Roteiro das Francesinhas

Bem, já que estamos no domínio do profano, fica a minha aventura da semana.

Quis o destino que, após uma série de voltas, tenha acabado no Cascata de Leça da Palmeira. Há muitos anos que não comia num Cascata, as memórias que tinha da Francesa não eram nada de extraordinárias mas sabia que tinham feito um "restyling" aos restaurantes, fecharam o antigo em Leça e abriram aquele e resolvi experimentar para ver como estavam. Má ideia.

A primeira coisa que me deixou desconfiado foi a ementa: em grande destaque estava a "Francesinha à cascata" que incluía nos ingredientes os "cogumelos à Cascata - c/ natas". Havia ainda Francesinha de Frango (cá está, para quem perguntou) e a "Francesinha à Nossa Moda" que incluía nos ingredientes um "enchido especial da Cascata - Borewors". Por fim, lá perdida no meio lá estava a "Francesinha", apenas e só.

Um gajo lá que ter cuidado a pedir, é um campo minado. Enquanto escrevia isto, para me relembrar de todas as atrocidades, fui à Zomato para rever o menu e para além destes ainda encontrei Francesinha c/ bifinhos, Francesinha XL (c/ bife, bife de frango e chourição) e... Francesinha de Atum!

Bem, depois de descodificar o menú, lá veio uma Francesinha "normal" - teve que ir fazer a revisão à cozinha, tinha pedido sem ovo e lá vinha ele chapado em cima. O interior não era das piores coisas que já comi mas era banalíssimo. A linguiça devia ser a mais barata do Jumbo, a salsicha era de frasco tipo Frankfurt (pecado capital), a salsicha fresca devia estar no concurso de surf que decorria na praia e o bife quase dava para ver o sol.

O molho tinha um mérito - não era belga. Tirando isso, parecia-me pré-feito. Insípido, sem picante e pouco sabor. Banal é a melhor palavra que encontro. Quanto às batatas, pré-fritas. Ao menos não vinham a nadar no molho.

Em suma, vale pelas vistas. Se estiverem com desejos, não mata ninguém mas muitos furos abaixo dos padrões habituais. Se quiserem ir ao Cascata, comam um gelado.

EDIT: outro detalhe que me ia esquecendo - o pão era alto e mole, sem ser tostado. Tornava-se demasiado empapado.

Last edited:
Aqui está ela

d7b338383dc2eba48e139cc218f1c285.jpg

Habituei-me à francesinha com ovo e quando não traz nada por cima parece-me sempre que falta ali qualquer coisa. Talvez por isso no F Café metam lá aqueles "brindes" a enfeitar.

O tipo do FC acha que o ovo desvirtua o sabor da dita. E até certo ponto tem razão. Se a gema não fôr bem passada e caso se rompa, mistura-se com o molho e resulta dali um sabor estranho.
Eu prefiro sem.

O tipo do FC acha que o ovo desvirtua o sabor da dita. E até certo ponto tem razão. Se a gema não fôr bem passada e caso se rompa, mistura-se com o molho e resulta dali um sabor estranho.
Eu prefiro sem.

Já aqui referi várias vezes que partilho deste ponto de vista. A lógica do molho, para mim, é para molhar as batatas. Ora, sucede que já temos um prato (ou manjedoura) cheia de molho para esse efeito. Além disso, como dizes - e bem - o ovo escorre e mistura-se com o ovo, originando uma mistela. Sempre que comi com ovo, tenho ideia de vir mais para o liquefeito.

Tem a palavra a Defesa.

Vou ao Porto esta semana e ficarei alguns dias.

Na vossa opinião quais são o top 3 de francesinhas no Porto? (Para eu as experimentar todas)

francesinha Cunha.jpg
Ontem foi dia de baptismo na Confeitaria Cunha [kiss]Levei as filhotas, apenas a mais velha experimentou a francesinha, a mais nova ficou-se pelas batatas fritas.

[FONT=&quot]Sem saber muito bem ([/FONT]ia com o carrinho da mais nova e umas entradas têm escadas, outras não têm) fui ter à sala do Pedro e acabei por ser atendido por ele. Pedi as francesinhas segundo o método do sempreabrir e experimentei a sangria. Gostei muito da francesinha no entanto achei os enchidos demasiado salgados, o bife era bom, o molho picante no ponto e as batatas frescas excelentes. Quanto à sangria… [:D] bebi um copo e fiquei com o grãozinho na asa [:D] Bem boa mas muito forte.

Entrou para o meu top 3 logo a seguir do francesinha café e da real taberna.

Alguém daqui já experimentou o manjar das francesas, em braga? A real taberna está fechada, e apetece-me variar um pouco.

Desde que descobri a real taberna nunca fui a outro local. Antes disso, quando não ia à taberna ou imperial desenrascava no minho center na Francesinhas do Minho, eram bem aceitáveis, salvo erro, um pouco picantes demais. Quanto ao manjar das francesas nunca ouvir falar. Bom almoço/jantar [;)]

Desde que descobri a real taberna nunca fui a outro local. Antes disso, quando não ia à taberna ou imperial desenrascava no minho center na Francesinhas do Minho, eram bem aceitáveis, salvo erro, um pouco picantes demais. Quanto ao manjar das francesas nunca ouvir falar. Bom almoço/jantar [;)]

Vai ser daqui a 3 minutos. [;)] Real taberna está fechado hoje, imperial, não me apetecia, e aquele molho atomatado... e no minho center, apesar de ser o meu "porto seguro", queria variar. Mas se calhar vai ser mesmo minho center.

Back