Rodagem carro serviço

Uma coisa é o que é melhor, agora daí a "desaconselhar" o uso vai um longo caminho... Até porque, sendo o mais aconselhável variar as rotações, também não prejudica nada ir a velocidade constante, desde que não seja a praticar rotações elevadas.

Esclarecido, o que eu quis dizer?

Uma coisa é o que é melhor, agora daí a "desaconselhar" o uso vai um longo caminho... Até porque, sendo o mais aconselhável variar as rotações, também não prejudica nada ir a velocidade constante, desde que não seja a praticar rotações elevadas.

Esclarecido, o que eu quis dizer?
A ideia da rodagem é habituares o motor a vários regimes, não é propriamente proibir-te de conduzir em regimes mais elevados, pontualmente.
Faz (muito) pior na rodagem usar o CC do que levar o carro à redline algumas vezes.

Última edição:
A ideia da rodagem é habituares o motor a vários regimes, não é propriamente proibir-te de conduzir em regimes mais elevados, pontualmente.
Faz (muito) pior na rodagem usar o CC do que levar o carro à redline algumas vezes.

Mas ir a velocidade constante faz mal, agora? Pode atrasar um bocado o processo de rodagem "perfeita", mas daí a prejudicar, essa eu não aceito.

Mas ir a velocidade constante faz mal, agora? Pode atrasar um bocado o processo de rodagem "perfeita", mas daí a prejudicar, essa eu não aceito.
Creio que em algumas marcas, velocidades estabilizadas durante grandes períodos de tempo, em período de rodagem é um procedimento fortemente desaconselhado.

Deixem-se de "cortes". Se há coisa que os motores actuais dispensam bem é de "cortes" :sh). Os antigos Alfa Romeo com carburadores duplos é que precisavam disso de vez em quando para não os desafinar nem ganhar carvão em excesso... Condução à anos 70... :sh)
Agora que se fala em Alfas, até parece que nem é bonito ouvir o V6 a cortar[br:)][:cool:]

O problema do CC na rodagem nem é a parte da rotação constante. Esse erro podemos ir nós a fazer ao circular a velocidade constante.

É mais para evitar situações de esforço onde, por exemplo, apanhamos uma subida e vamos a uma rotação onde o motor não tem força para manter, na mudança escolhida (carros manuais). Aí criamos aquele esforço semelhante a irmos de pé a fundo a baixa rotação onde não temos força nenhuma do motor e ele fica ali a moer (em alguns casos até se pode ouvir "válvulas a bater").

Esta situação faz sempre mal, mas em rodagem ainda pior.

Eu ainda sou dos que segue as recomendações de rodagem: cuidado nos primeiros 1000 e depois e gradualmente aumentando a carga de acelerador/rotações até aos 2500 kms.
É uma quilometragem tão pequena que não me importo de levar essa seca, passa rápido.

Mas importante mesmo, é o que já alguém disse acima: fazer a primeira muda de óleo bastante antecipada. É uma questão de brio, não obrigatória claro.

Última edição:
Voltar
Superior