Retirar volante - dúvida

Eduhardlock

New member
Ora viva,

Tenho uma dúvida: Para desapertar o parafuso que segura o volante à coluna de direcção, deve-se ter a direcção trancada, ou não?
Haverá risco de partir a tranca ao fazer força para desapertar o parafuso? (estes parafusos normalmente são apertados a 63Nm ou mais)

Cumps,

Ora viva,

Tenho uma dúvida: Para desapertar o parafuso que segura o volante à coluna de direcção, deve-se ter a direcção trancada, ou não?
Haverá risco de partir a tranca ao fazer força para desapertar o parafuso? (estes parafusos normalmente são apertados a 63Nm ou mais)

Cumps,

Se tens esse receio, mais vale pedires ajuda a alguém para segurar no volante enquanto tu o desapertas.

Pois, é melhor, não é?
Eu falei com um rapaz que comprou um carro semelhante ao meu para desmanchar para peças e ele disse-me que, para tirar o volante, trancou a direcção e ãquilo saiu na boa.
Mas depois pus-me a pensar que, se calhar, ainda corria o risco de partir a tranca. Como nunca fiz isto, fiquei na dúvida.

Obrigado pela ajuda!!

Cumps,

O volante não é solidário com a tranca. A força que exerces ao retirar o volante é na porca e não no volante.

O binário de aperto da porca será certamente inferior ao binário que poderia partir a tranca pelo que estás à vontade....

Acho eu[:D]

Não é necessário a direção estar trancada.
Tens é de ter cuidado com o Air-Bag(no caso de ter), convém desligar a bateria.

Cumps

O volante não é solidário com a tranca. A força que exerces ao retirar o volante é na porca e não no volante.

O binário de aperto da porca será certamente inferior ao binário que poderia partir a tranca pelo que estás à vontade....

Acho eu[:D]

Hoje de tarde estive com os meus tios (que nos tempos de jovens, desmontaram muita coisa nos carros deles e de amigos, inclusivé volantes) e disseram-me o mesmo que vocês: que não há stress em desapertar a porca com o volante trancado, porque é pouco provavel que parta a tranca.

Amanhã vou tentar desapertar aquilo.

Cumps,

Não é necessário a direção estar trancada.
Tens é de ter cuidado com o Air-Bag(no caso de ter), convém desligar a bateria.

Cumps

Eu joguei pelo seguro e desliguei a bateria. O airbag já está cá fora.
Mas já falei com algumas pessoas (inclusivé com um técnico de eletronica auto) e disseram-me que não há stress em desligar as fichas do airbag com a bateria ligada, desde que não tenha chave na ignição.

Eu mesmo já desmontei os airbags das portas do meu carro quando precisei de mudar um elevador do vidro e correu tudo bem. Apenas tive de apagar o erro do airbag (quando se desliga a bateria não há erro), mas como tenho o software e o cabo OBD, foi sem espinhas.

já tirei várias vezes o volante em citroen ax e nunca partiu
esse valor de 63nm foste buscar onde?

Fui buscar este valor ao TIS (software que a BMW tinha para auxiliar os técnicos nas oficinas). Lá tem os valores de aperto de todos os parafusos importantes de uma série de BMW's, e os valores para os volantes andam por aí.
No meu caso, para o e46, é 62,5Nm.
Do e30 para trás é 80Nm! Acho que nem tenho força de braço para apertar assim tanto! Só se for com uma chave com um balanço grande!!!

Não se perdia nada em dizeres o carro em questão.

Já mudei a coluna de direcção num Polo, desaperta a porca com a direcção trancada, não há qualquer perigo.

Boas caros forumnistas.

Registei-me neste fórum precisamente para esclarecer esta questão.

Queria tirar o meu volante (a pele está muito gasta) e colocar outro. Aquilo tem um parafuso sextavo a agarrar o volante à coluna de direcção.

Qual a melhor forma de o tirar?

Trancar a direcção e fazer força? Tenho medo de partir a tranca.

Há outra forma?

Boas caros forumnistas.

Registei-me neste fórum precisamente para esclarecer esta questão.

Queria tirar o meu volante (a pele está muito gasta) e colocar outro. Aquilo tem um parafuso sextavo a agarrar o volante à coluna de direcção.

Qual a melhor forma de o tirar?

Trancar a direcção e fazer força? Tenho medo de partir a tranca.

Há outra forma?

uma pessoa agarra o volante a outra faz força.não é dificil...

Back