[Sociedade] Ricofobia Portuguesa!

É um facto que estou rodeado de gente feia! Essa tua teoria não se aplica na prática! [:D]

Já agora acho que devias rever o que o Darwin disse (ou copiou de alguém que disse...)

O exemplo da "beleza" não foi o melhor. Troca "beleza" por "inteligência".

E tu percebeste o que eu quis dizer... ;)

No texto concordo com o diagnóstico traçado, apesar de no resto não me identificar com o que está expresso.

Porém... não me deixa de criar alguma animosidade alguém que escreva um texto deste calibre e use os argumentos que eu sublinhei no excerto. E depois lance um livro desta classe, o qual já li fragmentos e não concordo em absoluto com o seu teor.

Resumindo, aos olhos do ricofóbico, um português bem na vida tem 3 hipóteses de currículo: ou já nasceu rico (betinho); ou recorreu a ilegalidades (alpinista canalha); ou estava predestinado (alpinista genial). Trabalho, educação, sacrifício e mérito são pouco relevantes. A explicação reside quase sempre no berço, na falta de justiça ou na justiça divina

É normal, a cultura da mediocridade tem destas coisas. Se repararem, há uma grande tendência para dizer que os estudantes universitários são uns baldas que vão tirar o curso porque não querem trabalhar, que só estão a gastar dinheiro em vez de irem pegar na enchada. No fundo querem que todos fiquem ao nível deles.

iNsefJx.png

Eu acho que antes de se iniciar qq discussao sobre este tema é fundamental ter definida a noçao dos conceitos em causa.

O que é ser rico?

É q para muito "pé rapado" saber que alguem tem 2/3 bons carros, tem 2/3 casas, é director numa multinacional ou empresario da sua propria empresa, faz ferias todos os anos em sitios giros e tem a criancada em bons colegios isso é o suficiente para os classificar como ricos.

Por exemplo, para mim, isso é uma optima vida mas nao implica ser rico.

Ser é tudo isto numa escala muito maior.

E os verdadeiramente ricos, tentam nem se fazer notar... Tentam fazer de tudo para que nao se note o quao realmente ricos sao.

Ja os primeiros que referi e ainda os wannabes de la chegarem, "qualquer traque" que dão, espalham no a toda a gente...

Corruptos? Canalhas? Vigaristas?

Quem me dera que fossem só os ricos... Era sinal que haviam poucos.

Eu acho que antes de se iniciar qq discussao sobre este tema é fundamental ter definida a noçao dos conceitos em causa.

O que é ser rico?

É q para muito "pé rapado" saber que alguem tem 2/3 bons carros, tem 2/3 casas, é director numa multinacional ou empresario da sua propria empresa, faz ferias todos os anos em sitios giros e tem a criancada em bons colegios isso é o suficiente para os classificar como ricos.

Por exemplo, para mim, isso é uma optima vida mas nao implica ser rico.

Ser é tudo isto numa escala muito maior.

E os verdadeiramente ricos, tentam nem se fazer notar... Tentam fazer de tudo para que nao se note o quao realmente ricos sao.

Ja os primeiros que referi e ainda os wannabes de la chegarem, "qualquer traque" que dão, espalham no a toda a gente...

Corruptos? Canalhas? Vigaristas?

Quem me dera que fossem só os ricos... Era sinal que haviam poucos.

Betinho, chegaste agora da noite?
Lol
;)

Betinho, chegaste agora da noite?
Lol
;)

Hahhaaha

Quem doz é quem é!

Noite?

O puto regressou ontem aqui à base depois de uma semaninha com os Avós.

O que tinha a fazer, despachei tudo a semana passada! [:D]

Esse almoco? Para semana, no sitio do costume? [;)]

Desculpem o OT mas nós os betos temos a mania que mandamos nesta mer.da toda! [:)]

Este artigo diz umas verdades, mas por outro lado também há a "pobrefobia". Eu ouço estes comentários quase todos os dias:

- toda a gente que recebe RSI passa o dia no café e só não trabalha porque não quer
- não existe um único cigano honesto no mundo
- a maior parte dos desempregados têm emprego quando quiser, mas são esquisitos.

E muitos outros. Assim como há estereótipos em relação aos "betos", também há (e muitos) em relação às pessoas de classe mais baixa, e em muitos casos estão errados.

O que é ser rico?.

Na verdade a condição para seres apontado e falarem mal de ti nem chega a ser rico, basta teres qualquer coisita que te destaque.

Recordo-me de há uns anitos, numa manhã de fds estar num semáforo parado, no Boxster descapotável e ao meu lado um carro com vários gajos, um diz qualquer coisa apreciativa e responde o que estava ao volante, num tom em que sabia que eu ouvia: O meu sei que está pago .....

Na verdade a condição para seres apontado e falarem mal de ti nem chega a ser rico, basta teres qualquer coisita que te destaque.

Recordo-me de há uns anitos, numa manhã de fds estar num semáforo parado, no Boxster descapotável e ao meu lado um carro com vários gajos, um diz qualquer coisa apreciativa e responde o que estava ao volante, num tom em que sabia que eu ouvia: O meu sei que está pago .....

Cenas tristes .

a verdade é que a maioria das pessoas não têm qualquer noção da quantidade de trabalho que é preciso para ser bem sucedido. o esforço extra que se tem de colocar no emprego, em formação pessoal (anual, muitas vezes paga do próprio bolso e frequentada em horário pos-laboral), e o que custa um investimento constante na carreira.

há quem leve a vida a trabalhar 7 (ou menos) horas por dia e depois passa o resto do dia no café a dizer mal de quem tem sucesso. mesmo aqueles que têm formação superior, muitas vezes olhamos para aqueles currículos e vê-se um curso tirado há 10 anos e desde aí um grande nada em termos de formação e valorização pessoal.

e por isso, dentro da sua mediocridade, é-lhes mais fácil estar sempre a inventar desculpas para o facto da vida não lhes correr bem, do que admitir que o maior problema são eles próprios.

é óbvio que há quem já nasça rico e não precisa de se esforçar tanto (ou nada), mas estes são de facto uma minoria. a grande maioria das pessoas de sucesso são self made men que sobem a pulso, a custo de muito suor e muito trabalho.

e é isto que os outros nunca hão-de perceber, porque eles acham que com o (pouco) que fazem deviam ter o direito de ter uma vida igual.

no fundo, voltamos sempre à mesma questão. há aqueles que acham que o dinheiro cresce nas árvores, e os que sabem que ele só vem depois de se criar muito valor através do trabalho.

Resumindo, cruzaste te com mais um mer.das q por aí anda.

Cotovelos em ferida é tramado.

A meu ver não há nos portugueses problema nenhum de maledicência especificamente apontada aos ricos. O que há é um fenómeno muito mais abrangente, típico das sociedades colectivistas que consiste em estar sempre a fazer juízos de valor sobre os outros. E isso atinge ricos, pobres, gordos, magros, etc, etc. Numa sociedade colectivista cada indivíduo sente-se legitimidado a dar uma opinião sobre a vida do indivíduo do lado, mesmo quea vida deste em nada o afecte. É assim que nós somos, ainda, em Portugal. Vê-se a toda a hora e em todo o lugar. Aqui no fórum, por exemplo. Um tipo pede ajuda para qualquer coisa, e por cada resposta útil aparecem 5 a arrotar sentenças, ou pior ainda, juízos de valor sobre a sua própria pessoa.
Acho que neste aspecto a coisa está razoavelmente bem distribuída. Os ricos não têm mais razão de queixa que os pobres.

Eu devia ter ido para ortopedista. Com a quantidade de gente que há aí com problemas nos cotovelos, de certeza que já seria rico a estas horas! :sh)

Acho que neste aspecto a coisa está razoavelmente bem distribuída. Os ricos não têm mais razão de queixa que os pobres.

Eu aqui não concordo, acho que os que têm mais são mais "alvo". É o sindrome Robim dos Bosques.

A ricofobia existe e eu penso que foi acentuada pela crise.

Volta e meia aparece uma noticia a dizer que a classe média desapareceu, que os BMW aumentam cota de mercado dos automóveis novos, que os mais ricos controlam maior percentagem da riqueza. Aliado a isso todos conhecemos casos de empresários que pagam salário mínimo mas compram carros novos com muita frequência.

É normal que tem funcionário se sinta espoliado quando um patrão diz que não pode aumentar salários, mas chega à fábrica com um maquinão novo.

É normal que um cidadão se sinta espoliado com aumentos de impostos sucessivos que o fazem regredir de qualidade de vida e depois veja quem está a cima com tratamento diferencial. O pequeno que não mete os papeis dos impostos direito é perseguido. Há outros que se esquecem de declarar milhões e pedem desculpa.

Resumindo e concluindo, a ricofobia aumenta com a percepção da existência de desigualdades sociais. Se queremos reduzir a ricofobia deveremos criar uma sociedade menos desigual, mais justa.
Obviamente que noticias como esta ainda ajudam a intoxicar mais o pessoal: Presidentes executivos do PSI20 ganharam 33,5 vezes mais do que os trabalhadores - PÚBLICO

Back