Reprogramar unicamente para baixar consumos

md92ss

New member
Bom dia a todos,

Como diz o título, pretendo reprogramar o meu golf 1.6 tdi 105 CV de 2011 com o único objetivo de baixar consumos.

O meu carro já está reprogramado desde os 80000km e tem neste momento cerca de 250 k km.

Sempre fiz médias entre os 4 e os 5 litros, sem me esforçar muito. Neste momento é praticamente impossível baixar dos 6l.

Aparentemente, o carro não tem nenhum problema que esteja a fazer consumir mais. Já mandei limpar coletores, admissão, verificar injetores, etc e está/estava tudo bem.

Só consigo atribuir este gasto mais excessivo a uma troca de jantes/pneus que fiz. Tinha 205 55 r16 e passei a 225 45 R17. Além disso andava com Michelin energy saver e agora tenho pilot sport 5, o que penso que também não ajuda.

Sei que esta alteração tem influência negativa nos consumos, mas nunca pensei que fosse tanto. Praticamente 2 litros.

A questão é que não tendo certeza da causa não me apetecia andar a trocar jantes e pneus outra vez. É que ainda por cima, como esta situação já acontece há algum tempo, não consigo ter a certeza se este aumento começou a existir na altura da troca de jantes ou não.

Apesar da idade e kms, o carro está praticamente novo, e sou o único dono dele pelo que não queria troca-lo já. No entanto, neste momento e nos próximos 2/3 anos anda a fazer uma média de 800 a 1000 km por semana e 2l/100 fazem muita diferença ao preço a que está o gasóleo.

Posto isto, a ajuda que peço é:

Acham que vale a pena ir a uma casa de eletrónica e pedir uma reprogramação para consumos, ou esqueço isso e troco de jantes/pneus?

A nível de desempenho do carro não noto nada de especial, mas também não sou de andar a abusar ou medir tempos ou velocidades de isto ou aquilo.

Obrigado a todos.

No diesel uma reprogramação para consumos costuma resultar muito bem. Vais poluir mais mas gastar menos.
Reduções de 10 ou 15 % no consumo não são incomuns. Força com isso.

Na minha opinião... Se o teu carro já está reprogramado e fazia 4/5 não me parece que consigas muito melhor.

Realmente devias era tentar encontrar a razão do porque desse aumento, os pneus é plausível, foram duas trocas para mais consumo o tipo de pneu e medida maior.
O ideal seria ter umas jantes emprestadas para andar uns tempos.

A temperatura tem andado bem?

A questão é que não é fácil arranjar jantes e pneus emprestados.
curiosamente o termostato avariou há uns meses e o carro não chegava a aquecer. Ainda pensei que fosse disso, mas não.

Se o consumo faz assim tanta diferença, volta às jantes antigas... Reprogramar/Castrar o carro até não dar mais, também não deve dar grande resultado.

A questão é que não é fácil arranjar jantes e pneus emprestados.
curiosamente o termostato avariou há uns meses e o carro não chegava a aquecer. Ainda pensei que fosse disso, mas não.

A troca dos pneus deverá ter um impacto residual.

O termoestato sim, faz uma diferença brutal. Se foi reparado, levou um original ou um daqueles foleiros baratos?

Bom dia a todos,

Como diz o título, pretendo reprogramar o meu golf 1.6 tdi 105 CV de 2011 com o único objetivo de baixar consumos.

O meu carro já está reprogramado desde os 80000km e tem neste momento cerca de 250 k km.

Sempre fiz médias entre os 4 e os 5 litros, sem me esforçar muito. Neste momento é praticamente impossível baixar dos 6l.

Aparentemente, o carro não tem nenhum problema que esteja a fazer consumir mais. Já mandei limpar coletores, admissão, verificar injetores, etc e está/estava tudo bem.

Só consigo atribuir este gasto mais excessivo a uma troca de jantes/pneus que fiz. Tinha 205 55 r16 e passei a 225 45 R17. Além disso andava com Michelin energy saver e agora tenho pilot sport 5, o que penso que também não ajuda.

Sei que esta alteração tem influência negativa nos consumos, mas nunca pensei que fosse tanto. Praticamente 2 litros.

A questão é que não tendo certeza da causa não me apetecia andar a trocar jantes e pneus outra vez. É que ainda por cima, como esta situação já acontece há algum tempo, não consigo ter a certeza se este aumento começou a existir na altura da troca de jantes ou não.

Apesar da idade e kms, o carro está praticamente novo, e sou o único dono dele pelo que não queria troca-lo já. No entanto, neste momento e nos próximos 2/3 anos anda a fazer uma média de 800 a 1000 km por semana e 2l/100 fazem muita diferença ao preço a que está o gasóleo.

Posto isto, a ajuda que peço é:

Acham que vale a pena ir a uma casa de eletrónica e pedir uma reprogramação para consumos, ou esqueço isso e troco de jantes/pneus?

A nível de desempenho do carro não noto nada de especial, mas também não sou de andar a abusar ou medir tempos ou velocidades de isto ou aquilo.

Obrigado a todos.

Verificar injectores como?
Uma altura tive necessidade de fazer manutenção aos injectores a um carro novo nas minhas mãos e após essa manutenção (150€) o carro passou a gastar menos 1L/100

O termostato foi trocado. Novo, igual ao de origem.
relativamente aos injetores, mandei testar numa casa da especialidade e disseram me que estavam os 4 em bom estado e com débitos normais. Inclusivamente deram-me um relatório, mas como estava tudo ok, confesso que já nem sei onde está.

O termostato foi trocado. Novo, igual ao de origem.
relativamente aos injetores, mandei testar numa casa da especialidade e disseram me que estavam os 4 em bom estado e com débitos normais. Inclusivamente deram-me um relatório, mas como estava tudo ok, confesso que já nem sei onde está.

De que marca é o termostato que foi colocado?

Se o carro bebia 4 e agora bebe mais de 6 é porque possui uma anomalia mecânica. Não vai ser nenhuma repro que vai resolver isso. Aliás, se já está reprogramado e se com a reprogramação bebia os 4-5, a optimização já lá está.

Num carro idêntico e motor idêntico (A180 cdi de 109cv), mudei de 205/55/R16 para 225/40/R18 e eu diria que em média real, se o aumento foi de 0,5 é muito.

Se tivesse de apostar, diria 0,2 a 0,3 para a mesma utilização.

Eu penso que a diferença esteja nas jantes e pneus. Falo por experiencia propria.
Eu usava energy saver na minha carrinha (Megane 1.5DCI) e rolava com medias de 5. a partir do momento em que comecei a usar Pilot sport passei para 5,5. isto sendo a roda/pneu do mesmo tamanho.
o energy saver é um pneu especifico para rolar bem, ajuda bastante nos consumos.
e a ter em conta que nesta altura de chuvas tambem sobem ligeiramente os consumos.

Racionalmente, nada terá a ver com jantes e pneus, mas sim um problema mecânico.

De 4l/100, para 6l/100 é um aumento de 50%, relativamente ao consumo antigo, nenhuma alteração de jantes, provoca tal diferença.

Enviado do meu SM-A715F através do Tapatalk

• Gosto
Reações: nto
Cheguei a ter um problema semelhante há uns anos. O consumo subiu mais de 1l/100. Passou de menos de 7 para quase 8. Tb andei a trocar uma série de coisas, e nada. Até que um dia, quase por acaso, notei um pequeno rasgo no tubo que ia do intercooler ao motor. Com o motor ao talento, estava tapado. Em carga saia ar por aí.

Em termos de potência, não tinha notado que ele tinha perdido. Troquei o tubo e ficou resolvido, voltou aos consumos anteriores.

Os pneus são grande significado de consumo se comparares uns e primacy com os pilot sport 5 ou pilot sport 4s podem chegar facilmente a 1l/100.
Além disso basta a jante ser mais "aberta" que a original e nota se logo no consumo ( Basta pesquisar as jantes dos tesla´s com aqueles tampoes ).

e vai depender muito das areas em que se anda, no meu carro com o mesmo remap, mesmo pneus tudo igual , ja fiz 4.9l/10, como já fiz 8.
Ultimamente estou a fazer 7.3 , estou a trabalhar a 4km de casa, o carro nem aquece é o suficiente para aqueles km haver mais debito de combustivel para forçar a aquecer.

Voltar
Superior