Reprogramação sim ou não?!?

Se fosse comigo, era repro.

Vantagens do "chip" (ou "box", se se estiverem a referir ao mesmo):
- fácil de instalar / desinstalar (bom para ir à IPO)
- pelo mesmo motivo, podemos escolher quando o queremos usar
Desvantagens do "chip":
- acaba por não ter a eficiência duma repro, baseando-se mais no
aumento do débito de combustível.

Já a repro, apesar de não ser "desligável", permite obter resultados
mais adequados à situação de cada um e de forma mais saudável para a
mecânica.

Já para não falar de reforços de embreiagem.
Mas isso terás de preocupar mais se for um aumento muito grande de binario e tua actual embreiagem(origem) não conseguir aguentar.

Força na reprogramação mas tem em atenção o que envolve fazer uma boa repro.Como podes ver não é so ligar o cabo, testar no banco e tá pronto.

citação:Originalmente colocada por Artur Costa

Eu "desligo" a repro cm o cabo de OBD pelo vag com... e n foi nenhuma casa de confiança que me ensinou isso hehe

Cumps

Artur, como é isso de "desligares" a repro via OBD? Tens lá os mapas originais?...explica-te please!

don.juan: Na ECU tens a possibilidade de ter 2 ficheiros... normalmente o pessoal reprograma os dois mas se fizeres repro so num deles dps podes atravez dum codigo cm o vag com mudar de uma para outra.
Eu por exemplo tenho uma cm baixas no max e outra para o dia a dia... é so mudar.

Cumps

E numa Corsa DTI de 2002? era pra partir tudo com aquele turbozinho!? lol
Mas ha quem as faça, e dps parte turbo... acho k tudo depende da maneira como se anda com o carro... (opinião de um mero ser humano k apenas gosta de carros, lol) mas por ex, se as repro sao tao boas e poupa-s combustivel e tudo mais, as marcas faziam as centralinas logo com mais cavalos!? n é? o carro está preparado mecanicamente para determinados parametros, acho pouco fiavel essas modificações... ate mesmo nas marcas nota-s avarias por "excesso" de cavalos, por ex, pelo k sei, um golf TDI 90cv aguenta-s mais k um TDI 130 e do 150 nem se fala... pk tem menos cavalos mas o bloco é o mesmo! faz mais km com menos anomalias mecanicas... acho k isso acontece...Uma Passat 1.9 tdi de 110 cv (de 1999) ja tem uns aninhos, deve ter uns km tmb!... e diga-s k é um motor excelente, isso anda bem e tem médias mt boas... mas o dono é k sabe, com certeza k ha kem as tenha (repro) e sem problemas nenhuns!... Sort ;)

Cumprimentos a todos!!

Boas, olha tive o mm dilema ktu e dps de mt peskisar e falar c ppl entendido:Chip´s e box´s aumentão as performances mas ñ são totalmente fiáveis, enquanto as repro são! O meu Skoda Octavia 1.9 tdi 110cv(130cv)de 2000 118000klms, últimos 18000 feitos p/mim, reprogramado recentemente por quem sabe o kfaz e sem deixar nuvens negras por onde passa!! Sem problemas na inspecção desde kbem feita. Ah, upgrade nos travões e suspenções é essencial clr e se já era bom ficou mt mlh ainda! É 1 prazer conduzi-lo em cidade, auto-estrada, estrada de serra...etc em relação aos consumos é verdade kbaixam mm, pk recorres mt -vezes á caixa ´devido ao aumento de binário e tb é vê-lo xegar aos 100/120 num ápice. Sem lista de espera espreita www.turbotec.pt cpts

citação:Originalmente colocada por xonix72

Boas, olha tive o mm dilema ktu e dps de mt peskisar e falar c ppl entendido:Chip´s e box´s aumentão as performances mas ñ são totalmente fiáveis, enquanto as repro são! O meu Skoda Octavia 1.9 tdi 110cv(130cv)de 2000 118000klms, últimos 18000 feitos p/mim, reprogramado recentemente por quem sabe o kfaz e sem deixar nuvens negras por onde passa!! Sem problemas na inspecção desde kbem feita. Ah, upgrade nos travões e suspenções é essencial clr e se já era bom ficou mt mlh ainda! É 1 prazer conduzi-lo em cidade, auto-estrada, estrada de serra...etc em relação aos consumos é verdade kbaixam mm, pk recorres mt -vezes á caixa ´devido ao aumento de binário e tb é vê-lo xegar aos 100/120 num ápice. Sem lista de espera espreita www.turbotec.pt cpts

Eh la com 13 anos e ja tem um skoda octavia ,tanta experiencia da juventude hoje em dia :D

Voltando ao topico es capaz de ganhar uns 15 cavalos e o motor deve ficar com boa fiabilidade , dado que a taxa de compressao nem é muito elevada.
Mais do que isso arriscas-te a fazer a viagem a 90km/h porque o turbo pifou

Vou me por paki a inventar...

O turbo dum TDI110 faz 0,95bars de origem onde o carro mede normalmente entre 110 e 118cv no max.
Penso q cm a mesma pressao q stock da pa tirar uns 15cv sem ter fumo vizivel pelo rectrovisor.
Cm 1.1 bars deve dar para xegar a 135cv cm pouco fumo...
Cm 1.2 bars 140 cv cm a mesma quantidade de fumo
E 1.3bars dara quase 150cv e ficara no maximo de injecçao k este motor permite.

Os valores k falo sao de pressao media pq fazer 1.3bars as 4000rpm era morte certa ao turbo de origem.

Agora cm isto podes escolher +- ate onde keres "desgastar" o teu turbo.
1.2 = +27% de pressao que stock

Pronto ja acabei de "inventar" mas espero ter ajudado.

Cumps

P.S. N me venham perguntar k potencia fica cm mais de 1.3bars... pq apartir dai n ganha nd.

Reprogramação e chip são a mesma coisa, só altera a maneira como são colocados.

Chip obriga a intervenção física na centralina, reprogramação é através da porta obd.

Se fosse a ti seguia para a frente nas ideias que tens, escolhe bem a casa onde queres fazer. Normalmente permitem que experimentes e dps se gostares metes ou não.

Artur, diz-me só uma coisa. Qual a pressão de turbo de um tdi90 stock? 0,8/9?

SamuraiGTI: 0,925 as 2000rpm a descer pa 0,835bar as 4000rpm
Valores afundo ...
O 110 faz 0,95bars das 1900 as 3990rpm fruto do turbo de geometria variavel.

Cumps

O GT15 costuma se por no max 300gramas a mais... ou seja 1,325 as 2000 e 1,235 as 4000rpm... mas isto ja sao valores (quanto a mim) puxados para o GT15... 200 a 250gramas sera o ideal ate pq o sistema de injecçao dos 90cv ainda é mais limitado k os 110.

Cumps

Voltar
Superior