Roubo de encomenda - serviço CTT

vieri

New member
Boa tarde,

Venho alertar todos os utilizadores para uma situação que me aconteceu recentemente e pode acontecer a todos vocês.

Há pouco tempo fiz uma encomenda on-line, paguei por cartão de crédito e passado algum tempo recebi um aviso na caixa do correio para levantar a mesma. Dois dias depois fui aos CTT levantá-la e foi-me dito que tinha havido um pedido telefónico, ao abrigo do serviço "siga", onde indicaram uma nova morada para a encomenda ser entregue (em Gondomar, onde nunca estive na vida e ainda fica longe do meu local de residência). Perguntei como é que tal poderia ser possível, tendo-me sido dito que quem fez o pedido indicou o meu nome e o nº de encomenda (composto por 4 letras e uns 10 dígitos).

Ora, tendo sido eu a única pessoa a ter contacto com estas informações, para além do vendedor (estrangeiro) e os trabalhadores dos serviços, parece-me que não havia muitas formas de ter acesso a estes dados. Disseram-me que iam averiguar o que se estava a passar, mas no dia seguinte a encomenda foi entregue nesse tal local, sendo que era impossível alguém ter mostrado o meu documento de identificação, que esteve sempre comigo. Naturalmente que apresentei já uma reclamação (presencialmente no livro amarelo e online no site dos ctt) e o próximo passo deve ser ir à polícia, até porque se estes sujeitos passam impunes este tipo de situações tenderá a perpetuar-se.

Esse tal serviço "siga" funciona bem mal e sem qualquer tipo de controlo ao que parece.

Para além do roubo em si, fizeram-se passar por mim/roubaram-me a identidade, o que também é ilegal. Nunca pensei que isto fosse possível, mas o que é certo é que para mim CTT a partir de agora só em último recurso.

por isso é que não faço pagamentos online com C.C. já para evitar burlas, e ficar sem o dinheiro, uso cartões virtuais que são muito mais seguros, depois essa de poder mudar a morada de destino nesse tal novo serviço siga dos ctt's tem muito que se lhe diga, se pode assim tão facilmente enganar toda gente, o serviço fica já mal visto por toda gente...

mas pelo que me parece andas-te a fazer compras nos classificados, não estou a ver isto acontecer noutro tipo de lojas sejam elas portuguesas ou estrageiras...

convem dares os detalhes todos e não só parte deles para outros se precaverem...

Não foi nos classificados. Foi num site de compras mundialmente conhecido e utilizei cartão de crédito virtual (Mbnet). Se por um lado posso tentar pedir o reembolso, por outro lado não é justo para quem vende porque ficou sem o bem e o dinheiro, quando na verdade até vê o envio como "entregue", ainda que numa nova morada [8b]

Relatando também uma situação parecida recentemente fiquei completamente chocado com o desprezo pela segurança que os CTT demonstram. Muito no estilo do que te aconteceu mas que não foi relacionado com o "siga"

Encomendei um livro (valor de largas centenas de euros!) a uma instituição internacional. Embora a sede da mesma seja em Inglaterra o livro foi enviado pela editora na Polónia por correio registado com aviso de recepção.

Ora a entrega em PT foi efectuada pelos CTT. Os gajos conseguiram entregar o livro na morada errada (!) a alguém que não tinha absolutamente nada a ver com a situação, sem qualquer tipo de identificação em meu nome

A minha total sorte foi que o marmanjo dos CTT entregou aquilo no prédio certo mas no andar e número de porta totalmente errado sendo que quem recebeu era uma pessoa de idade que nem percebeu bem para quem era aquilo e assinou. Mas podia perfeitamente ter sido qualquer pessoa com outras intenções e que tinha dito "sim, é para mim" e ficava com a encomenda fácil

Apresentei queixa nos CTT, passado 1 semana sem dizer nada os energúmenos ligam a dizer que (a) não conseguiam saber em que morada tinha sido entregue o livro, porque nos registos deles tinha sido entregue na morada certa, (b) infelizmente o trabalho deles estava feito e "temos pena" e (c) avisaram que não seriam responsáveis por pagar qualquer tipo de indemnização caso o livro tivesse sido efectivamente perdido. Sinceramente até desliguei a chamada na cara da pessoa sem saber se rir ou chorar com tamanha estupidez acumulada. E é assim que funcionam os CTT..

isso está muito mal contado, mas mesmo, é irreal a tua história, e se te estás a referir a amazon ainda pior...

ou deixas de andar a por as coisas por secretismos ou niguem vai nessa história...

tens de meter aqui o processo todo, lojas e material que encomendas-te... é que mudar derrepente para gondomar uma emcomenda do estrangeiro vinda de uma empresa de renome mundial, isto ou é tanga ou foste burlado pela loja a quem compraste...

Isso é estranho. Se já tinhas o aviso em casa eles não tinham nada que mandar a encomenda para outro sitio assim do nada - tanto que gastaram meios para isso.

Julgo que tens que te identificar para a levantar.

Provavelmente os CTT tem responsabilidade e a pessoa tb ( claro )que fez isso.

Exige a encomenda aos CTT - eles que vejam e faz queixa no MP.

Provavelmente foi o pessoal dos correios que fez isso, mas dá para saber.

isso está muito mal contado, mas mesmo, é irreal a tua história, e se te estás a referir a amazon ainda pior...

ou deixas de andar a por as coisas por secretismos ou niguem vai nessa história...

tens de meter aqui o processo todo, lojas e material que encomendas-te... é que mudar derrepente para gondomar uma emcomenda do estrangeiro vinda de uma empresa de renome mundial, isto ou é tanga ou foste burlado pela loja a quem compraste...

é mesmo

se tiver um aviso ja no correio a encomenda já nao sai da localidade. só sai de volta se nao a levantar...
pq raio é que iam levar a encomenda dai para outro sitio de graça?!?
so foi pago vir de A para B, nao andar a passear pelo pais por telefonemas.

sim, o meu interesse é enganar utilizadores a partir de uma história inventada. não foi na amazon, foi no aliexpress. amazon não envia por ctt graças a Deus.

quanto ao serviço "siga" vou deixar aqui a informação da net para os que dizem que não é possível mudar a encomenda assim de repente (é necessário utilizar o nome do destinatário e o nº de encomenda apenas, deviam pedir também o nº do b.i.). Basta pagar 2 euros e tal e voilá. Se um funcionário qualquer que tenha tido acesso à encomenda (onde constam os dados referidos) quiser essa encomenda acho que o consegue fazer. Até porque como me foi dito nos CTT "quem mora ali num dia, pode não morar no dia a seguir". Apenas sublinharam que teoricamente deveria ser sempre obrigatório o carteiro pedir o doc. de identificação, quando se trata de um serviço "siga", mesmo que a entrega seja feita numa morada.

"Certamente já lhe aconteceu não ter disponibilidade para levantar o seu correio avisado, quer seja por se encontrar ausente ou simplesmente por não se conseguir ajustar ao horário de funcionamento da sua Loja CTT. Pretende solicitar a sua entrega na morada onde atualmente se encontra ou na Loja CTT mais próxima do seu local de trabalho? Agora com o serviço SIGA já é possível receber o seu correio onde quiser.
Esteja onde estiver, os CTT levam o seu correio até si.
Nota: O serviço SIGA não se encontra disponível para os serviços da gama EMS, Corfax, Saco Multi-Postal, Citação Via Postal 2ª Tentativa, Notificação Via Postal Simples e Títulos à Cobrança e Registo de Carta de Condução, ou ainda, se o remetente tiver proibido o seu reencaminhamento por meio de anotação inscrita junto ao endereço inicial.
[h=3]Como requisitar[/h]
  • Online:
    Preenchendo o Modelo de Requisição;
    Na App CTT - Aplicação gratuita para dispositivos móveis.
  • Linha CTT: 707 26 26 26 (chamada local).
  • Loja CTT: Telefónica ou pessoalmente.

O SIGA possibilita o reencaminhamento do correio para:

• Nova Loja CTT;
  • Nova morada;
  • Igual morada (2ª tentativa)"

Da loja não deve ter sido, se te chegou o aviso, quase de certeza que andaram a cheirar a encomenda nos correios.

amazon envia via ctt sim senhora, eu faço encomendas via amazon uk,de, ebay, etc fora de portugal e muitas veem por trasnsportadora até ao destino, outras passam para os ctt quando chegam a portugal...

e continuas na mesma isso está no site dos CTT's isso qualquer um sabe ir lá ver, queremos é saber o resto, se não queres desenvolver o topico fica por aqui...

Nada estranho esse tipo de confusões, recebo varias encomendas e já me aconteceu de tudo, a mais caricato foi um aviso para levantar na estação mais próxima, chego lá não existia, como a Chefe de Estação me conhece chamou-me para o gabinete dela e colocou-se ao telefone a contatar Central de Distribuição, e depois uma a uma as Estações da Cidade, mais de 1hora de telefonemas, caricato tinha sido deixada nos correios da Vila seguinte, lá tive que fazer uns KMs para reaver a dita encomenda.

Não tem nada a ver com a loja nem com o user. Tem a ver com o facto da encomenda ter sido interceptada por alguém a meio... [;)]

Na zona onde moro aconteceu algo semelhante ao que o user Visitante contou. E o sr dos CTT teve de entrar com o dinheiro porque quem recebeu a encomenda ficou com ela... [:p]

Não tem nada a ver com a loja nem com o user. Tem a ver com o facto da encomenda ter sido interceptada por alguém a meio... [;)]

Na zona onde moro aconteceu algo semelhante ao que o user Visitante contou. E o sr dos CTT teve de entrar com o dinheiro porque quem recebeu a encomenda ficou com ela... [:p]

foi o sr do ctt q ficou com a encomenda?!?

srdocafey naturalmente...

cyberweblink faço dezenas de compras anualmente pelo amazon uk/es/de e nunca veio nenhuma por ctt. quase sempre por mrw, pontualmente outra transportadora. e já agora não sei que queres que te diga, que exponha aqui a minha morada, artigo, nº de c.c., a cópia da reclamação no livro amarelo? se és morador para dar o tópico por encerrado, força. não posso ser mais claro, encomendei por aliexpress, a encomenda quando chegou a pt passou para os ctt, que me deixaram um aviso na caixa do correio, 2 dias depois quando lá fui já lá não estava, porque alguém utilizou o serviço "siga" para que esta fosse entregue noutra morada. Sendo que eu desconhecia a morada e o serviço. Apenas consegui ver a localidade no tracking e coincidia com o local que me tinha sido dito pela responsável dos ctt locais. como já disse aqui o erro não foi só o roubo (premeditado, uma vez que houve o telefonema e a posterior aceitação da encomenda), como houve apropriação de identidade.

foi a tanga é tanta que ele já viu que não teem qualquer hipotese aqui, que a história não pega, pois não faz qualquer sentido, pede-se para ele detalhar em pormenores vai fazer um copy past da FAQ do site dos CTT...:sh)

Eu não sei. Mas se é assim é esquisito.
Pensasa que quando o papel tivesse na nossa porta, a encomenda ficava nos CTT locais até ser devolvida por falta de levantamento. Não sabia que podia andar às voltas por portugal - só telefonando e sem mostrar o BI a assinar.

A encomenda FOI assinada por alguém e na presença de alguem do CTT (testemunha) isso dá para saber por quem foi, que eles tem esse documento!

foi o sr do ctt q ficou com a encomenda?!?

Não!!!

O sr dos CTT entregou a encomenda a uma pessoa no prédio. Mas não verificou se era o destinatário da mesma (lê o post do Visitante, foi igual).

A pessoa que recebeu a encomenda não a devolveu, apesar de não ser para si.

O Sr. dos CTT teve de ressarcir o destinatário da encomenda.

A partir desse dia começaram a verificar com Cartão do Cidadão todas as encomendas entregues [:D]

Quer dizer. Agora tenho uma encomenda, e só lá vou segunda feira, daqui a pouco telefona um gajo para os CTT diz o meu nome e mandam a encomenda tipo para o algarve ? A 600 klm daqui? Depois telefona um gajo e mandam-na de volta para Bragança?
É assim que funciona?

Não!!!

O sr dos CTT entregou a encomenda a uma pessoa no prédio. Mas não verificou se era o destinatário da mesma (lê o post do Visitante, foi igual).

A pessoa que recebeu a encomenda não a devolveu, apesar de não ser para si.

O Sr. dos CTT teve de ressarcir o destinatário da encomenda.

A partir desse dia começaram a verificar com Cartão do Cidadão todas as encomendas entregues [:D]

Já aos anos, tipo desde que me lembro de ir levantar encomendas que me pedem sempre o CC e... fica a assinatura. Se for lá outra pessoa ela vai ter que assinar...

foi a tanga é tanta que ele já viu que não teem qualquer hipotese aqui, que a história não pega, pois não faz qualquer sentido, pede-se para ele detalhar em pormenores vai fazer um copy past da FAQ do site dos CTT...:sh)

Deixa de trolar

Back