Que tal um update? Acabaste por escolher qual?
Acabei por escolher a Mercedes. O meu último update já deixava antever isso.
Ainda fui ver a Audi A4 Avant mas nenhuma carrinha me cativou tanto como a Classe C sobretudo nos interiores.
O resultado não seria igual se estivesse a considerar a versão pré-facelift da C, mas esta nova versão FL com o novo volante, o novo dashboard digital e o novo sistema de navegação está de facto muito boa.
Stelvio
Tenho alguma pena que o Stelvio tenha ficado de fora até porque foi uma das minhas primeiras escolhas, mas o interior está uns furos abaixo da concorrência apesar de gostar do design do mesmo.
A grande mais valia do Stelvio é a dinâmica. O problema é que para alguém que anda no trânsito citadino a maior parte do tempo, e quando não está nesse circuito está com a familia e sobretudo com os filhos no banco de trás, deixa de fazer sentido dar demasiado ênfase a esse item na avaliação do modelo a escolher.
O Stelvio padeceu ainda de outros problemas como: a dificuldade em fazer uma configuração à medida pela ausência dos valores oficiais das emissões, a não existência de carros em stock com bancos desportivos, nav8,8" e teto panorâmico. E quando finalmente consegui que me fizessem um configuração, com as novas emissões o Stelvio passava os 70K € de tabela (ainda sem considerar os bancos desportivos que nem o vendedor tinha a certeza que conseguiria colocar).
Volvo
Como tinha dito no útlimo update, o único Volvo a considerar era o XC60. Apesar de gostar da estética da V60, do teto panorâmico mais amplo e do maior espaço traseiro, fiquei mais agradado com o cockpit da Classe C. Adicionalmente gostei mais da combinação caixa motor da Mercedes.
Em relação ao XC60, é de facto um suv fantástico mas o ISV e o aparente (??) menor valor residual acabou por ditar a exclusão da lista de candidatos. Mesmo com um preço final após descontos apenas 1.800€ acima do Mercedes, a renda estava mais de 100€ acima da renda deste último.
Mercedes
Embora a disposição do cockpit ainda não seja semelhante aos veículos mais recentes da marca (com os dois paneis lado a lado), e mesmo não tendo o MBUX do Classe A, a verdade é que este novo dashboard digital de 12,3", o novo ecrã central de 10,5", e o novo volante, dão outra vida ao interior. Isto especialmente se mudarmos o revestimento da consola central para um outro que não o piano lacado.
Gostei da condução e da combinação caixa motor como já referi em cima. No curto test drive que fiz pareceu-me que a caixa é de facto muito rápida, melhor do que a que encontrei na Volvo e semelhante à conhecida ZF que está presente do S3 e no Giulia.
Bem sei que esta Classe C não tem uma imagem muito boa aqui no fórum mas acredito que nesta versão FL muitos dos pequenos bugs já estejam resolvidos.
Por último, mesmo com quase 13.000 € de extras em cima a Classe C tinha um dos preços finais mais baixos (apenas batida pela V60) e apresentava igualmente a melhor renda.
Em termos de descontos, confesso que a Volvo surpreendeu-me bastante com descontos a chegar aos 28% quando a Mercedes mal se afastou dos 20%.
Agora é esperar pelo menos 2 meses para que chegue ...