Rotação Ideal

22mr

New member
Bom Dia,
Eu tenho um VW Polo 1.2 de 2004, e gostaria de saber qual a rotação ideal, para a mudança das marchas, e em que rontação é mais economico.
Se pudessem ajudar ficaria agradecio,

Algo tipo este video para os consumos:

GOD! Que motor lento! [:D]

É na brincadeira, como é óbvio.

Para os consumos normalmente troca-se por volta das 2000 RPM, desde que não seja em subida porque aí arriscas-te a sentir os safanões do motor.

Última edição:
Não existe uma resposta concreta, no entanto, o ideal é mudares numa rotação que implique que a outra "marcha" caia num regime de rotação favorável, ou seja, num regime de rotação que te permita circular sem que carregues demasiado no acelerador mantendo na mesma um motor solicito no andamento.
Teoricamente é assim.

Na prática diria que nesse motor algo como 2000rpm/2500rpm chega perfeitamente para a troca, em plano.

:sh)
De facto isso responde à questão!

Mas eu tenho medo, que depois como a rotação cai, o motor esforçe mais. Será assim?

Será, mas isso só tu poderás controlar.

Ninguém aqui te vcai dar melhor receita do que a teoria. Na prática tens muitas variãncias: tipo de piso, ângulo da estrada, vento etc etc etc.

Resta-te aprender a lidar com o motor.
No entanto acho que não deverás circular abaixo das 1250rpm - sem esforço.
Obviamente não vais circular a esta rotação e carregar no pedal a fundo..

Se necessitares de acelerar, é colocar 1 ou 2 relações de caixa abaixo.

Mas eu tenho medo, que depois como a rotação cai, o motor esforçe mais. Será assim?

Tens de aprender a conhecer o motor.
Por exemplo vais a 2500 RPM numa subida, secalhar ainda não está pronto para a mudança seguinte, isso só tu é que podes responder.
Em descida, quanto mais acentuada for melhor percebes isto, vai haver situações em que nem vais precisar de acelerar, o próprio peso do carro + bagageira + ocupantes vai fazer com que o carro ganhe velocidade e rotação.
Nunca pises a fundo se a tua intenção é poupar combustível, seja em que situação for, se o carro for a morrer mete uma mudança inferior.
Tens de ir conhecendo o motor e as relações da caixa que tens no Polo 1200.

No meu Ibiza 1.0 ando a trocar por volta das 2200, deixando cair para as 1500. Antes das subidas, estabilizo nas 2500 e conforme vai subindo, vou deixando-o "morrer" porque não aumento a carga no acelerador.

Nas descidas, reduz uma ou duas para que o carro possa ir o máximo de tempo possível a cortar injecção sem ir a pastar.

A rotação ideal depende de vários factores, e é independente para cada motor.

Em motores a gasolina, o rendimento vai melhorando com a rotação até determinado ponto. Eu diria que a melhor forma de responderes à tua questão é analisares o gráfico de potência desse motor. Quando mudas de relação da caixa a rotação cai, e deve cair para uma rotação em que o motor já tenha um nível aceitável de binário (que se traduz em disponibilidade).

Dito isto, duvido que a rotação ideal de mudança de relação seja às 2000. Num motor a gasolina, nunca antes das 2500 (para cair nas 2000), ou, em aceleração, nunca antes das 3000 (para cair nas 2500).

Dito isto, duvido que a rotação ideal de mudança de relação seja às 2000. Num motor a gasolina, nunca antes das 2500 (para cair nas 2000), ou, em aceleração, nunca antes das 3000 (para cair nas 2500).

Para os consumos é impensável essa prática.

O meu 1.2 se andar a trocar às 2.500 RPM gasta certamente +1 por cada 100 Km, a contar por baixo.

Isso de andara sempre nas 2000Rpms, vai deixar os injectores todos entupidos assim como a linha de escape e vai aumentar os consumos. Faz uma condução calma sem alterações de velocidade bruscas e não procures descobrir pólvora, porque já foi inventada a muitos séculos. [;)]

Voltar
Superior