Reprogramação de centralinas

Aproveitando o tópico, também já pensei nisto para o meu Clio, mas pergunto-me se valerá realmente a pena.

Por exemplo, estas alterações não afectam a fiabilidade? E os ganhos de potência/binário, aparecem em toda a curva do motor ou só aparecem nas rotações mais altas?:confused:

Agradeço quem me poder esclarecer estas pequenas dúvidas, que se calhar até são algo parvas.

Depende da vontade do cliente e da paciência / destreza do chipador. É comum carregarem para lá um ficheiro qualquer comprado / emprestado para aquela motorização específica, porque fica relativamente barato e dá pouco trabalho, por isso é importante saber escolher onde se vai, no caso de haver exigências a esse nível.

Um carro alterado para fazer 200cv de potência máxima pode ser mais lento que outro reprogramado com 185 ou 190, tudo depende da curva [:cool:]

A fiabilidade é sempre afectada, na medida em que há componentes que vão ter de render acima daquilo que era espectável enquanto stock...

Há muita informação pela internet fora, mas em resumo:

- Ninguém vai dar garantia sobre hardware, dão sobre o software que instalam;
- Existe maior desgaste mecânico (turbo, embreagem, injeção);
- Os aumentos de potência são um pouco ao gosto do cliente, pode ser mais linear, mais "pontudo",
- Carros com turbo, antes do turbo fazer pressão não há milagres, os aumentos de potência são sempre à base de mais pressão turbo, mais gasóleo, etc..

Não vão nas cantigas de aumentos brutais de potência com fiabilidade ou sem fumos. Nesses casos, ou se altera o hardware (turbo, cams, injeção, etc.), ou vai dar buraco muito cedo.

Eu não quero aumentos brutais. Nem tão pouco explorar limites.
Mas sabendo que no caso de não se poder fazer grande coisa antes do turbo accionar, e para um motor com 95cv, subir para 130/cv140cv já é esticar muito a corda? Não quero andar com o carro na oficina, 2 meses depois de fazer a reprogramação. Este é o meu carro do dia a dia e não me posso dar ao luxo de abusar dele. Não tenho outro e preciso dele para trabalhar!

E sim, eu não vou em cantigas mas neste momento também não tenho noção do que é um ganho exagerado de potência.

Conta mais, por favor!

Estás de férias? tens muito para ler.

https://forum.motorguia.net/forum-geral/162853-bmw-135i-cambota-partida-novela.html

Nunca ouviste o pessoal a dizer "Da-lhe Zé!" ou no "CR7 das centralinas" ou no "rissoles" ou no "habemos papa amore".... é do inergume do dono da RFturbo.

TLDR. A RFturbo é gerida por um gajo que ficou famoso nas redes socias, maioritariamente pelos piores motivos. Primeiro foi pela história de um 135i que partiu a cambota e nunca se percebeu bem de quem era a culpa. Mas este senhor pega nos carros dos clientes e anda a dar escáfia para fazer vídeos para a net. o 135i partiu a cambota na oficinal dele e ele culpou outra oficina que pelos vistos retficou o motor.

Depois há casos ainda piores de ele estragar carros de clientes e acionar o seguro dos mesmos, e dizer que pagava e não pagava. E multiplos de vídeos dele a andar a altissimas velocidades em zonas residenciais.

Os vídeos dele ficaram virais, e como se costuma dizer, falarem mal é melhor que não falarem nada, e pelos vistos ele tem até bastantes clientes à pala disso.

Basta ires ao FB da RFturbo para teres uma ideia. Nesse tópico que te pus acima tens um bom apanhado do que é a RFturbo.

https://forum.motorguia.net/forum-geral/162853-bmw-135i-cambota-partida-novela.html

Nunca ouviste o pessoal a dizer "Da-lhe Zé!" ou no "CR7 das centralinas" ou no "rissoles" ou no "habemos papa amore".... é do inergume do dono da RFturbo.

TLDR. A RFturbo é gerida por um gajo que ficou famoso nas redes socias, maioritariamente pelos piores motivos. Primeiro foi pela história de um 135i que partiu a cambota e nunca se percebeu bem de quem era a culpa. Mas este senhor pega nos carros dos clientes e anda a dar escáfia para fazer vídeos para a net. o 135i partiu a cambota na oficinal dele e ele culpou outra oficina que pelos vistos retficou o motor.

Depois há casos ainda piores de ele estragar carros de clientes e acionar o seguro dos mesmos, e dizer que pagava e não pagava. E multiplos de vídeos dele a andar a altissimas velocidades em zonas residenciais.

Os vídeos dele ficaram virais, e como se costuma dizer, falarem mal é melhor que não falarem nada, e pelos vistos ele tem até bastantes clientes à pala disso.

Basta ires ao FB da RFturbo para teres uma ideia. Nesse tópico que te pus acima tens um bom apanhado do que é a RFturbo.

Vem me logo à cabeça um vídeo dele num carro de um cliente, um bmw e46 penso eu, a fazer uma inversão de marcha à macho (drift), manda uma cacetada na berma. Tudo ok, siga :sh)

Greetings!

Conheço um bmw 520d f11 que à pala de uma repro da turbotec de 184cv para 220cv já devorou 2 turbos, 1 motor, etc.
Carros feitos de peças de plástico em todo o lado.

Cumprimentos

Greetings!

Conheço um bmw 520d f11 que à pala de uma repro da turbotec de 184cv para 220cv já devorou 2 turbos, 1 motor, etc.
Carros feitos de peças de plástico em todo o lado.

Cumprimentos
O problema aí é mesmo ter sido a Turbotec, embora o N47 não seja lá essas coisas também...

Há 20 anos que ouço relatos de motores e turbos partidos, não sei como continuam abertos.

Ok, vou dar uma vista de olhos mas só pela curiosidade. Já estão fora de questão. Foi como eu disse, os vídeos deles e os textos e o gajo a falar, deixam a desejar... Acho que essas relíquias já me tinham passado pelas mãos (os vídeos) mas foram coisas que não me ficaram retidas na memória e só agora que vi os vídeos novamente é que me vieram à memória algumas dessas expressões.

Entretanto já falei com a Chip & Fuse e já marquei para sexta-feira. Espero não me arrepender!

O problema aí é mesmo ter sido a Turbotec, embora o N47 não seja lá essas coisas também...

Há 20 anos que ouço relatos de motores e turbos partidos, não sei como continuam abertos.

Mas estávamos a falar da RF Turbo, certo? A TurboTec sofre do mesmo mal?

Last edited:
Quando o cliente tem sede de potência mas o dinheiro não abunda e os reprogramadores têm muito de autodidata...as coisas tendem a ter os seus problemas,

Por exemplo, perceber em que parametros a repro vai mexer tendo a ideia dos orgãos mecânicos que vão gerir o sobreesforço...verificar se estes aguentam o incremento....um motor 1.6tdi de 95cv talvez consiga gerir um aumento para 105/115 mais que isso é estragar. (até porque o 1.6 tdi no audi tem 105)...

Qualquer que seja o reprogramador escolhido certificar-se que salvaguardam o mapa original e que podem fazer o "undo" se o cliente assim entender..

Em sede de IPO não terão que reverter repro (se se mantiver nos parâmetros) porém em caso de dano/falha do veiculo em sede de diagnostico no concessionário (em garantia) a repro é detetável.

Ah e reprogramar para baixar os consumos é bullsh*t, se disseres eliminar o fap baixa os consumos globais ai sim.

Quando o cliente tem sede de potência mas o dinheiro não abunda e os reprogramadores têm muito de autodidata...as coisas tendem a ter os seus problemas,

Por exemplo, perceber em que parametros a repro vai mexer tendo a ideia dos orgãos mecânicos que vão gerir o sobreesforço...verificar se estes aguentam o incremento....um motor 1.6tdi de 95cv talvez consiga gerir um aumento para 105/115 mais que isso é estragar. (até porque o 1.6 tdi no audi tem 105)...

Qualquer que seja o reprogramador escolhido certificar-se que salvaguardam o mapa original e que podem fazer o "undo" se o cliente assim entender..

Em sede de IPO não terão que reverter repro (se se mantiver nos parâmetros) porém em caso de dano/falha do veiculo em sede de diagnostico no concessionário (em garantia) a repro é detetável.

Ah e reprogramar para baixar os consumos é bullsh*t, se disseres eliminar o fap baixa os consumos globais ai sim.

A grande maioria dessas casas nem programam nada, compram os ficheiros na net para aquelas repros banais, e siga... E se calhar ainda bem para o consumidor, dada a literacia de alguns dos donos, até devia dar medo se fossem eles a fazer mapas para certos carros.

Aliás, até há comunidades de troca de ficheiros de reprogramação totalmente gratuitas. Se tiveres o cabo e software, fazes em casa.

Ok, e eu posso pedir para ficar com o file/dados originais comigo? Ou eles nuca fazem isso? Ficam eles com os originais?

Sim, eu sei que as ECUs têm (ou podem ter) um counter que regista o número de vezes que os dados foram alterados ou algo assim do género. Mesmo que voltes a colocar os dados de origem, esse counter deve incrementar!

Quanto aos consumos, não só já fui alertado para esse facto como também já é quase dado adquirido que efectuar estas reprogramações não implicam obrigatoriamente o aumento dos consumos. Podem aumentar mas podem também não ter qualquer efeito, dependendo provavelmente do aumento de potência que é conseguido.

Quanto à repro, o que me foi dito é que este motor é um soft downgrade (já não me recordo se foi este o termo que o rapaz usou quando falei com ele ao telefone) do motor de 105cv e como tal, pode fazer com segurança o aumento até aos 140cv. Estamos a falar de +45cv. Para o que me acabas de dizer, se calhar é muito?

Edited;
O rapaz disse-me ainda que demorava umas 3 a 4 horas. Acham que é pouco tempo? E que com este tempo é um file que ele já tem feito e mete lá para dentro? Ele disse-me que era ele mesmo a fazer a programação dos parâmetros e que eu podia acompanhar todo o processo e que ele ia explicando o que estava a fazer!

Eu também não sou tão burro assim que não saiba distinguir se ele está a carregar apenas um file ou se está a alterar parâmetros manualmente a gravar e a fazer o upload do firmeware para a ECU. Só para que fique mencionado, eu faço um tipo de trabalho semelhante em casa como hobby. Escrevo/programo firmewares e faço o upload para os chips com que estou a trabalhar/brincar!

Last edited:
O aumento de potencia vai muito da analise da mecanica ... Existem carros que conseguem aumentar quase 100% da potencia sem qualquer esforço mecanico ... outro que para aumentar 20% ja colocam a fiabilidade em causa.

Exemplo por ex o 316D (n47) da BMW tem 116cv de origem e passa a 200cv sem esforço ... já um 1.6DCI da Renault para aumentar 20cv já se torna dificil .. Uma caddy 2.0TDI de 75cv tambem passa a 190 com facilidade

As repros sao boas para motores "capados" electronicamente como a BMW e VW usavam muito.

O aumento de potencia vai muito da analise da mecanica ... Existem carros que conseguem aumentar quase 100% da potencia sem qualquer esforço mecanico ... outro que para aumentar 20% ja colocam a fiabilidade em causa.

Exemplo por ex o 316D (n47) da BMW tem 116cv de origem e passa a 200cv sem esforço ... já um 1.6DCI da Renault para aumentar 20cv já se torna dificil .. Uma caddy 2.0TDI de 75cv tambem passa a 190 com facilidade

As repros sao boas para motores "capados" electronicamente como a BMW e VW usavam muito.

Ok, faz sentido porque o que deve acontecer é que as peças e os motores são construídas para um determinado standard e as marcas não vão construir motores nem peças para versões mais fracas. Logo, um motor que seja construído de origem para um determinado fim, vai servir para outros carros de gama mais baixa. Mas quando se fazem essas repros a esses carros de gama mais baixa, já estamos a lidar com motores e peças que foram construídos a pensar em gamas ligeiramente a cima, logo terão uma margem de manobra maior. Penso que será por aqui!

Mas agora estou com algum receio do aumento de 95cv (ou que seja dos 105cv) para os 140cv.

aumentar para 140cv num motor de 95 ou mesmo 110cv é já puxar um bocado. esses tdi até aguentarão alguma coisa, mas de 95 para 140cv são quase 50. vai dar raia a médio prazo. eu aumentaria até aos 120cv, nada mais. depois é pedir chatices...

Ok, faz sentido porque o que deve acontecer é que as peças e os motores são construídas para um determinado standard e as marcas não vão construir motores nem peças para versões mais fracas. Logo, um motor que seja construído de origem para um determinado fim, vai servir para outros carros de gama mais baixa. Mas quando se fazem essas repros a esses carros de gama mais baixa, já estamos a lidar com motores e peças que foram construídos a pensar em gamas ligeiramente a cima, logo terão uma margem de manobra maior. Penso que será por aqui!

Mas agora estou com algum receio do aumento de 95cv (ou que seja dos 105cv) para os 140cv.

O motor tem potencial, porém para dar raia é fácil, basta anomalia com o turbo, injetores.

Se fosse fácil e isento de riscos era algo mais comum.

Os capados eletronicamente tem muito a ver com restrições de emissões, com os respetivos sistemas associados (fap por exemplo).

Ter a noção que alguns niveis de reprogramação afetam o funcionamento de outros componentes.

140cv é ambicioso, ter a hipotese de reverter se necessário é algo a garantir (mesmo que para isso se pague algo mais).

Entretanto, não te esqueças de gastar mais uns euros para ir ao banco de ensaio medir esses ganhos. Porque mexer em parâmetros de injeção não é para todos...queres melhorar as "altas" mantendo o carro utilizavel em baixas...

Last edited:
E para que é que queres 140 cv num Ibiza a diesel?

Não fui eu que pedi. Foi o que me foi dito.

aumentar para 140cv num motor de 95 ou mesmo 110cv é já puxar um bocado. esses tdi até aguentarão alguma coisa, mas de 95 para 140cv são quase 50. vai dar raia a médio prazo. eu aumentaria até aos 120cv, nada mais. depois é pedir chatices...

Pois não sei. Também me foi dito, não sei se é verdade ou não, que esta potência só fica disponível quando o acelerador é usado até ao fundo. Se não o usar até ao fundo ou se andar com ele a meio curso, por exemplo, que o carro anda com a potência normal. Isto eu já duvido um bocado, mas confirmem-me ou neguem-me.

O motor tem potencial, porém para dar raia é fácil, basta anomalia com o turbo, injetores.

Se fosse fácil e isento de riscos era algo mais comum.

Os capados eletronicamente tem muito a ver com restrições de emissões, com os respetivos sistemas associados (fap por exemplo).

Ter a noção que alguns niveis de reprogramação afetam o funcionamento de outros componentes.

140cv é ambicioso, ter a hipotese de reverter se necessário é algo a garantir (mesmo que para isso se pague algo mais).

Entretanto, não te esqueças de gastar mais uns euros para ir ao banco de ensaio medir esses ganhos. Porque mexer em parâmetros de injeção não é para todos...queres melhorar as "altas" mantendo o carro utilizavel em baixas...

Vou tentar garantir que os dados originais sejam guardados. Mas tinha colocado a questão de se podia ficar eu com esses dados originais ou se são eles que ficam com esses dados???

Tipo o quê? Raspberry ?

Raspebrry não é propriamente um chip. É um SBC! Mas tenho uma RockPro64. Melhor que os RPis

Não. Neste momento estou a "brincar" com um STM32L412 só. E um jlink para comunicar com o chip!

Last edited:
Back