Na altura tinha um otto atmosférico, às tantas foi por isso que achei o dci interessante em baixas (também não é nenhum canhão).

Eu tenho um Citroën C1 1.0 vvt-i e acho-o melhor em baixas do que um Clio 1.5 DCI 105cv.

Agora um clio 1.5 DCI 70cv, é muito, mas muito mais solícito em baixas que um 105cv, e claro que perde em altas RPM mas pronto.....para mim o 105cv só ganha em AE, coisa que não deveria acontecer. Apesar disto, faz excelentes consumos

Eu tenho um Citroën C1 1.0 vvt-i e acho-o melhor em baixas do que um Clio 1.5 DCI 105cv.

Agora um clio 1.5 DCI 70cv, é muito, mas muito mais solícito em baixas que um 105cv, e claro que perde em altas RPM mas pronto.....para mim o 105cv só ganha em AE, coisa que não deveria acontecer. Apesar disto, faz excelentes consumos

É como estava a dizer, acaba por estar relacionado com as comparações que temos. Entendo que um C1 (leve) e rotativo, possa ser melhor em biaxas que o dci de 105 numa megane break, sem mesmo o ter comprovado.

O otto que falava era um toledo 1.6 de 100cv, com um peso semelhante à megane e nem é um carro mau de baixas, mas a megane pareceu-me superior.

É como estava a dizer, acaba por estar relacionado com as comparações que temos. Entendo que um C1 (leve) e rotativo, possa ser melhor em biaxas que o dci de 105 numa megane break, sem mesmo o ter comprovado.

O otto que falava era um toledo 1.6 de 100cv, com um peso semelhante à megane e nem é um carro mau de baixas, mas a megane pareceu-me superior.

Pois exacto. E o C1 também só pesa 940 Kg e tem pneus 155 / 65 R14 , e isso deve ajudar

Nunca conduzi o dci 110, quanto ao dci 105 ja o conduzi muitas vezes numa megane break e acho que casa bem com o carro, comparando com o 1.6 hdi 110 cv que ando todos os dias tem menos fulgor em baixas é verdade mas acho que é suficiente para o carro.

A comparação com o dci 70... anda num clio dci 105 e depois diz alguma coisa...

Oi
Conduzi um megane 1.5 dci de 110 cv durante 15 dias, pois o meu Delta 1.6 multijet 120 cv esteve na oficina depois de um acidente, não teem comparação possivel.
Agora uma coisa, este 1.5 dci de 110 cv é um motor ( na minha opinião) bastante agradavel de conduzir, tem as suas limitações é certo mas como se custuma dizer "desenrrasca-se bem".

Back