Robot Corta Relvas ou tractor corta relvas?

Drifting

New member
Boas.

Como este fórum é incrivelmente multifacetado (palmas!!) cá venho eu com mais uma dúvida existencial:

- comprar robot corta relvas electrico/bateria?
- comprar tractor corta relvas?

O meu caso: moradia com cerca de 550m2 de relva e gramão (+-400m2 grama brasileira) para cortar.

Tenho uma máquina de cortar relva a gasolina (mcculloch motor honda 190cc) com a qual vou fazendo o trabalho (+- 3h /semana).

Neste momento, estou em vias de efectivar um negócio de utensílio agrícola que tenho lá em casa e não uso, pelo que julgo encaixar uns 1000eur.
Com isto, e por andar há muito tempo a pensar no assunto, estou a pensar aplicar esse valor na compra de um trator de relva, nada de muito sofisticado, apenas para "despachar" o assunto mais rápido e poupar o corpo na zona do gramão (que é onde me custa mais), pois esta zona não é plana e envolve maior esforço físico.
Para as zonas de árvores e cantos/difíceis pretendo ultimar o trabalho sempre com a máquina que já possuo.

Ao investigar sobre tratores de relva, fui "parar" aos robots eléctricos, e estive também a avaliar o assunto.

Até 1000eur consegue-se comprar equipamentos novos tanto trator como robot.

Tipo isto:
trator:
https://www.facebook.com/marketplace...ok_story_share
EDIT: 1000eur

robot:
https://www.mcculloch.com/int/produc...600/967798103/
EDIT: +-812eur na amazon

Do trator exposto apenas sei que a marca STIGA parece ser razoável, o Robot vi várias reviews e parece ser bem bom.

Dúvida real, que agradeço que alguém possa comentar:

Compro um trator, sabendo que terei de ter cuidado com manutenção do motor/correias/lâminas/diferentes mecanismos, e em princípio terei trator para 10 anos, ao fim dos quais vendo para a sucata por 100eur.

pontos +:
simplicidade de operação
rapidez
facilidade mecânica para se manter a trabalhar ao longo dos anos

pontos -:
custos de operação e manutenção
(4 cortes por mês 2litros gasolina/corte => 12eur/mês)

Compro um robot, onde a manutenção serão os fios eléctricos perimetrais, as lâminas, e eventualmente baterias? Em princípio, ao fim de 10 anos, este equipamento é sucata/lixo puro, até porque os softwares e características devem evoluir imenso neste período

pontos+:
não faço "quase nada"
relva sempre bem aparada
consumíveis relativamente baratos, se não houver surpresas

pontos -:
eventuais falhas/erros durante os corte (robot parado, atascado, entalado)
eventuais gremlins electrónicos (que podem ou não ser chatos)

Um vizinho tem um robot há 2 anos, penso eu, vou tentar pedir-lhe para vir a minha casa testar. Ele está contente, mas o jardim dele tem uns 150m2 bem regulares.

Outro vizinho tem um trator, também vou falar com ele para ir testar.

E aqui os experts do FAHO o que acham?​

EDIT 2: esqueci de referir que i) tenho um cão labrador que gosta de estrumar a relva muitas vezes e ii) as toupeiras são visitantes assíduas. Ambas as duas questões ficam resolvidas quando eu ando a cortar a relva, já se for o robot fico sem saber como ele vai lidar com as coisas...

Last edited:
Com cão e outros "obstáculos" evitava o robot.

O meu vizinho tem um e volta e meia fica encalhado (mesmo com um jardim plano e sem obstáculos).

Mas eu sou suspeito, gosto de cortar relva. [:D]

Eu desde que tenho o robot nunca tive uma relva tão linda, ele corta todos os dias os milímetros que ela cresce e fica impecável.
Claro que os cantos e beiras delicadas tem que ser com o fio, mas não dá trabalho nenhum.
Troco as laminas talvez 1 vez por ano, elas dão para virar e eu ainda as afio quando as vejo já com mazelas.
Não quero outra coisa.

Um vizinho tem um robot há 2 anos, penso eu, vou tentar pedir-lhe para vir a minha casa testar. Ele está contente, mas o jardim dele tem uns 150m2 bem regulares.

Impossivel, tens de ter o fio de perímetro instalado com a estação de carga para poder funcionar.
ps: o meu robot é um Gardena sileno, tenho cerca de 400m2 de jardim.
Os melhores são os da Husqvarna, mas o preço também é puxadote.

Last edited:
Boas.
Obrigado pelas dicas.

A vocês, que já têem robot: ele cortará bem o gramão, que tem um caule mais grosso?

A casa tem dois jardins: +-100m2 de relva no jardim da frente e +-450m2 de gramão no jardim de trás, sendo a passagem entre os dois também relvada. A ideia inicial era deixar o robot no jardim maior e eu ir cortando o jardim menor (este dá pouco trabalho).
Mas ao ser maioritariamente em gramão, grosso, deixa-me na dúvida.

sobre o meu amigo e levar o robot dele para teste, ele já me propôs isso algumas vezes, creio que o dele dá para trabalhar sem a base, tem uma função de jardim separado (corte aleatório) ou lá o que é.

EDIT: esse robot da mcculloch que coloquei aí em cima é feito pela husqvarna, sendo algo do tipo "linha branca".

Eu desde que tenho o robot nunca tive uma relva tão linda, ele corta todos os dias os milímetros que ela cresce e fica impecável.
Claro que os cantos e beiras delicadas tem que ser com o fio, mas não dá trabalho nenhum.
Troco as laminas talvez 1 vez por ano, elas dão para virar e eu ainda as afio quando as vejo já com mazelas.
Não quero outra coisa.

Há quantos anos tens, interrompes no Inverno?
Dimensão do relvado?
Ainda tem as baterias de origem?

Obrigado

Há quantos anos tens, interrompes no Inverno?
Dimensão do relvado?
Ainda tem as baterias de origem?

Obrigado

Tenho o meu robot á 3 anos, as baterias são as de origem e ainda não notei sinais de enfraquecimento.
Tenho 400m2 e no inverno fica na base de carga e corta de vez em quando em dias secos.
Noto é que quando a erva está maior gasta mais depressa a carga, isto quando chove durante vários dias e não quero que ele ande á chuva, agora quando ele sai todos os dias anda a cortar durante 2horas antes de ir para a estação de carga.

Estou a ficar convencido a testar /comprar o robot.
Amanhã se conseguir vender o artigo, em principio no fim de semana já vou testar o trator e o robot, para decidir. Obrigado

Back