Roubo de chaves e documentos... e agora?

Jacare

New member
Este Fim de Semana roubaram por esticão a mala à minha mãe, além dos documentos pessoais, cartões, algum dinheiro e chave de casa levaram também as chaves de um Honda Jazz de 2009 e respectivos documentos. :([8b]

A mala entretanto apareceu, tinha os documentos pessoais, cartão do cidadão e chave de casa... o resto sumiu.

O que neste momento preocupa mais é terem levado as chaves do carro e respectivos documentos. Pelos documentos sabem onde o carro costuma ficar e por isso mesmo e por uma questão de precaução preferi trazer o carro para minha casa e coloca-lo numa garagem.

Entretanto já se foi à Honda e o preço apenas para mudar os canhões das duas portas é mais de 1000 €... e isso nem inclui o preço do canhão da ignição! :sh)

Enfim... já sabemos que vai haver despesas, mas queria ouvir opiniões e sugestões que possam ter a fim de tentar minimizar o prejuízo e a chatice... Será viável recorrer a fechaduras sem serem compradas na Honda? Se sim onde haverá isso na zona de Lisboa?

Agradeço mesmo sugestões que possam ter! :)

E se mudares apenas a codificação da chave para destrancar o carro? Podem abrir as portas mas não o conseguem levar com a chave.

Nunca se anda com os documentos do carro junto da carteira pessoal...

O mais rápido que podes fazer é montar um corte de corrente para que não roubem o carro.

Depois penso que não tens muitas opções a não ser tratar da alteração das chaves/fechaduras na Honda, até porque é necessário codificar-las.

E se mudares apenas a codificação da chave para destrancar o carro? Podem abrir as portas mas não o conseguem levar com a chave.

Nunca se anda com os documentos do carro junto da carteira pessoal...

Então aonde se de guardar os documentos do carro? (o vulgo DU)

Em relação ao tópico
1000€ upa upa...
Mais vale pedir uma segunda chave e recodificar tudo.

Um alarme com corta corrente não deve ser dificil de instalar e seguro anti-roubo. Claro que o melhor é mesmo trocar as fechaduras.

Já agora, troca a fechadura da porta de casa, e se for o caso, da porta do prédio também.

Então aonde se de guardar os documentos do carro? (o vulgo DU)

Em relação ao tópico
1000€ upa upa...
Mais vale pedir uma segunda chave e recodificar tudo.

Eu tenho todos os documentos do carro dentro de uma carteira específica só para isso e levo-os sempre para casa todas as noites/dias em que não é usado.

E durante o dia, quanda o utilizas, deixas os documentos no carro?

Se a tua questão é não, o que fazes à pastinha com os documentos?

Eu tenho todos os documentos do carro dentro de uma carteira específica só para isso e levo-os sempre para casa todas as noites/dias em que não é usado.

Mas então durante o dia andas com os documentos, logo se fores assaltado, ficas sem eles na mesma. :confused:

Este Fim de Semana roubaram por esticão a mala à minha mãe, além dos documentos pessoais, cartões, algum dinheiro e chave de casa levaram também as chaves de um Honda Jazz de 2009 e respectivos documentos. :([8b]

A mala entretanto apareceu, tinha os documentos pessoais, cartão do cidadão e chave de casa... o resto sumiu.

O que neste momento preocupa mais é terem levado as chaves do carro e respectivos documentos. Pelos documentos sabem onde o carro costuma ficar e por isso mesmo e por uma questão de precaução preferi trazer o carro para minha casa e coloca-lo numa garagem.

Entretanto já se foi à Honda e o preço apenas para mudar os canhões das duas portas é mais de 1000 €... e isso nem inclui o preço do canhão da ignição! :sh)

Enfim... já sabemos que vai haver despesas, mas queria ouvir opiniões e sugestões que possam ter a fim de tentar minimizar o prejuízo e a chatice... Será viável recorrer a fechaduras sem serem compradas na Honda? Se sim onde haverá isso na zona de Lisboa?

Agradeço mesmo sugestões que possam ter! :)

Eu a primeira coisa que fazia era mandar rebocar o carro para a casa de um amigo ou familiar e de preferencia escondia-o.
Explico, o ladrão com as chaves desse carro na mão se tiver dois dedos de esperteza pode facilmente ganhar uns cobres valentes, basta-lhe verificar a morada dos teus documentos e saberá tambem a matricula e tem o caminho feito para o roubo fácil.

Assim escondendo o carro tu podes prevenir isso, enquanto arranjas novas fechaduras e documentação o melhor é guardares o carro.

ps: só li a primeira parte do teu post até ás chaves, mas no fim já tens a ideia e o receio que meti no meu post, trata disso, precaução a mais nunca prejudicou ninguem.
Como dizes o ladrão ficou com tudo, com o que tem pode fazer praticamente tudo..

Isso dos canhões não dará para comprar uns em segunda mão num ferro velho, já com chaves novas e tudo incluido, procura um carro desses batido, sai sempre mais barato, deve levar mais dinheiro é a reprogramação da ignição caso seja necessario.

Last edited:
Um alarme com corta corrente não deve ser dificil de instalar e seguro anti-roubo. Claro que o melhor é mesmo trocar as fechaduras.

Já agora, troca a fechadura da porta de casa, e se for o caso, da porta do prédio também.
Também concordo.
Mas uma dúvida. Se a casa for arrendada não tem que falar com senhorio/administrador do condomínio?

Se roubaram cartões, o que faria era cancelar tudo. Falar com os bancos respectivos e explicar a situação. Nisto comunicar ao Banco de Portugal para ficarem com os dados por forma a caso alguém se faça passar pela senhora ficar "queimado"

Por acaso tenho o mau vicio de deixar os documentos dentro do carro ... até hoje tenho tido sorte mas só vou aprender quando me acontecer uma destas. Isto porque esquecia-me sempre deles em casa .

De noite pernoitam em garagem , mas durante o dia é onde calhar.

Tento sempre deixar escondido dependendo do carro ... mas um bom ladrão dá logo com eles.

a melhor opção, como disseram, será procurar uns canhões uma sucateira ou, como é um carro algo raro, numa casa de peças caso não se consiga encontrar. os documentos é pedir uma segunda via no IMTT se possível acompanhados do auto do roubo, caso a senhora do dito balcão pedir algum comprovativo.

A fechadura da casa da minha mãe já foi trocada. O Carro em princípio vai levar com um alarme. O seguro anti-roubo já tinha.

(...)
Isso dos canhões não dará para comprar uns em segunda mão num ferro velho, já com chaves novas e tudo incluido, procura um carro desses batido, sai sempre mais barato, deve levar mais dinheiro é a reprogramação da ignição caso seja necessario.

Vou pesquisar e ver se encontro algo que dê para substituir... entretanto vou também pesquisar na net... (ebay por exemplo)

Obrigado a todos pelas sugestões! [;)]

Back