Reprogramação

lucifer322

New member
Boas a todos

Tenho um puma 1.6 gasolina de 2001 com 103CV e quero fazer reprogramação para aumento de CV, sei que dá para chegar aos 114CV so reprogramação , sem admissão e escapamento trabalhados.
Na margem sul alguém que faça este tipo de serviço profissional ou não??
Não é muito facil encontrar quem o faça neste modelo por ser old e sem muita procura talvez ou interesse , encontrei até agora em pesquisa na net em coimbra , e ligaram me logo e foram muito atenciosos e fazia já hoje se não fosse tão longe , é o "autopicapau" . Em lisboa também ja procurei e não há software para este modelo/ou não se querem tar a chatiar com este carrito claro e tambem se calhar nem os sensuro , as altas casas querem é maquinas. Mas tenho conhecimentos em UK que me explicaram que depois de fazer esta repro é possivel adicionar mais uns 10 a 12CV , que neste carro pode soar a bacalhau ainda mas passaria pelo que me disseram de 10kg por cv para uns 6kg por cv ..
Que me dizem ai os experts nisto?? E alguém que mexa com isto aqui perto??
Aquilo que posso afirmar é que so assim mexe-se muito bem até mesmo nunca pensei, ja tinha andado no 1.4 90CV e pareceu bom mas este muito forte até.

Digo que a matemática não funciona assim.

O Puma 1.6 tem um peso anunciado de 1035kg. Com 103cv tem efectivamente cerca de 10kg por cavalo.
Para ficar com 6kg por cavalo, sem mexer no peso, tinhas de o colocar com +- 170cv.

Se não consegues meter cavalos, tira peso..

Pode começar pelo banco do condutor!

Mais a sério, sendo um carro aspirado (sem turbo) não há milagres! Podes mexer na linha de escape, colocar outro filtro de ar menos restritivo, mas não esperes grande coisa!

Além disso, mesmo que melhores a performance, não estás a melhorar o resto do carro, tipo sistema de travagem, amortecedores...

O que eu faria: ficava quietinho, fazia uma boa revisão. Em alternativa, procurava um carro mais potente!

bem porque é que será que poucos se disponibilizam a reprogramar? porque os ganhos não vão ser relevantes face ao que tens...1.6 103 cv....1150 quiltitos até é levezinho!

olha aqui tens uma tabela comparativa com o mano de cima...

https://zeperfs.com/pt/duel166-167.htm

aqui um tópico com um puma 1.7i

https://forum.motorguia.net/boxes/29118-repro-satisfeito.html

atenção que se melhorares periféricos...nomeadamente rever as tubagens flexiveis e de plástico e colocar um filtro de ar menos restritivo (mantendo a caixa original) podes ter alguns ganhos de resposta.

Outro problema fazem-te a repro e pagas...levas ao banco e está quase na mesma...porque lá por anunciar os 103 pode não os ter na realidade...

Vês também a diferença de origem para o de 125cv...que nunca vais atingir com a tua repro...10km/h a mais...mehhhh

Mais depressa o colocaria a GPL após uma boa revisão ao motor.

https://www.autogas.pt/forum/viewtopic.php?t=7462

de qualquer modo podes ver se estes jovens têm algo para o 1.6i...que sinceramente escrever números numa página de internet é fácil...comprová-los em banco é outra história...

https://mychiptuningfiles.com/br/chiptuning-files/ford/ford-puma/ford-puma-1-4-90hp

Última edição:
Carros atmosféricos gasta-se muitos €€ e no final ganha-se 10/15cv que não se notam em nada
Eu ficava quieto e poupava para um 1.7, mais andamento e mais exclusivo

Como referido... esquece essa repro.

Gasta é esse dinheiro na manutenção do carro e siga...

Quanto muito, podes sempre procurar um 1.7 VCT... mas esses são raros...

Cereja mesmo, seria um Racing Puma... mas esses só com volante à direita e super raros.

Se procuras potência, bem podes esquecer.
O que ganhas numa repro, nesse carro e em quase todos os atmosféricos, é minimo. os 11cv prometidos são para levar um desconto de 50%...se as coisas correrem de feição. Já a curva de binário fica bem mais simpática, e é aí que vais sentir alguns ganhos. Na minha opinião, como modificação única, é um desperdicio de tempo e dinheiro.

Dentro do mundo ford, tens opções bem melhores para ganhar potência e binário nesse carro sem gastar muito dinheiro.

na margem sul a PKE é a mais conhecida, acho

https://www.pke.pt/

na zona de lisboa é a

https://turbotec.pt/

eu reprogramei o meu Astra H cdi na turbotek há vários anos atrás

tive um bocado de medo de exagerar e depois dar cabo dos componentes, tipo embraiagem e afins, logo fui comedido nas alterações

ou seja, eles reprogramaram para um determinado valor, mas depois eu exigi que baixassem um pouco por medo

gastei 250 euros na altura

já coloco as imagens do antes e depois

isto é o antes

isto é o depois

sei que ainda hoje mantenho a embraiagem, o carro já tem 160.000 km

sinceramente não sei se valeu ou não a pena, se foi dinheiro deitado ao lixo, ou se fui mesmo modesto nas alterações

já não me lembro mesmo de como era o carro antes da mudança, só agora comparando com outro

Bem e não voltaste a colocar o carro em banco de ensaio? com um photoshopzinho consigo mostrar-te um mapa porreiro que não quer dizer que seja o teu... e é um mapa de um diesel com turbo...mais fácil de sentir melhorias face a um a gasolina atmosferico...

Bem e não voltaste a colocar o carro em banco de ensaio? com um photoshopzinho consigo mostrar-te um mapa porreiro que não quer dizer que seja o teu... e é um mapa de um diesel com turbo...mais fácil de sentir melhorias face a um a gasolina atmosferico...

nunca mais voltei a alterar, ficou assim

mudei aos 50.000km e agora tem perto de 170.000, não houve desgaste de material, ainda mantenho a embraiagem de origem

se ganhei alguma coisa ? na altura pensei que sim, é difícil de avaliar, se calhar não porque fui muito modesto por medo

não sei, sabes interpretar esses gráficos ?!

sei que ainda hoje mantenho a embraiagem, o carro já tem 160.000 km

sinceramente não sei se valeu ou não a pena, se foi dinheiro deitado ao lixo, ou se fui mesmo modesto nas alterações

já não me lembro mesmo de como era o carro antes da mudança, só agora comparando com outro

Muito bom. A minha Astra H, mesmo motor, stock, mas com 225k km tem a embraiagem nas couves desde há quase 1 ano. Ainda vou trocar a carrinha sem gastar com a troca [:D]

Voltar
Superior