Nunca conduzi o dci 110, quanto ao dci 105 ja o conduzi muitas vezes numa megane break e acho que casa bem com o carro, comparando com o 1.6 hdi 110 cv que ando todos os dias tem menos fulgor em baixas é verdade mas acho que é suficiente para o carro.
A comparação com o dci 70... anda num clio dci 105 e depois diz alguma coisa...
O clio está avariado....tenho uma megane de 105 e lido e perto com uma de 110 e são muito parecidos para não dizer que numa utilização normal é mesma coisa. Prefiro a de 110 porque faz as revisões de 30.000 em 30.000km
Oi
Conduzi um megane 1.5 dci de 110 cv durante 15 dias, pois o meu Delta 1.6 multijet 120 cv esteve na oficina depois de um acidente, não teem comparação possivel.
Agora uma coisa, este 1.5 dci de 110 cv é um motor ( na minha opinião) bastante agradavel de conduzir, tem as suas limitações é certo mas como se custuma dizer "desenrrasca-se bem".
Nunca andei com ambos motores, mas posso dizer que a Astra de 130cv com que ando nestas ultimas semanas, pega-me uns sustos...
Imaginem: na cidade, eixo norte/sul em Lisboa a querer ultrpassar... Tou nas 1800rpm, ponho o meu pé a fundo e não acontece nada. esse motor só puxa depois das 2000/2200 rotações.[8b]
Enquanto que no 180cdi de 120cv da minha "maria", nas mesmas condições não tenho problemas em ganhar velocidade.
Tudo depende da gestão do motor.
Nesse caso, o motor até pode ser igual, e a caixa também ( o que duvido ), mas é a centralina que muda. Não são esses 5cv que fazer toda a diferença.
Nunca andei com ambos motores, mas posso dizer que a Astra de 130cv com que ando nestas ultimas semanas, pega-me uns sustos...
Imaginem: na cidade, eixo norte/sul em Lisboa a querer ultrpassar... Tou nas 1800rpm, ponho o meu pé a fundo e não acontece nada. esse motor só puxa depois das 2000/2200 rotações.[8b]
Enquanto que no 180cdi de 120cv da minha "maria", nas mesmas condições não tenho problemas em ganhar velocidade.
Tudo depende da gestão do motor.
Nesse caso, o motor até pode ser igual, e a caixa também ( o que duvido ), mas é a centralina que muda. Não são esses 5cv que fazer toda a diferença.
com aquela maneta que tens do lado direito experimenta meter uma abaixo que já não apanhas sustos []
Oi
Conduzi um megane 1.5 dci de 110 cv durante 15 dias, pois o meu Delta 1.6 multijet 120 cv esteve na oficina depois de um acidente, não teem comparação possivel.
Agora uma coisa, este 1.5 dci de 110 cv é um motor ( na minha opinião) bastante agradavel de conduzir, tem as suas limitações é certo mas como se custuma dizer "desenrrasca-se bem".
Já agora, na vossa opinião qual dos 2 é que tem melhores consumos, neste caso, em particular visto ser o mesmo condutor e a mesma utilização (percurso)
Essa é uma hipótese ou então esperar 2 segundos até se atingir o regime "mais favorável" para a ultrapassagem.
Sim mas ter um diesel para ter um foço antes de X RPM, não vale a pena...
Pelo menos para mim o mais importante num TD é a linearidade e não a potência máxima.
Mas ai já tens o carro em cima de ti []
Não percebi, atrás? ou de frente?
A linearidade era a imagem de marca dos ottos atmosféricos.
Tenho os 2 cá em casa.
Com o de 105cv já fiz mais de 100.000kms e com o 110cv pouco mais de 5000kms.
A maior diferença é a caixa, no de 105 dá para andar sempre em 6ª e tem sempre força para tudo, no de 110 a 6ª é só mesmo para os consumos.
Motor e caixa prefiro claramente o de 105 mas em tudo o resto o de 110 (gt line) é melhor.
Tens em quase todos os motores, depende é do motor e isso é facilmente ultrapassavel com um regime de utilização de rpms adequado ao motor que se conduz. Acho que não há surpresas aqui. E a grande maioria dos TD que se conduz não é linear, é turbo dependente, logo sentes a tal brusquidão do turbo (agora também adoptado em larga escala para os ottos). É claro que, mais uma vez, depende do motor. Dos mais lineares que conduzi foi o Hdi e os da bmw, mas em todos se sente bem o turbo a entrar e a locomover o carro.
A linearidade era a imagem de marca dos ottos atmosféricos.
Certo, e é por isso que eu adoro carros a gasolina atmosféricos. Porque eu não sou fanático com as recuperações. Apenas gosto que o carro seja linear. O 2.0 HDI 110 e 2.0 TDI 110 que ja andei, eram muito lineares e isso agrada-me muito. Sentes o turbo sim, mas não são mortos antes do mesmo.