Risco de disparo de airbags em acidente com animais

RLTsport

Well-known member
Há dias ia tendo um acidente que me deixou e meditar. Vinha de noite com o cc ligado nos 120 km/h na A25, quando de repente me aparecem vários cães já com algum porte a começar a atravessar a estrada. Travagem a fundo, deu logo para ver que não ia conseguir parar antes de lhes bater, mas por sorte um continuou a atravessar e os outros voltaram atrás, abrindo espaço suficiente na estrada para passar por eles sem bater em nenhum. Abençoado ABS...

Depois fiquei a pensar no que poderia ter acontecido se tivesse colidido com os cães. Seria um impacto bastante forte, pois apesar da travagem ainda passei por eles a boa velocidade, uns bons 50-60 km/h, e eram vários já com algum porte. A dúvida é se numa situação destas havendo colisão existe o risco de dispararem os airbagas. É que isso podia gerar um acidente ainda mais grave, pois ao levar com um airbag na cara com o carro a deslocar-se ainda a alguma velocidade, o mais provável era deixar de conseguir controlar a trajectória até acabar por bater em mais alguma coisa.

Em que condições é que os airbags disparam? Podemos correr o risco de precisar de continuar a controlar o carro e levar com eles na cara?

Bem, tu a 120/130km/h e um cão de 20/30kg á frente, mesmo travando, vá que sejam 90/100km/h, ainda faz um bom estrago, se te abrem os Airbags, provavelmente sim.

Só por curiosidade, em que zona é que te aconteceu isso? Há uns anos, o meu pai teve um "encontro" com um gato a uns 120/130, na altura partiu um farol de nevoeiro e o encaixe do lip do Focus! Foi perto da saída para Fornos, onde há pouca (ou nenhuma) rede de telemóvel [8b]

E respondendo à tua questão, depende. É mesmo isto, depende da zona com que os atingires, mas o mais provável é que abram.

Há dias ia tendo um acidente que me deixou e meditar. Vinha de noite com o cc ligado nos 120 km/h na A25, quando de repente me aparecem vários cães já com algum porte a começar a atravessar a estrada. Travagem a fundo, deu logo para ver que não ia conseguir parar antes de lhes bater, mas por sorte um continuou a atravessar e os outros voltaram atrás, abrindo espaço suficiente na estrada para passar por eles sem bater em nenhum. Abençoado ABS...

Depois fiquei a pensar no que poderia ter acontecido se tivesse colidido com os cães. Seria um impacto bastante forte, pois apesar da travagem ainda passei por eles a boa velocidade, uns bons 50-60 km/h, e eram vários já com algum porte. A dúvida é se numa situação destas havendo colisão existe o risco de dispararem os airbagas. É que isso podia gerar um acidente ainda mais grave, pois ao levar com um airbag na cara com o carro a deslocar-se ainda a alguma velocidade, o mais provável era deixar de conseguir controlar a trajectória até acabar por bater em mais alguma coisa.

Em que condições é que os airbags disparam? Podemos correr o risco de precisar de continuar a controlar o carro e levar com eles na cara?

O risco existe sempre, como em qualquer toque. Basta haver o accionamento de um sensor e puff!!

Uma amiga minha, com um Polo 1.4 TDI de 2005, deu um toque de nada noutro carro (o pára-choques só precisou de pintura) e dispararam uma série de airbags no carro dela...

Infelizmente como venho de uma zona rural já me confrontei com situações como a que descreves e já houve duas vezes em que não tive hipótese de me desviar. Em nenhuma das vezes houve disparo de airbag.

Resumindo, a hipótese existe mas é bastante reduzida.

Não te preocupes com os airbags pq o carro pode ser perda total. Aconteceu com um carro que ia uns metros à minha frente... e foi só um cão, tipo pastor alemão.

Talvez o embate fosse a uns 70-80, porque, como sabes, desde ver a situação, até reagir e abrandar... vão muitos metros de estrada (sobretudo à noite).

Os airbags abrem e fecham num instante, mas há alguns segundos em que não se deve ver nada! Felizmente ainda nunca vi os meus... :sh)

Em principio não deverão abrir, isto porque os AirBags abrem pela desaceleração da carroçaria, e não apenas pelo impacto. Ou seja, vai haver impacto, mas como não é um bloco de grande massa, o carro vai seguir a trajectória, não vai haver uma imobilização brusca e consequente desaceleração brutal impulsionando os ocupantes para a frente. Os AirBags funcionam para esse tipo de situação. Claro que também depende do animal e da velocidade do veículo, mas de um modo geral será isto.

Vi, há bastante tempo, uns ensaios da Opel com um Corsa D, precisamente nesse tipo de situação, em que utilizavam blocos a simular animais (e também noutras situações), e os AirBags não disparavam, precisamente, pela não necessidade de disparo - não era causado impacto/desaceleração brusca nos ocupantes. Claro que a partir de determinadas dimensões e massas o caso começa a mudar de figura...

Em principio não deverão abrir, isto porque os AirBags abrem pela desaceleração da carroçaria, e não apenas pelo impacto. Ou seja, vai haver impacto, mas como não é um bloco de grande massa, o carro vai seguir a trajectória, não vai haver uma imobilização brusca e consequente desaceleração brutal impulsionando os ocupantes para a frente. Os AirBags funcionam para esse tipo de situação. Claro que também depende do animal e da velocidade do veículo, mas de um modo geral será isto.

Vi, há bastante tempo, uns ensaios da Opel com um Corsa D, precisamente nesse tipo de situação, em que utilizavam blocos a simular animais (e também noutras situações), e os AirBags não disparavam, precisamente, pela não necessidade de disparo - não era causado impacto/desaceleração brusca nos ocupantes. Claro que a partir de determinadas dimensões e massas o caso começa a mudar de figura...

Alguém precisa da ajuda do GTTDI...ouvi falar em airbags....[kiss]?

Airbag Test

https://www.youtube.com/watch?v=KZOdljBtoeo

O funcionamento dos airbags é algo muito complicado, e talvez uns dos maiores avanços em termos de rapidez de processamento de informação. Em milésimos de segundo a centralina detecta o impacto, averigua a violencia do embate, decide se apenas o disparo dos pre tensores dos cintos sao suficientes, ou se pelo contrario e necessario activar os airbags.

Deixo-vos alguns videos, através dos quais podem tirar algumas conclusoes.

Airbag Test

https://www.youtube.com/watch?v=KZOdljBtoeo

HD Renault Espace vs old Renault Espace crash test

https://www.youtube.com/watch?v=xQS-7heF-og

(minuto 1:52)

https://www.youtube.com/watch?v=RTTtLQ6Ml6A

https://www.youtube.com/watch?v=WWVVN9Uh0O0

[url]https://www.youtube.com/watch?v=TVeH-31qlH8

[/URL]

Last edited:

É basicamente isto, os airbags disparam em caso de um embate com uma força a 3G, o que deve dar praí 60km/h contra um objeto deformável, posso estar enganado em relação aos valores. Portanto a tua maior preocupação em caso de embate contra animais seria se eles têm o seguro em dia ou não [;)]

Sei de um 330 CD, que em plena Auto-estrada, colheu um cão, a cerca de 130 Kmh, e arrebentou literalmente, com a dianteira do carro. Desde radiadores, óptica, para-choques, capot, apoios, e mais uma série de coisas. Foram cerca de €4.000 só de reparação.

Só por curiosidade, em que zona é que te aconteceu isso? Há uns anos, o meu pai teve um "encontro" com um gato a uns 120/130, na altura partiu um farol de nevoeiro e o encaixe do lip do Focus! Foi perto da saída para Fornos, onde há pouca (ou nenhuma) rede de telemóvel [8b]

E respondendo à tua questão, depende. É mesmo isto, depende da zona com que os atingires, mas o mais provável é que abram.

Não foi longe daí, não...

Não te preocupes com os airbags pq o carro pode ser perda total. Aconteceu com um carro que ia uns metros à minha frente... e foi só um cão, tipo pastor alemão.

Talvez o embate fosse a uns 70-80, porque, como sabes, desde ver a situação, até reagir e abrandar... vão muitos metros de estrada (sobretudo à noite).

Os airbags abrem e fecham num instante, mas há alguns segundos em que não se deve ver nada! Felizmente ainda nunca vi os meus... :sh)

A questão que me preocupa não é a financeira, mas sim a de segurança. Numa situação em que se está a tentar controlar e imobilizar o carro, a última coisa que queremos é levar com uns airbags na cara...é mais nesse sentido.

Faz sentido. É que o disparo dos airbags em situações como esta não só não ajudam nada, como podem levar a um acidente!

O disparo dos airbags é uma situação que é um bocado incógnita e depende de vários factor, como a desaceração, a zona do impacto, a forma do objecto no qual se embate, etc.

Sei de perto do caso de um grande amigo meu quem, em plena AE a cerca de 110km/h, depois de uma ultrapassagem, embateu no carro da frente devido a este ter travado de forma repentina. Posso dizer que a frente do carro ficou toda destruída e no entanto, airbags... nada [;)]

Para a massa corporal de um cão de porte médio/grande não posso dizer nada pois não sei mesmo. No entanto aqui há uns 5 anos atrás a minha ex-namorada teve um embate de alguma violência contra um javali que pesava á volta de 110kg, os airbags dispararam...

Andava aí um vídeo na net,em que uma velhota a atravessar uma passadeira deu uma bengalada no pára choques de um Mercedes que parou muito em cima dela,e o gajo levou com o disparo do airbag nas fuças.[:D]

Andava aí um vídeo na net,em que uma velhota a atravessar uma passadeira deu uma bengalada no pára choques de um Mercedes que parou muito em cima dela,e o gajo levou com o disparo do airbag nas fuças.[:D]

Ao menos estava parado! [:D]

Estou a ver que em princípio não disparam, mas...nunca se sabe.

Volto ao mesmo, deve ser bem complicado ir numa travagem de emergência a tentar controlar o carro e levar com um airbag na cara...mas suponho que os poucos azares em que isto aconteça são compensados pelas muitas situações em que de facto ajudam a salvar vidas.

Não acredito nos airbags como salvadores de vidas,mas sim como diminuidores de danos corporais em acidentes menos graves.

Só posso falar de experiência pessoal.
A minha "Maria" vinha com a C30 e colheu 3 Javalis (matando 2), um deles com cerca de 100Kg, em EN. Vinha a cerca de 90km/h mas não teve, sequer, tempo de meter o pé ao travão.
Já passou os 6.000€ de arranjo mas não disparou, nem airbags, nem pré-tensores, senão tenho a impressão que era menos uma C30...

Só posso falar de experiência pessoal.
A minha "Maria" vinha com a C30 e colheu 3 Javalis (matando 2), um deles com cerca de 100Kg, em EN. Vinha a cerca de 90km/h mas não teve, sequer, tempo de meter o pé ao travão.
Já passou os 6.000€ de arranjo mas não disparou, nem airbags, nem pré-tensores, senão tenho a impressão que era menos uma C30...

Ainda ficaste com javali para o resto do ano [;)]

Back