Rover 25 - Luz do Motor

ren90

New member
Bom dia,

Comprei há uns meses um Rover 25 de 2003, 1.4, de 103cv.
Apesar de ser um modelo controverso, achei um óptimo negócio uma vez que não tinha assim tantos Kms e a junta da cabeça (que costuma ser um problem nestes carros) tinha já sido mudada.

No entanto, quando o carro me foi vendido tinha acabado de sair da oficina, em que foi corrigir um problema com o sensor da arvore de cames que o fazia acender a luz do motor (provavélmente P0340). Levou um sensor usado, mas dito como funcional.
Posto isto, e pensando eu que o problema estava resolvido, andei uns quilómetros com o carro e a luz voltou a acender, e desta vez o OBD dizia P0420 (Catalisador). Como o carro me parecia cheirar a gasolina mal queimada, e como estava a gastar um bocado (9/10 aos 100, se bem que nestes carros é meio normal gastar), decidi substituir a sonda lambda, que tipicamente está associada com estes códigos de erro. Na oficina disseram-me que a primeira sonda já estava meio lenta e deve ter sido disso. Sonda nova, limpei os códigos, tudo óptimo.

No entanto, após uma viagem mais longa a luz volta a acender acusando P0420 (Catalisador), P0340 (Sensor de arvore de cames) e P0170 (que tem a ver com a mistura penso eu). Além disso, penso que mesmo assim está a gastar muito (9/10 na cidade...eu até nem tenho o pé muito pesado).

Tenho a impressão de que há aqui alguma coisa que me está a escapar (espero que não seja catalisador...) e gostava de pedir a vossa opinião. Como quero instalar GPL no carro, não me convinha nada fazê-lo com problemas no sistema de alimentação e de escape.

Desde já obrigado, :D

Última edição:
Pois, estás quase exactamente na mesma situação que eu.
As primeiras coisas a verificar, segundo sei é catalisador e sondas lambda. Isto posto que não tens mais erro nenhum.

O erro que aparece no meu é sempre o mesmo (P0420), mas ora aprece ora desaparece sozinho ou se eu o apagar, anda semanas sem aparecer e depois lá se lembra [8b]

Como este carro teve de fazer uma troca de motor à cerca de um ano, penso que o erro é mais um sensor qualquer que dá erro quando lhe dá na doideira, que outra coisa. Até porque o erro só começou a aparecer depois dessa troca de motor (devido a uma troca de junta de cabeça/bloco do motor estalado). Para já vou trocar as velas, não vá andar alguma a fazer uma queima ineficiente e dar origem a combustível mal queimado...

Mas lá que é uma chatice é...um destes dias lembra-se de de ligar a luz durante uma das inspecções e ainda me trama..

@LEONFR, pois, o meu também já levou uma junta de cabeça. Deve ter sido disso.

@ClioII, e isso também pode causar o erro do Catalisador?

@LEONFR, pois, o meu também já levou uma junta de cabeça. Deve ter sido disso.

@ClioII, e isso também pode causar o erro do Catalisador?

Sim, provavelmente o erro aparece por valores "estúpidos" na sonda lambda que está junto ao catalisador. Essa sonda essencialmente detecta a quantidade de oxigénio presente nos gases de escape. Se a queima for mal feita por o motor estar fora de ponto, lá vem o erro dessa sonda. O facto de também dar erro na árvore de cames e do motor ter sido aberto para reparar a junta da cabeça (é preciso desmontar a distribuição e se não for bem remontada fica fora de ponto) reforça esta suspeita.

Outra coisa que pode dar consumos elevados e má queima é velas em mau estado. Não explica os outros sintomas, mas podes ter mais do que um problema no carro e não haver relação entre eles.

O carro custa a pegar?

Não se perdia nada em ver se o motor está a ponto, tirando a tampa da correia de distribuição e espreitando por baixo da cava és capaz de ver facilmente.

K16timingmarks.jpg

Bom dia,

Comprei há uns meses um Rover 25 de 2003, 1.4, de 103cv.
Apesar de ser um modelo controverso, achei um óptimo negócio uma vez que não tinha assim tantos Kms e a junta da cabeça (que costuma ser um problem nestes carros) tinha já sido mudada.

No entanto, quando o carro me foi vendido tinha acabado de sair da oficina, em que foi corrigir um problema com o sensor da arvore de cames que o fazia acender a luz do motor (provavélmente P0340). Levou um sensor usado, mas dito como funcional.
Posto isto, e pensando eu que o problema estava resolvido, andei uns quilómetros com o carro e a luz voltou a acender, e desta vez o OBD dizia P0420 (Catalisador). Como o carro me parecia cheirar a gasolina mal queimada, e como estava a gastar um bocado (9/10 aos 100, se bem que nestes carros é meio normal gastar), decidi substituir a sonda lambda, que tipicamente está associada com estes códigos de erro. Na oficina disseram-me que a primeira sonda já estava meio lenta e deve ter sido disso. Sonda nova, limpei os códigos, tudo óptimo.

No entanto, após uma viagem mais longa a luz volta a acender acusando P0420 (Catalisador), P0340 (Sensor de arvore de cames) e P0170 (que tem a ver com a mistura penso eu). Além disso, penso que mesmo assim está a gastar muito (9/10 na cidade...eu até nem tenho o pé muito pesado).

Tenho a impressão de que há aqui alguma coisa que me está a escapar (espero que não seja catalisador...) e gostava de pedir a vossa opinião. Como quero instalar GPL no carro, não me convinha nada fazê-lo com problemas no sistema de alimentação e de escape.

Desde já obrigado, :D

Com a informação que deste, eu começaria por ignorar os códigos P0420 e P0170. São muito genéricos e podem ter diversas causas. O código p0340, este sim é bastante especifico e convém explorar...

O facto de teres mexido na cabeça, pode indicar um problema de fora de ponto, sim. Um problema de ponto do motor normalmente não costuma originar um erro p0340, mas não é impossível. Depende dos sistemas e eu esse não conheço em pormenor... O mais normal é existir um erro de correlação, mas como já disse não é certo...

É necessário ter atenção nestas situações, e não deixar prolongar durante muito tempo este tipo de problemas. Se a mistura por alguma razão se encontra muito rica, ou a queimar de forma ineficiente, não são precisos muitos quilómetros para danificar um catalizador... Pode ou não estar relacionado com o P0420.

Ele velas tem novas! Mas se a questão do ponto é vista como provável vale sempre a pena verificar! Eu não sei se sou capaz de ver isso facilmente, porque nunca mexi enssas partes do carro, sabem se isso é facil/barato de fazer no mecânico?
Ele pega bastante bem, regra geral, por isso se tiver um desvio no ponto não creio que seja assim grande!
Outra coisa que também sou capaz de verificar é a cablagem do sensor da árvore de cames, podem não a ter substituido e ter algum dano.

Pois, a questão é mesmo essa! O mecânico diz para limpar os erros e andar com ele à vontade...eu estou com bastante receio porque (1) se o catalisador rompe, a minha caerteira rompe também e (2) queria ter isto direitinho para por o kit de GPL, que eu estou muito contente com o carro, excepto quando páro na bomba!

Por acaso já ando com essa luzinha acesa vai para uns 60 mil km... às vezes apagava-se, agora é que tem estado mais teimosa mas como também tenho a última panela rota e um furinho no tubo antes dessa panela... ando a ver se a mudo e se ela se apaga, senão já só me sobra o catalizador final (porque o 1º que está no colector de escape já foi mudado, tal como a sonda de regulação).

Quanto a códigos de erros não faço a mínima...

E consumos vai desde os 7-7,5 em estrada nacional aos 9-10 na mesma estrada nacional... AE é o mesmo, vai dos 7,5-8 aos perder de vista!

Por acaso já ando com essa luzinha acesa vai para uns 60 mil km... às vezes apagava-se, agora é que tem estado mais teimosa mas como também tenho a última panela rota e um furinho no tubo antes dessa panela... ando a ver se a mudo e se ela se apaga, senão já só me sobra o catalizador final (porque o 1º que está no colector de escape já foi mudado, tal como a sonda de regulação).

Quanto a códigos de erros não faço a mínima...

E consumos vai desde os 7-7,5 em estrada nacional aos 9-10 na mesma estrada nacional... AE é o mesmo, vai dos 7,5-8 aos perder de vista!

Cl, prognósticos?

12628560_1018405228230158_5587825369309255168_o.jpg

É lavar 3,5 vezes e mudar as juntas todas. Mete material bom mesmo que seja caro!

Compensa! Vai por mim... foi a cura para a questão das juntas! Afagar a cabeça só se estiver empenada para além dos valores do manual, caso contrário... uma lixazinha para limpar os restos da junta velha e tá a andar!

O resto tu sabes, bomba de água, correias novas e OAT a 50%. E não vês esse carro durante 10 anos (o que não sei se será bom negócio...) [:D]

É lavar 3,5 vezes e mudar as juntas todas. Mete material bom mesmo que seja caro!

Compensa! Vai por mim... foi a cura para a questão das juntas! Afagar a cabeça só se estiver empenada para além dos valores do manual, caso contrário... uma lixazinha para limpar os restos da junta velha e tá a andar!

O resto tu sabes, bomba de água, correias novas e OAT a 50%. E não vês esse carro durante 10 anos (o que não sei se será bom negócio...) [:D]

Agora tenho para ali entre 10 a 15L de café com leite... [:D] Para afagar tenho de ver se dá muito. Sei que só parou porque não pega. Andou dois dias no vermelho.. :(

PS: o teu parênteses matou tudo ahaha

Afagar só em último caso porque vai destruir o tratamento superficial de endurecimento, portanto só mesmo se empenou para além do que está tabelado. Parafusos é medir e só precisa de novos se já distenderam mais do que está tabelado (realmente é só seguir o livro "by tha book" e "buy the book!")

Óleo da "treta" 10W40 nos primeiros 10 mil km para lavar o que não se consegue, depois 12-13 mil km e depois o ram-ram normal dos 15 mil km e sempre filtro de óleo novo.

2 dias no vermelho não é nada! Há senhoras que andam quase uma semana assim e não páram! [:D]

Afagar só em último caso porque vai destruir o tratamento superficial de endurecimento, portanto só mesmo se empenou para além do que está tabelado. Parafusos é medir e só precisa de novos se já distenderam mais do que está tabelado (realmente é só seguir o livro "by tha book" e "buy the book!")

Óleo da "treta" 10W40 nos primeiros 10 mil km para lavar o que não se consegue, depois 12-13 mil km e depois o ram-ram normal dos 15 mil km e sempre filtro de óleo novo.

2 dias no vermelho não é nada! Há senhoras que andam quase uma semana assim e não páram! [:D]

Tenho de abrir para ver como estão as coisas.

Empeno "tolerado": 0.05mm
Empeno do que recebo costuma ser de 0.2mm a 0.57mm :sh)

5 centésimas é bom... 5 décimas já era! Especialmente com as "novas" juntas que são menos tolerantes.

Mas estamos já a falar de grandes empenos... 2 dias no vermelho é pedir problemas!

(Aqui que não nos ouvem! Há uns 2 anos e picos furou-se-me o radiador e andei assim uns 2 dias até ter tempo de o mudar e despachar uns gajos que andavam comigo... mas já com a junta das novas! parafusos velhos, etc. velho, mas nunca chegou ao vermelho por muito tempo porque ia parando em cada 3 bombas de gasolina para atestar de água!)

(E também não vou contar do meu puto que imagina que os motores levam água mas não tem tempo para essas coisas... andou uns meses... eu diria uns 8-9 meses a perder água... eu já admitia como certo que era a junta... afinal era também o radiador com fuga... uns 9 meses... a junta dele ainda é a intermédia, não é a minha)

Voltar
Superior